Mouse ligado às letras www

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas na educação é um campo de estudo e debate que só tende a crescer. Recentemente, foi publicada uma entrevista minha sobre este tema no Instituto Claro, cuja abordagem foi como a conexão entre professores através da web e redes sociais podem ajudar a melhorar a prática docente e contribuir no aprendizado de nossos jovens.

Articulação em rede por meio das TICs pode favorecer o trabalho de professores

As ferramentas da web, inclusive as redes sociais, já provaram que podem ser grandes aliadas do professor em sala de aula. No entanto, quais são suas possibilidades de uso para articulação e conexão entre professores, pesquisadores e profissionais da área?

Da mesma forma que o docente pode levar as novas dinâmicas comunicacionais do mundo virtual para os alunos, ele pode utilizá-las para aprimorar sua prática, seja por meio de parcerias ou troca de experiências.

Para o professor catarinense Michel Goulart, que mantém o blog História Digital, o uso das redes sociais pode ser uma prática de aprendizagem para o próprio docente. Goulart diz que a troca de informações e experiências é constante nesses espaços virtuais, embora ainda poucos professores a utilizem de forma regular.

Leia a entrevista completa…

Além da entrevista, também foi criado um infográfico muito legal com os perfis de alguns professores feras que utilizam o twitter para melhorar sua prática docente. Dê um follow neles!