Home/Notícias/Novo Enem e Novas Práticas na Sala de Aula

Novo Enem e Novas Práticas na Sala de Aula

agosto 23rd, 2012|Notícias|0 Comments


Esta segunda-feira (20/08), tive o prazer de assistir, no Colégio Marista, à palestra do Valther Maestro, professor, palestrante e empresário paulistano. Durante a palestra, ele abordou o Novo Enem e Novas Práticas na Sala de Aula, considerando que a mudança na prática pode levar a escola a um melhor desempenho no Enem.

Se você vai prestar o Enem, fique ligado nos artigos abaixo.

Palestra com Valther Maestro

Valther Maestro começou com um relato de sua experiência como educador há 26 anos. Em seguida, destacou as mudanças no Novo Enem e a necessidade de novas formas de aprender. Aproveitou para questionar: “se o mundo está mudando, por que a escola não muda?” Este foi um questionamento ousado, considerando que a plateia era composta por, aproximadamente, 300 alunos do Ensino Médio.

O palestrante fez questão de ressaltar que entrar nas melhores universidades faz toda a diferença para quem disputa um espaço no mercado de trabalho. Segundo ele, “a porta do mundo se abre para aqueles que cursam as melhores universidades”. Uma frase poética, mas que não se adequa às exigências do MEC para a redação do Enem. Maestro lembrou que textos poéticos não são aceitos nas redações, pois não há como avaliar criticamente sua escrita.

O professor destacou que o Brasil está atravessando um bom momento. Devido aos bons índices e estabilidade econômica, o país está em evidência no cenário geopolítico internacional. Isto significa boas oportunidades para aqueles que almejam bons empregos e bons salários. De acordo com ele, criatividade, solidariedade, ética e o amor ao trabalho são características fundamentais para os profissionais do futuro. O protagonismo e a autonomia estão no bojo das habilidades necessárias no decorrer do século XXI.

Novo Enem

Se uma educação de qualidade e o desenvolvimento de habilidades são fundamentais, ainda há muito a ser alcançado. As escolas de Santa Catarina, por exemplo, precisam avançar muito em relação ao Enem. Maestro destacou que o Enem promove a abertura de 300 mil vagas em janeiro, 30 mil em junho e 75 mil vagas no exterior, através do programa Cientista sem Fronteiras.

Ao abordar a questão das cotas, o palestrante foi enfático: “o bom aluno não se preocupa com cotas, pois sabe que vai passar”. Não foi além disso, não aprofundou na polêmica que cerca o assunto. Em seguida, falou das mudanças pelas quais passou o Enem. De 1998 a 2008, as provas tinham 63 questões e 21 habilidades, sendo que a redação exigia 5 habilidades. De 2009 em diante, as provas passaram a ter 180 questões, com 120 habilidades e a redação exigindo texto dissertativo e propositivo.

Considerando a complexidade envolvendo as recentes mudanças do Enem, Valther Maestro destacou a importância dos alunos desenvolverem habilidades fundamentais, como identificar, entender, analisar, avaliar, propor e argumentar.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.