Home/Curiosidades/12 deuses do Olimpo na mitologia grega

12 deuses do Olimpo na mitologia grega

março 18th, 2013|Curiosidades|471 Comments


Nesta lista, vamos conhecer 12 deuses do Olimpo na mitologia grega, a grande morada dos deuses. A mitologia é um dos aspectos mais fascinantes da cultura grega. Apesar das grandes criações culturais – Filosofia, Teatro, Democracia, entre outras – os gregos tinham um apego muito grande aos seus deuses, a quem reverenciavam e atribuíam um papel muito próximo ao ser humano. Aliás, a semelhança entre deuses e humanos é um dos aspectos do humanismo grego.

As imagens foram extraídas da série de jogos God of War, que narra as aventuras do espartano Kratos em sua busca por vingança contra os deuses. Porém, as imagens de Deméter, Artêmis e Dionísio não foram extraídas do jogo, ou por não terem aparecido na série, ou simplesmente porque não os encontrei. Esta lista foi extraída e adaptada do blog Monte Olimpo e Mundo Estranho.

Se você curte mitologia e deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir:

1- Zeus

Deus grego Zeus, em God of War

É o deus principal, governante do Monte Olimpo, rei dos deuses e dos homens. Era o senhor do céu e o deus da chuva, aquele que tinha o terrível poder do relâmpago. A tempestade representava a sua fúria. Sua arma era o raio e sua ave a águia, animal em que costumava se transformar. Zeus era um tanto mulherengo e teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas, tendo vários filhos semi-deuses, entre eles, Hércules e Perseu.

2- Hera

Deusa grega Hera, em God of War

Mulher de Zeus e rainha do Olimpo, Hera é a deusa do matrimônio, do parto e da família. Extremamente ciumenta, é vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram. Íris, a deusa do arco-íris, era a servente e mensageira de Hera, e o pavão, a sua ave favorita. Para os gregos, Hera e Zeus simbolizam a união homem-mulher.

3- Posêidon

Deus grego Posêidon, em God of War

O irmão mais velho de Zeus e Hades é Posêidon, o deus do oceano. Morava em seu palácio no fundo do mar, junto a sua esposa Anfitrite. Com um movimento de seu tridente, causa terremotos e tsunamis – por isso os navegantes sempre rezavam para esse deus pedindo águas tranquilas e que lhes protegessem dos “monstros marinhos” (que eram as baleias). Posêidon vive procurando aumentar seus domínios em diferentes áreas da Grécia.

4- Atena

Deusa grega Atena, em God of War

É a deusa da sabedoria, imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe era páreo, pois, enquanto este só prezava a guerra violenta e sanguinária, Atena era extremamente estratégica. Filha de Zeus com a primeira mulher dele, Métis. Quando Zeus recebeu a notícia de que Métis estava grávida, ficou com medo de que seu filho o destronasse, como aconteceu com seu pai e seu avô. Carrega uma lança e um escudo chamado Égide e seu símbolo é a mais sábia das aves, a coruja.

5- Ares

Deus grego Ares, em God of War

O terrível deus da guerra é outro filho de Zeus e Hera. Representado como um homem forte e de caráter violento, ele tinha o prazer em apreciar a dor alheia e, no campo de batalha, pode matar um mortal apenas com seu grito de guerra! Quando estão perto dele, as pessoas sentem raiva e vontade de bater uma nas outras. Pai de vários heróis – humanos que são protegidos ou filhos de deuses -, Ares ainda se tornou um dos amantes de Afrodite.

6- Deméter

Deusa grega Deméter, em God of War

Filha de Cronos e Réia, era a deusa das plantas, da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. De seu romance de trágico desfecho com Iásion, Deméter teve um filho chamado Pluto, que posteriormente tornou-se a personificação da riqueza e da abundância. Iásion morreu atingido por um raio fulminante enviado pelo enciumado Zeus ao surpreender juntos os dois amantes. De sua união com sei irmão Zeus nasceu Core que, raptada por Hades, tornou-se Perséfone, a rainha dos mortos.

