Home/Vestibulares/Top 10 gafes e mancadas no Enem 2012

Top 10 gafes e mancadas no Enem 2012

novembro 5th, 2012|Vestibulares|14 Comments


Todos os anos, nos maiores vestibulares do país, acontece a mesma coisa. Candidatos desatentos comentem gafes imperdoáveis para quem passou quase um ano se preparando para as provas. No caso do Enem, a situação toma proporções maiores por causa dos milhões de candidatos envolvidos. E a mídia não perdoa. Assim, vamos conhecer as 10 maiores gafes e mancadas cometidas no Enem 2012.

Esta postagem é para descontrair e foi extraída de diversos veículos de comunicação. Para não expor ninguém, optamos por abreviar os nomes dos candidatos. Se você deseja saber mais a respeito do Enem, acompanhe algumas das nossas melhores postagens sobre o assunto.

10- Ixi, atrasei! E agora?!?

Atraso no Enem 2012

Esta mancada é clássica, mas não é por falta de aviso. A candidata A. F. chegou na sede da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na zona norte do Rio, às 13h03 e encontrou os portões fechados. Ela tentou subir na grade, chamou os seguranças, mas o atraso não foi tolerado. “Agora não sei. Vou tentar o vestibular de outras universidades, mas é uma pena”, disse, diante de dezenas de câmeras de televisão e máquinas fotográficas, que registravam o movimento em um dos locais que mais recebe candidatos do Enem.

9- Esquecer documentos

Documentos no Enem 2012

Alguns candidatos não checam os documentos antes de sair de casa, apesar de todos os avisos. G.O. chegou cedo ao local e aguardou um tempo, nervosa, do lado de dentro dos portões. Pouco antes das 13h, porém, teve de sair: ela havia esquecido sua carteira de identidade, sem a qual não é permitido fazer a prova. A parte mais triste é que, logo após o fechamento dos portões, seu irmão chegou com o documento. Não houve conversa: ela ficou de fora.

8- Não desligar o celular

Celular no Enem 2012

O estudante E.M, de 16 anos, foi eliminado do Enem, em Vitória, Espírito Santo. Ele foi o primeiro candidato a sair depois das 15h no Colégio Salesiano, neste domingo (4). Pouco antes do horário de liberação, ele disse que o alarme do celular tocou e um fiscal recolheu a prova dele. Desapontado, o jovem que finaliza o 3º ano e estuda no Colégio Estadual, no Centro, quer fazer ciências contábeis.

7- Postar fotinhos no Face

Fotos no Enem 2012

Mais de 60 candidatos foram eliminados, após postagem de fotos em suas redes sociais. De acordo com o edital do Enem, o candidato não pode usar o celular durante a prova. O aconselhável é que o estudante deixe o aparelho em casa, mas caso esteja com o celular em mãos, ele deverá ser guardado no envelope entregue ao candidato antes de começar o exame. O uso do celular dentro da sala, e até mesmo dentro do prédio do exame, é passível de desclassificação do candidato.

6- Orações no dia da prova

Oração no Enem 2012

Oração é importante para os candidatos ligados a alguma religião. Mas tem hora. No Colégio Estadual Luiz Viana Filho, em Salvador, a candidata A.A., 16 anos, chegou atrasada. Ela preferiu nem sair do carro quando observou o portão da escola fechado. A mãe da estudante conta que a família se atrasou porque foi fazer uma oração para a filha. “Fomos fazer uma oração e eu perdi a hora”, disse.

5- Passar a noite na balada

Balada no Enem 2012

Professores e especialistas em pré-vestibular sempre avisam: evitem baladas na noite anterior à prova, procurem estar com  a mente e o corpo descansados e hidratados. Parece que esta dica não foi seguida à risca por A. S. A menina, de 18 anos, deixou o local de prova dizendo: “Ah, gente, eu chutei tudo”. A jovem disse ter passado a noite em claro em uma festa e estava cansada demais para fazer a prova.

