No Enem 2012, tente resolver esta questão sobre a forma como a imagem do rei francês Luís XIV foi construída através de marketing político, no contexto do Absolutismo Monárquico. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.

Questão: Imagem de Luís XVI

Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra

a) a humanidade do rei, pois retrata um homem comum, sem os adornos próprios à vestimenta real.
b) a unidade entre o público e o privado, pois a figura do rei com a vestimenta real representa o público e sem a vestimenta real, o privado.
c) o vínculo entre monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do público a figura de um rei despretensioso e distante do poder político.
d) o gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte.
e) a importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo político adornado esconde os defeitos do corpo pessoal.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: E

Habilidade: Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Resolução: A charge ironiza a fabricação da imagem do monarca francês Luís XIV. Os trajes decorados com a flor de lis, os saltos altos, a peruca e o cetro simbolizam o poder, escondem o frágil físico de Luís e o travestem no ‘Rei Sol’, imagem do poder absoluto da monarquia.

Resumo: Absolutismo

[/toggle]