Home/Notícias/Entrevista no Olhar Digital

Entrevista no Olhar Digital

março 7th, 2011|Notícias|18 Comments


Saiu minha entrevista no Olhar Digital! Fui convidado a fazê-la quando estive na Campus Party, ocasião em que fui blogueiro insider na parte educacional do evento. O tema da entrevista é jogos educativos em sala de aula. Agradecimentos especiais ao amigo Gabriel Subtil pela indicação.

Logomarca do Olhar Digital

Jogos educativos: entretenimento e tecnologia ajudam em sala de aula

[youtube id=”3sgOPHaqDZs” width=”600″ height=”350″]

A chamada da matéria segue abaixo. A parte que faz referência ao meu trabalho está marcada em negrito.

Livros a apostilas, é claro, ainda são indispensáveis, mas parecem não ser mais suficientes para prender a atenção dos alunos na sala de aula. Os games educativos querem fazer exatamente isso: suprir a necessidade que os jovens alunos têm de informação rápida e dinâmica também na hora de aprender. Mas, existem duas grandes barreiras para a tendência no Brasil: primeiro, a falta de empresas que atuem nesse setor por aqui. Depois, a maioria das escolas ainda enfrenta grandes dificuldades na hora de levar recursos tecnológicos para a sala de aula.

O professor Michel é exceção: ele revolucionou suas aulas de história usando novas mídias como ferramentas pedagógicas; inclusive jogos. Como não poderia deixar de ser, os alunos adoraram. E os resultados apareceram rapidamente. A iniciativa mostrou que os jogos educativos não só ensinam, mas também ajudam os alunos na hora de estudar.

A questão é que o uso dessas novas mídias na área pedagógica ainda é novidade. E é muito recente para saber o impacto que elas terão na formação dessas crianças. Mas, esse é um caminho sem volta. A tecnologia invadiu nossas vidas. Então, o melhor é tirar o máximo proveito.

E não são só as escolas que apostam nos jogos educativos; no olhardigital.com.br você encontra uma matéria que mostra que empresas também apostam em games alternativos para realizar o treinamento de pessoal e também para ações de publicidade. Confira essas outras experiências super bacanas!

Opinião

Confesso que achei o termo revolução exagerado. O impacto do uso de games e outras mídias no aprendizado da rapaziada ainda está sendo mensurado. Precisamos ainda de muita pesquisa para avaliar se estamos ou não diante de uma revolução educacional. Esperamos que sim! 😉

E vale salientar que de nada adianta a inserção de novas mídias no cotidiano escolar se for para reproduzir velhas práticas educacionais. A educação do século XXI exige, definitivamente, novas práticas pedagógicas. E isto é ainda mais importante que as novas mídias.

18 Comments

  1. Jana B. 7 de março de 2011 at 11:04 - Reply

    Parabéns pelo trabalho com os alunos e pela entrevista.

  2. Prof_Michel 7 de março de 2011 at 11:11 - Reply

    Obrigado, Jana! 🙂

  3. Prof. AlvaroX 7 de março de 2011 at 13:07 - Reply

    Acompanhei sua entrevista. Parabéns professor. Embora menos refinado, também utilizo um blog para auxiliar na aprendizagem dos alunos. Acesse:
    http://www.refletirhistoria.blogspot.com
    Abraço.
    Prof. Alvaro.

  4. Prof_Michel 7 de março de 2011 at 13:16 - Reply

    Obrigado, Álvaro, se desejar fazer parceria, visite o link:
    https://historiadigital.org/2009/07/blogs-parceiros-do-profmichel.html

  5. Fernanda Tardin 7 de março de 2011 at 14:48 - Reply

    Olá, Michel!
    Parabéns pela entrevista. Sucesso!
    Concordo plenamente com você quando diz que de nada adianta a inserção de novas mídias no cotidiano escolar se for para reproduzir velhas práticas educacionais. A postura inovadora do professor frente as TICs é que fará a diferença.
    Abraços

  6. Prof_Michel 7 de março de 2011 at 15:10 - Reply

    Obrigado, Fernanda. Acredito que qualquer professor que tenha responsabilidade sobre sua prática pedagógica vai concordar com isso.

  7. Andréa Motta 8 de março de 2011 at 19:18 - Reply

    Michel, parabéns pela entrevista. Infelizmente, eu não consegui ver tudo, pois o player travou assim que as alunas começaram a falar.

  8. Prof_Michel 8 de março de 2011 at 20:08 - Reply

    Oi, Andréa, a entrevista me pegou de surpresa, hehe

  9. Prof. Adinalzir 8 de março de 2011 at 21:15 - Reply

    Meus parabéns, Professor Michel!
    Você é um dos que fazem a diferença nesse mundo digital. Só lamento que muitos dos nossos colegas professores sejam ainda muito conservadores. Essa tem sido a minha luta por aqui.
    Abraços! 🙂

    • Subtil 19 de janeiro de 2012 at 11:29 - Reply

      E foi eu que consegui!

  10. Prof_Michel 8 de março de 2011 at 21:17 - Reply

    Relaxa, professor, que esta tem sido minha (grandeee) luta aqui também. Não é fácil inovar, pois causa medo e estranheza. O jeito é acreditar e perseverar!

  11. Aline 9 de março de 2011 at 18:06 - Reply

    Eu vi! Eu sou aquela que te perguntou dos jogos outro dia no twitter. Eu dei um pulo no sofá e disse "eu conheço esse cara!", a minha filha olhou, desconfiada, eu abri a mochila dela e mostrei no fichário um dos seus posts. É bom, muito bom, dar gritinhos e apontar "o famoso" pra minha garota quando se trata de um professor! Parabéns!

  12. Prof_Michel 9 de março de 2011 at 18:17 - Reply

    Famoso? Você está sendo muito generosa menina, hehehehe. Quem sabe um dia eu chego lá! Obrigado pelo carinho. Beijão

  13. Vanessa 11 de março de 2011 at 11:08 - Reply

    Que bacana, Michel! Ficamos bem felizes que a parceria com a Fundação Telefônica como blogueiro insider do Educarede tenha rendido frutos tao legais! Você merece.
    Abraços,
    Vanessa
    Programa Educarede Brasil

  14. joaorossoneto 29 de março de 2011 at 18:27 - Reply

    Parabéns !!!

    Aparecer na TV é um grande avanço para o blog.

    Infelizmente não consegui ouvir o vídeo pois estou sem caixas de som no mmomento.

  15. Prof_Michel 29 de março de 2011 at 19:08 - Reply

    É isso aí, hehee

  16. Luisa 30 de março de 2011 at 20:26 - Reply

    Parabéns professor
    Espero que isso aconteça muitas e muitas vezes
    Sucesso
    Luisa Serafim

  17. Set Travel Viagens e Turismo 9 de agosto de 2018 at 13:45 - Reply

    Parabens pelo conteudo. Recomendo a todos Sucesso !