Home/Notícias/Debate no IHGB: Brasil Atrás das Grades

Debate no IHGB: Brasil Atrás das Grades

Maio 19th, 2014|Notícias|0 Comments


Revista de História debate o Brasil atrás das grades

Em tempos de justiça com as próprias mãos, quando se discute a segurança pública e a eficiência do sistema penal brasileiro, a Revista de História da Biblioteca Nacional promove o debate “Encarcerados: uma história do Brasil atrás das grades”, na próxima terça, dia 20, às 16h, na sala Pedro Calmon, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

Noticias-Debate-Encarcerados

Participam do evento a professora da UERJ Marilene Rosa Nogueira da Silva, autora de “Negro na rua: a nova face da escravidão” e a pesquisadora do Museu da República Elizabeth da Cunha Sussekind, ex-secretária Nacional de Justiça.

O enfoque é analisar o sistema penitenciário desde a lei do “ventre livre”, quando muitos filhos de escravos eram presos devido aos crimes das mães, até a dinâmica de organização dos presos comuns, mesmo antes dos anos 1970, quando entraram em contato com os presos políticos.

Quem não puder ir até o auditório da Biblioteca Nacional terá a possibilidade de acompanhar o debate ao vivo pelo Twitter da revista, http://twitter.com.br/rhbn, e a transmissão simultânea pelo Instituto Embratel, www.institutoembratel.org.br. Após o evento serão distribuídos aos alunos certificados de participação que valem como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura anual da revista.

Publicada pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional – SABIN -, a Revista de História da Biblioteca Nacional é vendida nas bancas de todo o país e tem 110 mil exemplares distribuídos mensalmente para todas as escolas públicas do Brasil. Há oito anos a Revista conta com o patrocínio da Petrobras, a maior empresa brasileira e maior patrocinadora da cultura nacional.

Detalhes do Evento

Serviço: Biblioteca Fazendo História
Tema do debate: Encarcerados: uma história do Brasil atrás das grades
Data: 20 de maio, terça-feira, às 16h
Local: Sala Pedro Calmon do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB)
Endereço: Av. Augusto Severo, nº 8, 12º andar – Glória
Entrada Franca

Leave A Comment