Home/Notícias/Jogos operatórios de Celso Antunes

Jogos operatórios de Celso Antunes

Fevereiro 2nd, 2012|Notícias|2 Comments


Acho que todos já ouviram falar dele. Celso Antunes é especialista em inteligência e cognição, membro consultor da Associação Internacional pelo Direito da Criança Brincar, reconhecido pela UNESCO, e autor de cento e oitenta livros. Sempre fui fã deste cara. Desde que me reconheço como professor, me via aplicando algumas de suas técnicas em sala de aula. Dentre as técnicas que aplico até hoje – e que vou postar aqui -, os jogos operatórios merecem um destaque especial.

Foto de Celso Antunes em palestra

Jogos operatórios são atividades que envolvem um certo grau de competitividade, ao mesmo tempo que estimulam, no aluno, habilidades como relacionar, analisar, descrever, sintetizar, entre outras. Os jogos operatórios podem ser utilizados como alternativa à aula expositiva, para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem de qualquer disciplina. Em um momento em que se fala em adotar estratégias diferenciadas em sala de aula, pode ser uma boa pedida.

Os jogos operatórios de Celso Antunes são abordados no artigo Tipos de Aulas Não-Expositivas. Você pode fazer o download, se desejar. Os jogos que mais aplico em sala de aula são o jogo de palavras, o jogo do telefone, o autódromo, o arquipélago, hiper-arquipélago, torneio e cochicho.

2 Comments

  1. Fabio 23 de Maio de 2013 at 16:03 - Reply

    muito bom,mande alguma coisa para mim
    muito obrigado

  2. Thiago Miranda 22 de novembro de 2017 at 9:27 - Reply

    O artigo não está abrindo.

Leave A Comment