Nesta sequência de artigos sobre a prova de história do Enem, já falamos da quantidade de questões, das alternativas mais comuns, das competências e habilidades mais cobradas, dos verbos exigidos e das fontes históricas. Agora, chegou a hora de abordarmos os temas de história que aparecem com mais frequência, começando por História do Brasil.

Ops, tenha cuidado!

Para começo de conversa, a maior parte do que andam dizendo sobre as questões de história são suposições, sem dados concretos! Cuidado com o que você anda lendo por aí! Uma dúzia de “entendidos” falam de temas de história que, na verdade, não aparecem com frequência ou omitem dados importantes para o candidato.

Senão, vejamos! De acordo com um suposto mapeamento, alguns professores dizem que os temas de história que mais caem no Enem são estes

Mapa de história no Enem

Este gráfico apresenta vários problemas. Em primeiro lugar, não diferencia macrotemas dos temas mais específicos, ou seja, ele apresenta uma “salada” de conteúdos que mais confunde o candidato do que auxilia. Além disso, não apresenta os temas que caem em Brasil República, considerando a importância do período.

Em segundo lugar, ele apresenta dados da prova do Enem aplicada entre 2009 e 2011, ou seja, o novo Enem. O novo Enem é uma evolução do Enem, aplicado desde 1998. Por este motivo, acredito que é importante confrontar os dados de todos os períodos, para ter uma visão mais ampla da prova.

Em terceiro lugar, enfim, o gráfico não aprofunda nos tópicos que costumam ser abordados nos temas e macrotemas de história. Sem estes dados, o candidato não vai saber o que estudar, como estudar e por que estudar.

Macrotemas de História do Brasil

O que vou apresentar para vocês são dados precisos, baseados em análise completa das questões do Enem desde 1998. Novamente, nossa metodologia consiste em confrontar os dados de 1998 a 2011 e 2009 a 2011 (novo Enem). A partir destes gráficos, você pode tirar suas próprias conclusões.

Acho que é legal definir o que são macrotemas. Nós entendemos, por macrotemas, todos os temas inseridos nos períodos históricos apresentados na tradicional linha do tempo. No caso de História do Brasil, temos Brasil Pré-Colonial, Brasil Colonial, Brasil Império e Brasil República.

Macrotemas de História do Brasil, de 1998 a 2011

Macrotemas de História do Brasil, de 2009 a 2011

Aí está a quantidade de questões de História do Brasil e sua divisão em macrotemas. O gráfico mostra que a parte de Brasil República, desde 1998, reina absoluta. A verdade é que este fato não é uma exclusividade do Enem, pois vários vestibulares, testes de seleção e concursos priorizam esta parte da história brasileira.

O que surpreende é a diminuição gradual de questões sobre o Brasil Império, a partir de 2009, e o equilíbrio com o Brasil Colônia. Isto significa que o movimento abolicionista e o fim da escravidão passaram a cair menos no Enem, a contrário do que muitos dizem por aí.

A parte de Brasil Pré-Colonial – que trata dos povos indígenas e da pré-história brasileira – é pouco cobrada desde os primórdios do Enem.

Temas de História do Brasil

Agora, vamos analisar os temas mais frequentes no Enem, na parte de História do Brasil. Nesta análise, vamos considerar apenas os temas recorrentes, ou seja, que apareceram duas vezes ou mais nas provas do Enem.

Temas de História do Brasil, de 1998 a 2009

Temas de História do Brasil, de 2009 a 2011

Ahá! Aí estão as informações que vocês não encontram em lugar nenhum, só aqui no [História Digital]. Falar apenas nos macrotemas não basta, precisamos saber no que vamos focar na hora de estudar.

Galera, os números não mentem! Na parte de Brasil República, os temas mais cobrados são: República Velha, Era Vargas e Período Democrático. A parte de Brasil Império enfatiza fatos do Segundo Reinado e Primeiro Reinado. E no Brasil Colônia, a Vinda da Família Real é cobrada com mais frequência.

Se vocês clicarem nos links acima, poderão conferir mais detalhes sobre cada tema. Em outras postagens, vou abordar como cada tema é cobrado no Enem.

ATENÇÃO! Fiquem ligados que, até 2008, República Velha quase não aparecia Enem. A partir de 2009, todas as edições apresentaram questões deste período.

Podemos dizer o mesmo sobre a Era Vargas. De três edições do novo Enem (2009, 2010 e 2011), este tema apareceu quatro vezes, ou seja, mais de uma vez por edição. Será que cai novamente? Nova República passou a ser cobrado apenas a partir do novo Enem.

Conclusão

História do Brasil cai muito no Enem! Por este motivo, é importante saber no que focar na hora de estudar. Muitos professores de cursinhos pré-vestibular vêm lançando dados sobre a prova que pouco ajudam os candidatos na preparação.

Através dos gráficos desta postagem, você pode analisar os dados com calma e tirar suas próprias conclusões. De qualquer forma, continue estudando através de nossos resumos de história, pratique muito resolvendo as questões de história do Enem e fazendo os simulados online.

Na próxima postagem, vamos abordar os principais temas de História Geral. Aguarde!