Saiu a entrevista que concedi ontem ao grande jornalista Vagner de Alencar, do Portal Porvir. Este portal, nas palavras dos próprios idealizadores, é “uma iniciativa de comunicação e mobilização social que promove a produção, difusão e troca de conteúdos sobre inovações educacionais, com o propósito de inspirar políticas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil”.

Eles vêm fazendo um trabalho muito bom, por sinal. O portal reúne muito material legal para quem tem interesse em exemplos de inovação educacional. Vale a visita!

Logo do Portal Porvir

Vou publicar um trecho da entrevista. Se desejarem, sigam o link para a matéria completa que, aliás, também aborda uma iniciativa internacional de ensino de história online. Bem legal!

Blogs ajudam estudantes a aprender história

(…) Criado pelo arqueólogo e historiador Michel Goulart, o blog História Digital, que no próximo mês completa três anos no ar, coleciona prêmios. Seus perfis no Twitter e Facebook foram indicados, este ano, pelo Guia do Estudante como um dos melhores espaços para estudar nas redes sociais. Em 2010, o site ganhou o prêmio de melhor blog de história pelo IPHR (Instituto de Pesquisa Histórica Regional).

A plataforma surgiu com a ideia de debater o uso das mídias na educação e trazer experiências mais criativas para a sala de aula. De forma gratuita, o blog reúne conteúdos como resumos de matérias, videoaulas, jogos, visitas virtuais em 3D a museus e outros ambientes, além de exercícios específicos para pré-vestibulandos e concurseiros.

Professor de história desde 2001, Goulart revela a preocupação em criar metodologias que tornem o ensino mais interessante. “A área de história possibilita o uso de diferentes ferramentas. O blog nasceu como forma de agregar esses múltiplos recursos e, ao mesmo tempo, possibilitar uma interação mais direta com os alunos”, afirma.

Em 2009, quando foi criado, o blog educativo atingia apenas os 300 alunos de Goulart, hoje, são mais de 3 mil “estudantes virtuais” diários. “Considero cada um desses usuários como um aluno meu”, afirma o professor. Segundo ele, por mês, são, em média, 200 mil pageviews (páginas vistas). “De acordo com estatísticas, hoje, 82% dos alunos buscam alguma forma de aprendizado pela internet”, diz. (…)

Confira a matéria completa.