7- Apolo

Deus grego Apolo, em God of War

Apolo era o deus da luz e do sol, na verdade, os gregos acreditavam que ele era o próprio sol,  conduzindo a sua carruagem dourada e resplandecente no céu, para chegar, à noite, ao oceano onde os seus cavalos se banham, enquanto a noite prevalece. Por isso era chamado também de Febo (brilhante). Seus cabelos eram louros e seus olhos claros como o dia. Também era o deus da música, poesia e da arte de atirar com o arco.

8- Artêmis

Deusa grega Artêmis

Ártemis se tornou a deusa da vida selvagem e da caça. Seus cabelos eram negros e tinha olhos escuros, ao contrário de Apolo, ela era a deusa da noite enluarada. Como era uma caçadora, desprezava a companhia de homens, prometendo ser eternamente virgem. Possuia um arco e flecha como os de Apolo, só que prateados. Apesar de portar o arco, a deusa é protetora dos animais.

9- Hefesto

Deus grego Hefesto, de God of War

Também filho de Zeus e Hera, Hefesto era o arquiteto, o forjador, construtor de todas as obras do Olimpo. Foi ele que, com a ajuda dos Ciclopes, forjou o raio de seu pai Zeus e os gregos antigos acreditavam que as erupções vulcânicas eram causadas por este deus, que forjava no interior das montanhas. Hefesto nasceu tão feio que foi jogado pela mãe, Hera, – a despeito de ela ser a deusa da família – do alto do monte Olimpo.

10- Afrodite

Deusa grega Afrodite, de God of War

Deusa do amor, da beleza e do sexo, Afrodite é a mais bela das deusas. Ela nasceu quando Cronos cortou os testículos de Urano e arremessou-os no mar. Da espuma que surgiu na água, ergueu-se a virgem Afrodite. Sua presença causou tumulto no Olimpo, pois os deuses começaram a brigar para conquistá-la, inclusive Zeus. Temendo que o ciúme pusesse fim à paz que reinava entre eles, Zeus a casou com Hefesto, o mais decidido e tranquilo dos deuses, e também como forma de agradecê-lo por ter forjado os raios.

11- Hermes

Deus grego Hermes, de God of War

Filho de Zeus com a deusa Maia, Hermes era esperto e rápido e estava sempre a serviço de Zeus. Ele era o mensageiro dos deuses e também conduzia a alma dos mortos até o submundo de Hades. Protetor dos viajantes, comerciantes, dos ladrões e trapaceiros, em suma, de tudo que requer habilidade e astúcia. Representado como um homem de sandálias e capacete com asas e também portando em uma das mãos o caduceu, uma vara com duas serpentes entrelaçadas.

12- Dionísio

Deus grego Dionísio

Dionísio, o deus do vinho, das farras e da loucura, era filho de Zeus e Sêmele, princesa tebana, filha de Cadmo e Harmonia. Sêmele, instigada por Hera, rogou a Zeus que a ela se apresentasse em todo seu esplendor. O deus a preveniu de que seria impossível a qualquer mortal resistir a tal visão. Sêmele, que se encontrava grávida na ocasião, não resistiu e caiu fulminada por raios e trovões. Zeus, com o auxílio de Hefesto, retirou-lhe o filho do ventre e o costurou à sua coxa de onde, passado o tempo de gestação, saiu Dionísio.

471 Comments

  1. Klaus do Iate 18 de março de 2013 at 10:50 - Reply

    A mitologia dos deuses gregos é riquissima, mas nao surgiu do nada, Ela é um sincretismo do panteao (conjunto de deuses) indoeuropeus e do Crescente fertil camitosemita. A mitologia grega tb representa a transiçao entre a idolatria das forças da natureza (animismo) e a idolatria da força coletiva dos humanos ( tribalismo dos clans e na sua versao mais recente: o nacionalismo das cidades-estado).

