Instituto Claro lança Histórias do Brasil

Home » Notícias » Instituto Claro lança Histórias do Brasil

Estátuas em frente a memorial em Brasília

Você que é professor de História, sabe da importância de bons vídeos no processo de ensino-aprendizagem de nossa disciplina. Porém, nem sempre encontramos material que estimule a curiosidade e desperte no aluno o gosto de aprender. Pensando nisso, o Instituto Claro, em parceria com a Conspiração Filmes e historiadores da Revista de História, está disponibilizando a coleção em DVD Histórias do Brasil, trazendo uma série de vídeos que conta a nossa história de forma diferente.

Diferencial

O diferencial da série está na abordagem! O DVD Histórias do Brasil, com dez capítulos, intercala filme e documentário, criando um cenário que permite uma verdadeira viagem no tempo. No formato filme, recria cenários históricos com excelentes atores e locações que são um show à parte. No formato documentário, conta com a participação de grandes nomes da historiografia nacional, como Mary Del Priore e Ronaldo Vainfas.

Episódios

1- Antes do Brasil: Acreditando tratar-se de um francês, um grupo de índios captura o alemão Franz Hassen. E, como os franceses são considerados inimigos da tribo, o alemão poderá ser devorado pelos índios. A única saída para Franz é convencer Pero Dias, um português ganancioso que vive entre os índios, a desfazer a confusão.

2- Escravos no Engenho: O engenho de Fernão Barreto é movido por braços de negros da terra, como são chamados os índios. Mas as fugas constantes, as doenças e as revoltas das tribos das redondezas fazem Barreto repensar a mão de obra de sua propriedade.

3- Guerra pelo Açúcar: Portugueses e brasileiros lutam para livrar Pernambuco das mãos holandesas. Endividado e ameaçado de perder seu engenho, João Azevedo não vê alternativa a não ser fazer negócio com os inimigos. Mesmo correndo o risco de perder sua vida.

4- Ouro e Cobiça: O artesão Manuel Correia confecciona imagens de santos. Com um detalhe: as imagens são ocas para esconder o ouro em pó contrabandeado por seu patrão Antônio Vidal. Apaixonado pela escrava Inácia, Manuel está prestes a cometer uma loucura por amor.

5- Leituras Perigosas: Membro de uma Sociedade Literária, o cirurgião Manuel Toledo está disposto a burlar o controle da metrópole sobre a circulação de livros. Ele compra de um contrabandista uma edição das fábulas de La Fontaine, que pretende fazer chegar ao maior número possível de leitores. Mas as autoridades estão na pista do contrabandista e podem descobrir os planos de Toledo.

6- Vida e Morte no Paraguai: Toda história tem mais de uma versão. Três soldados conhecem três divertidas versões para o ferimento do amigo Alfredo, internado no hospital do acampamento. Mas os soldados vão descobrir que na guerra nada é divertido.

7- O Sangrador e o Doutor: O ex-escravo Benedito é o maior sangrador e curandeiro da Cidade Nova. Aplica sanguessugas, arranca dentes e corta cabelo como ninguém. Graças a seu talento, consegue curar o rico advogado João Alencar. Mas nem seu talento o livrará de ter que explicar suas práticas religiosas suspeitas.

8- Propaganda e Repressão: O jovem jornalista Alves tem a oportunidade de conhecer o Estado Novo por dentro ao participar de uma reunião do Departamento de Imprensa e Propaganda. Inteligente, Alves causa boa impressão na reunião. Mas os ideais defendidos pelo DIP parecem não agradar o jovem.

9- O Sonho de Juscelino: Brasília está quase pronta. Sebastião, mordomo do presidente Kubitscheck desde os tempos do Rio, passa o cargo para o jovem Nascimento. Apesar de compartilharem a admiração pelo presidente, os dois mordomos têm visões muito distintas sobre a nova capital.

10- Entradas e Bandeiras: O mameluco Jerônimo domina os segredos da mata. Como guia de uma expedição bandeirante, é ele quem aponta o caminho, decifra os rastros dos animais, encontra comida e água. Jerônimo terá que usar todo o seu conhecimento para salvar a vida do jovem Pedro, seu patrão e meio-irmão.

By | 2014-01-26T09:35:40+00:00 9 de junho de 2011|Categories: Notícias|Tags: , , |11 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

11 Comments

  1. Luisa 9 de junho de 2011 at 14:28

    Muito legal essa ideia que o Instituto Claro teve.
    Luisa Serafim

  2. Bruno Garbelotto 11 de junho de 2011 at 20:18

    Nossa, quanta coisa, vai ser bom para muitos professores =D

  3. Prof_Michel 12 de junho de 2011 at 11:02

    Certamente vai ser útil para muitos professores e, também, alunos.

  4. Claudio Moreira Pereira Júnior 12 de junho de 2011 at 14:19

    Vai ser muito util professor, quando será o lançamento?

    abraços, http://www.gamblegamer.blogspot.com

  5. Ramonzinho 20 de junho de 2011 at 14:01

    Muito Bom Proff! VAi ajudar muitas pessoas,alunos,professores.VLW

  6. anna luiza 21 de junho de 2011 at 12:27

    Muito legal e bem útil essa ideia!!!

    Abraços anna luiza

  7. anna luiza 21 de junho de 2011 at 12:41

    Muito interessante esse tópico professor, bem resumido e explicado!!!
    ótima ideia do Instituto Claro.

    Abraços anna luiza

  8. Luisa 22 de junho de 2011 at 16:05

    Eu achei muito criativa e boa essa idea!
    Luisa Serafim

  9. Glauco 25 de junho de 2011 at 13:32

    Legal, mas cadê o período do Império (além do volume sobre a Guerra do Paraguai)? Onde está a chegada da família real, Independência, Regência, Império do d. Pedro II?

  10. Prof_Michel 25 de junho de 2011 at 20:04

    Oi, Glauco. A questão é que a série não trabalha com tópicos lineares, e sim faz recortes temáticos da História do Brasil. Seriam necessários centenas de vídeos para abordar toda a nossa história. Se você deseja um acervo mais didático e linear, consulte este link:
    Vídeos de História

  11. anna luiza 30 de junho de 2011 at 13:22

    Muito interessante o fato de fazerem um concurso cultural com fatos que são importantes para a aprendizagem dos alunos.

    Abraços anna luiza

Leave A Comment