Home/Notícias/Debate na BN: Ditaduras Brasileiras

Debate na BN: Ditaduras Brasileiras

abril 8th, 2014|Notícias|0 Comments


Revista de História promove debate sobre as ditaduras brasileiras

O caso sério do Brasil com o autoritarismo é o tema do Biblioteca Fazendo História de abril, que abordará os períodos ditatoriais do país e suas consequências para a formação nacional. O delegado e cientista político Orlando Zaccone, responsável no caso do desaparecimento de Amarildo, e o jornalista Cid Benjamin, militante à época da ditadura civil-militar, são os convidados do debate. Promovido pela Revista de História da Biblioteca Nacional, o evento acontece na terça, 15 de abril, às 16h, no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional.

Debate-Ditaduras-Brasileiras

O objetivo do encontro é avaliar a trajetória do autoritarismo no Brasil, passando pelo governo de Floriano Peixoto, o Estado Novo de Getúlio Vargas e o golpe civil-militar de 1964, que completa 50 anos esse mês. As heranças deixadas por esses períodos e percebidas até os dias atuais também serão debatidas.

Um dos assuntos abordados será a longa história, acentuada pelas ditaduras, da criação de opositores internos, que seriam facilmente elimináveis pelo “bem” da sociedade. “Sempre houve a construção de inimigos ‘matáveis’. Sejam eles os balaios, os seguidores de Antônio Conselheiro, os subversivos no período da ditadura, os traficantes, ou os black blocs”, diz Zaccone.

Quem não puder ir até o auditório da Biblioteca Nacional terá a possibilidade de acompanhar o debate ao vivo pelo Twitter da revista, http://twitter.com.br/rhbn, e a transmissão simultânea pelo Instituto Embratel, www.institutoembratel.org.br. Após o evento serão distribuídos aos alunos certificados de participação que valem como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura anual da revista.

Publicada pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional – SABIN -, a Revista de História da Biblioteca Nacional é vendida nas bancas de todo o país e tem 110 mil exemplares distribuídos mensalmente para todas as escolas públicas do Brasil. Há oito anos a Revista conta com o patrocínio da Petrobras, a maior empresa brasileira e maior patrocinadora da cultura nacional.

Detalhes do Evento

Serviço: Biblioteca Fazendo História
Tema do debate: Ditaduras no Brasil
Data: 15 de abril, terça-feira, às 16h
Local: Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, Rua México, s/nº
Entrada Franca

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.