  2. Klaus do Iate 18 de março de 2013 at 10:55 - Reply

    Segundo o mito grego principalmente em Homero e Hesiodo. O Universo foi governado por 3 conjuntos sucessivos de deuses. O primeiro foi responsavel pela criacáo do universo, Eram deuses-forças da natureza, como Eros (Amor), Tanatos (Morte), Nix (Noite), Oceano,… todos liderados por Urano (o Céu) cuja esposa era Gaia (a propria Terra). Muito simbolicamente foram destronados pelo filho mais novo de Urano, Krono ( o Tempo). O deus-filho destrnou o seu pai apenas amputando seus genitais, No processo nasceu a poderosa deusa Afrodite.

  3. Klaus do Iate 18 de março de 2013 at 10:59 - Reply

    A segunda geraçao era chefiada por Krono. Krono, sua esposa a deusa Reia, seus irmaos e os filhos destes eram conhecidos como Titas. Enquanto os Titas mandavam no Universo, os humanos de nossa geracao foram criados (hominideos outros haviam existido ,mas foram extintos segundo o mito, que coisa chocante quando comparados as nossas crencás atuais). Krono, com muita razao tb temia ser destronado e devorava todos os seus filhos.Outra simbologia pois o Tempo tb destroi a juventude.

  4. Klaus do Iate 18 de março de 2013 at 11:09 - Reply

    O mais novo dos filhos de Krono nao foi devorado por uma maracutaia da esposa Reia. O menino-deus foi criado em Creta, mas quando cresce consegue fazer seu pai vomitar os irmaos vivos! O caçula era Zeus e fazendo um pacto com seus irmaos,inicia uma guerra com os Titas, que sao derrotados. Os deuses vitoriosos mais poderosos: Possidon, Hades e Zeus resolvem partir o dominio do Universo entre si. Quem controlasse o Céu e a Terra e os vivos, também seria suserano dos outros dois deuses que controlariam os mares e os mortos. Zeus ganhou a supremacia, Hades ficou com o Subterraneos e os mortos. Possidon ficou com os mares.Possidon e Hades nunca ficaram satisfeitos com esta partilha.

  5. Klaus do Iate 18 de março de 2013 at 11:19 - Reply

    Os deuses olimpianos sao a terceira geraçao governante do Universo e os mais humanizados dos deuses. Representam o triunfo da força humana coletiva sobre a natureza e concordantemente sao os deuses-tutelares de muitas cidades-estado gregas e italianas.
    Alguns deuses anteriores foram anistiados e protegidos pelos olimpianos (Afrodite, Urano, Gaia), Outros foram aposentados (Oceano por Possidon, Helio por Apolo e Selene por Artemis), outros foram mantidos no Tartaro. Mas nem todos olimpianos moram no Olimpo e nem todos que estao no Olimpo sao da terceira geraçao. Prof Michel, senti falta da deusa Hecate. O texto tá otimamente sintetizado e as imagens sao belissimas, muito bem escolhidas.

  6. Klaus do Iate 18 de março de 2013 at 11:43 - Reply

    Como dizia Junito Brandao , grande mitologo brasileiro: A variabilidade de versoes é o pulmao do mito. Ha versoes onde Hades, Possidon e Artemis nao moram no Olimpo, os dois primeiros porque tem que cuidar de suas porçoes do Universo e a terceira por ser antisocial, bicho do mato. E no lugar deles estao: Hestia, Hecate e Herakles (Hercules) , unico semideus que se torna deus. Assim teriamos: o casal dominante Zeus e Hera, o unico filho do casal:Ares. Dioniso e Atena: somente filho de Zeus. Hefesto: somente filho de Hera, Afrodite, uma hospede de periodos antigos, mas com corpinho de 18, Hermes, filho de Zeus e Maia , uma amante. Os gemeos Artemis e Apolo , filhos de Zeus e de Leto, outra amante. Demeter, outra irma-esposa de Zeus. As vezes (6 meses do ano), a filha deles, Persefone. Herakles, filho de Zeus e humana que conseguiu a gloria inedita de se tornar deus completo. Hestia , irma de Zeus que ele nao pos a mao. Hecate, nao era da familia de Zeus, tinha aparencia estranha, mas de vez enquando pernoitava no Olimpo, onde até os deuses achavam-na estranha.