4- Ficar assistindo TV

Televisão no Enem 2012

Assistir televisão pode ser muito legal, mas não façam isso no dia da prova do Enem. Para uma das candidatas, o sonho de ingressar no curso de engenharia de produção agroindustrial teve que ser adiado por mais um ano. C. W., de 18 anos, chegou atrasada para o segundo dia do Enem, em Vilhena, Rondônia. A candidata contou, sorrindo, que a culpa do atraso foi do pai, que iria levá-la até o local da prova, mas preferiu terminar de assistir à Fórmula 1.

3- Não abastecer o carro

Abastecimento no Enem 2012

A falta de combustível no carro dos irmãos M.R. e L.R., de 18 e 20 anos, fez com que eles perdessem o Enem, em Ribeirão Preto (SP). Correndo, eles chegaram à universidade onde fariam a prova às 13h05, tentaram argumentar na portaria, mas, de acordo com as normas, não puderam entrar. Eles contaram que pouco depois de saírem de casa, o combustível do carro deles acabou e, como não havia ninguém para cuidar do veículo parado, acharam melhor buscar gasolina no posto mais próximo.

2- Esquecer o horário de verão

Horário de verão no Enem 2012

O horário de verão começou há algumas semanas, mas alguns estão com a cabeça em outro planeta. G.B., de 20 anos, estava fazendo o Enem pela primeira vez com o objetivo de conseguir financiamento do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), mas se atrapalhou porque não havia ajustado seu relógio de acordo com o horário de verão: “Acordei às 12h15 achando que ainda eram 11h15”, conta.

1- Engravidar nove meses antes

Gravidez no Enem 2012

Essa foi demais! Este caso aconteceu em uma escola pública de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande (MS). A candidata P.O., que cursa o 3º ano do Ensino Médio, conta que não sabia que estava grávida, e que não percebeu qualquer mudança em seu corpo. Ela relata que, antes de entrar em sala para prestar o exame, começou a sentir fortes dores e pediu para ir ao banheiro. Lá, instintivamente começou a fazer força até que sentiu a cabeça do bebê. No pronto-socorro, recebeu uma ligação do ministro da educação, Aloízio Mercadante, que vai garantir a ela a realização de uma nova prova.

14 Comments

  1. Linkicha 8 de novembro de 2012 at 0:25 - Reply

    Tudo verdade! Pior que não tem jeito, todo ano tem que acontecer alguma coisa desse tipo hahahahaha

    Linkicha – Agregando ótimos links: http://www.linkicha.com.br

  2. Anonimo 8 de novembro de 2012 at 1:32 - Reply

    o interessante é que a maioria fazendo cagada é mulher eauheauhaeuhaeau

  3. tsant 8 de novembro de 2012 at 3:47 - Reply

    1- Engravidar nove meses antes
    kkkkkkkkkkkkkkk isso é tenso
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. william haddad 8 de novembro de 2012 at 7:35 - Reply

    já para assistir o show do michel teló, ver a lady gaga o pessoal chega um mês antes tem briga de foice assassinatos e muita confraternizações em frente as câmeras de tv. é tão lindo.

  5. Eduardo 8 de novembro de 2012 at 15:01 - Reply

    moderadores favor excluir meu comentário

  6. Crislaine 8 de novembro de 2012 at 20:26 - Reply

    Cambada de machistas!!!!

  7. Thiago Santos 18 de novembro de 2012 at 1:01 - Reply

    A menina que esteve grávida estudou comigo!
    Mas não foi surpresa saber dessa noticia.

  8. Getting Affordable Pro 9 de dezembro de 2012 at 7:43 - Reply

    Thanks for the auspicious writeup. It in truth was a entertainment account it. Look complex to more delivered agreeable from you! By the way, how can we keep in touch?

  9. Anonimoude 6 de outubro de 2013 at 20:36 - Reply

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ela não sabia que tava gravida?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. Mãe Consumista 23 de outubro de 2013 at 11:05 - Reply

    A gravidez foi a melhor, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.