Estou fazendo esta lista devido à saudade que me bateu dos games que eu jogava quando era criança (não faz muito tempo…). Acompanhei o desenvolvimento dos consoles quando ganhei meu Atari 2600, e, desde então, nunca mais parei de jogar. Fazer uma lista dos melhores games da história não é fácil, pois existem várias fontes de referência e nem todas são unânimes. Além disso, algumas fontes não são confiáveis e apresentam resultados absurdos.

Por este motivo, utilizei a IGN como referência para compor esta lista. A IGN é um portal de entretenimento com foco em jogos de videogame. O portal foi criado em 1996, com conteúdos das mais diversas plataformas e consoles, sendo um dos 200 portais mais visitados do mundo. Atualmente, atinge uma média de 800 mil visitantes por dia. Estes dados oferecem uma certa credibilidade, não é?

Eu já joguei todos os jogos da lista e confesso que não fiquei surpreso. Parece exagero o fato da lista indicar que três dos melhores jogos pertencem à empresa japonesa Nintendo. Todavia, são games fantásticos. E se você discordar da lista abaixo, estamos abertos a discussão.

1- Super Metroid

Jogos Eletrônicos

Capa do jogo Super Metroid

Super Metroid  é o terceiro jogo da série Metroid, lançado em 1994 para o Super Nintendo. E um dos maiores jogos eletrônicos da história. O jogo foi o primeiro a conter 24 Megabits no cartucho de Super Nintendo, o que foi um avanço na época, com gráficos mais apurados e som de ótima qualidade.

2- Star Wars: TIE Fighter

Star Wars: TIE Fighter é a sequência do jogo Star Wars: X-Wing e o primeiro jogo de Star Wars que você joga do começo o fim no lado do Império Galáctico. Trata-se de um simulador de voo espacial, que utilizou um sistema gráfico de poligonais avançado e tem uma trilha sonoro épica.

3- Street Fighter II

Jogos Eletrônicos

Imagem do jogo Street Fighter II

Street Fighter II é um dos maiores jogos eletrônicos de luta, lançado em 1991 para arcade pela Capcom. Street Fighter II ajudou a popularizar o gênero dos jogos de luta, abrindo espaço para diversos outros. É uma das franquias mais bem-sucedidas da Capcom e também é considerado por muitos um dos melhores jogos de todos os tempos.

4- StarCraft

StarCraft é um jogo de estratégia em tempo real (para alguns o melhor de todos os tempos do gênero), produzido pela Blizzard Entertainment, mesma criadora da série Warcraft. A história principal acompanha a guerra entre três espécies galáticas: os Terrans, os Zerg e os Protoss. O jogo até hoje possui milhares de fãs, a maior parte deles na Coreia do Sul.

5- Sid Meir’s Pirates!

 Sid Meier’s Pirates! é um jogo baseado na versão clássica de Pirates! O jogo é baseado na época da pirataria de barcos à vela no Caribe, nos anos de 1620 a 1680, em qual o seu personagem pode viver adotando a nacionalidade de ingleses, espanhóis, holandeses ou franceses. O jogo inovou ao conduzir o jogador a um mundo aberto e não-linear.

6- Super Mario 64

Super Mario 64, criado em 1996, foi um dos primeiros jogos do Nintendo 64 e o carro-chefe do console, impulsionando a venda do videogame. Este jogo revolucionou o gênero 3D, da mesma maneira que Super Mario Bros. ditou a regra para os jogos de plataforma em duas dimensões.

7- Sid Meier’s Civilization II

Civilization II foi criado em 1996, pelo programador Sid Meier. Neste jogo de estratégia por turnos, cada jogador deve desenvolver uma civilização da pré-história até a idade contemporânea, administrando os aspectos domésticos de sua civilização, desenvolvendo tecnologias, e quando necessário, guerreando com seus vizinhos.

8- Tetris

Tetris foi desenvolvido em 1984, por programadores russos. O objetivo do jogo é encaixar tetraminós, que são peças de diversos formatos que descem do topo de uma tela. Quando uma linha é completada, desaparece e dá pontos extra ao jogador. O jogo termina quando as linhas incompletas se empilham até o topo da tela do jogo.

9- Zelda: Ocarina of Time

Jogos Eletrônicos

Capa do jogo Zelda, Ocarina of Time

Zelda: Ocarina of Time, criado em 1998, foi o quinto jogo da série Zelda e o primeiro jogo da franquia totalmente em 3D. O protagonista é o jovem guerreiro Link. O jogo é considerado um dos mais bem feitos jogos eletrônicos da história e um dos mais bem avaliados na indústria de games, com personagem carismático e excelentes jogabilidade.

10- Super Mario Bros.

Super Mario Bros. foi lançado em 1985. Considerado um clássico dos jogos eletrônicos, foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral e foi o mais vendido de toda a história dos videogames.  O jogo está o topo da lista porque ajudou a revitalizar a indústria de videogame na era pós-Atari, tirando-a da grande crise que vivia. Além disso, atraiu milhões de jogadores para o videogame.