Circuito Universitário de Cinema exibe filmes e promove debates sobre a ditadura civil-militar no Brasil

Será realizado nos meses de agosto e setembro a primeira edição do Circuito Universitário de Cinema, uma mostra de filmes sobre o período da Ditadura Civil-Militar no Brasil e suas consequências, assim como na América Latina. Durante estes dois meses, universidades, escolas e instituições de ensino de todo o Brasil serão palco de exibições de filmes, sempre seguidas de debates sobre o tema, com a participação de acadêmicos, pesquisadores, pessoas de movimentos sociais e culturais, além dos diretores ou produtores dos filmes.

Circuito-Universitario-Cinema

Os títulos escolhidos para a mostra são os documentários: 70 – Setenta, de Emília Silveira, Duas Histórias, de Ângela Zoe, e 500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina, de Alexandre Valenti. Serão realizadas seis sessões em cada uma das 27 Unidades da Federação. Para a produção da mostra haverá um Agente Mobilizador por estado para articular as exibições nas universidades, divulgar o evento, ajudar na pesquisa de debatedores, além de escrever relatório final sobre o Circuito no seu estado.

“Para repensar e revisitar este momento histórico, o Circuito Universitário de Cinema aposta na utilização de material audiovisual como um excelente instrumento de resgate desta memória. A partir dos debates, estimulamos a troca de conhecimento entre debatedores e estudantes, fomentando assim a discussão”, afirma a diretora da MPC, Luciana Boal.

O Circuito Universitário de Cinema é um projeto realizado pela Meios de produção e Comunicação (MPC) em parceria com a BR Petrobras, e com apoio da Mostra Cinema pela Verdade e do Ministério da Justiça.

Sobre os filmes

70-Setenta

Duração: 96 min
Gênero: Documentário
Direção: Emilia Silveira
Sinopse: O Brasil vive o ápice da repressão promovida pelo regime militar. Prisões, torturas, desparecimentos e mortes são cada vez mais constantes. Com todas as vidas democráticas fechadas grupos de esquerda armada organizam sequestros de embaixadores para pressionarem o governo a negociar e a libertar companheiros presos. O documentário reencontra 18 personagens, que faziam parte de uma lista de setenta presos políticos libertos em troca do embaixador suíço Giovanni Enrico Burcher. Passados 40 anos do ocorrido o filme narra a emocionante visitação as memórias do período por parte destes sobreviventes, alternando histórias dramáticas, curiosidades e até mesmo momentos bem humorados de quem enfrentou a repressão e a violência.

Duas histórias

Duração: 52 minutos
Gênero: Documentário
Direção: Angela Zoe
Sinopse: Duas Histórias foi produzido com o apoio do projeto Marcas da Memória, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, tendo como linha condutora a trajetória de dois militantes socialistas na luta contra a ditadura militar brasileira. O filme narra duas experiências diferentes, pois diferentes eram as concepções políticas que orientavam a resistência à ditadura. Mas são iguais na coragem, na dor, na sobrevivência e superação.

500-O bebês roubados pela Ditadura Argentina

Duração: 100 minutos
Gênero: Documentário
Direção: Alexandre Valenti
Sinopse: Entre 1976 e 1983, a Argentina viveu sombrios anos de ditadura militar. Neste período, famílias inteiras foram despedaçadas pela repressão clandestina empreendida por um estado terrorista que ceifou a vida de cerca de 30 mil argentinos. Dentre as práticas mais aterradoras deste regime estava o sequestro sistemático de bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos, que eram apropriados por seus algozes com espólio de guerra. A partir da iniciativa das Avós da Praça de Maio criou-se o “Banco dos 500”, com amostras de seu próprio sangue, o que possibilitou a descoberta de 110 das 500 crianças sequestradas. Reunidos às suas famílias reais e às suas verdadeiras identidades, os jovens nascidos nas maternidades dos campos da morte, juntamente com as Avós da Praça de Maio confrontam, em 2011, perante o Tribunal de Buenos Aires, os dignitários da mais sangrenta ditadura Argentina, acusados de genocídio e crimes contra a Humanidade: um caso histórico, único e universal. O documentário “500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina” narra esta incansável luta das avós e seus netos que continua, diariamente, até que o último dos “500” seja encontrado.