  7. Klaus do Iate 18 de março de 2013 at 11:45 - Reply

    Seria legal tentar ver a evoluçao historica destes deuses gregos tao emblematicos, porque muitos deles nao eram originalmente gregos.

  8. Klaus do Iate 18 de março de 2013 at 11:47 - Reply

    Afrodite por exemplo,prof Michel sabe o que eu ACHO, que está lá , hoje, escondidinha na Kaaba de Meca, os islamicos talvez nao sejam tao machistas.

  9. Klaus do Iate 19 de março de 2013 at 9:55 - Reply

    Não lembra quando nós convrsamos sobre a pedra negra?
    Meteoritos estavam associados ao culto de Astarte/Afrodite em Chipre, Kanaan, Anatolia.
    A deusa “trt” (Astarte/Asherah) e o deus ´l (El em Kanaan e Alah na Arabia) são as únicas unanimidades em todos os panteoes semitas .
    E no mito de Afrodite a interpretação fica quase literal: “alguém emasculou o Céu e seus genitais caíram no Mar, deles surge a belíssima deusa!”. A rocha faliforme caída do céu é idolatrada como a própria deusa.
    No Egito, uma pedra faliforme em Heliópolis estava associada ao culto da Fenix/Ra e originou os obeliscos.Afinal não caem meteoritos faliformes do céu todo dia. Ainda bem.

  10. Klaus do Iate 19 de março de 2013 at 10:05 - Reply

    Como disse as listas variam muito. Hecate é da geração olimpiana, mas não é moradora fixa do Olimpo. Muito associada a bruxaria e com grande ligação com a deusa tríplice celta Brigida, ela era vista com desconfiança por deuses e mortais. E também foi associada pelos atributos com Artemis, outra bicho-do-mato antisocial, de quem era madrinha. Hecate é da terceira geração divina. Seus pais eram Titãs, mas Zeus também tinha pais Titãs e não era um deles. Quanto a não ser da geração olimpiana, isto não a impede de ter acesso ao Olimpo, vide Afrodite, pênis ultra-melhorado de Urano sobre o Mar.

  11. Klaus do Iate 19 de março de 2013 at 10:13 - Reply

    A evolução dos mitos é mais ou menos estas, mas a evolução histórica por trás do mito me parece ainda mais interessante. Envolve o sincretismo indoeuropeu e camitosemitico.

  12. Klaus do Iate 22 de março de 2013 at 10:50 - Reply

    O pau ainda come entre historiadores para saber o local onde a língua protoindoeuropeia surgiu. os candidatos mais cotados são Ucrânia, foz do Danúbio e norte da Anatólia, que tb seria o local de origem dos sumérios e dos hurritas. o outro tronco linguistico importante no Crescente Fertil : o camitosemitico teria se originado na Africa, talvez no Paleolítico da montanhosa Etiópia.

  13. Klaus do Iate 22 de março de 2013 at 10:57 - Reply

    Como inúmeros outros povos, estes protoindoeuropeus cultuavam os deuses-forças-da- Natureza, mas tinhamespecial predileção, como outros povos de organização clânica, pelos seus deuses-ancestrais. Em especial quando viram que o poder humano coletivo era capaz de dobrar algumas forças da Natureza e quando viram que as forças da Natureza não respondiam fáceis a barganhas, O que era interpretado como os deuses da Natureza eram indiferentes aos humanos, diferentemente dos ancestrais que se preocupavam com seus descendentes. Se mais não fossem por serem pais de seus filhos, porque os protoindoeuropeus acreditavam que suas almas, apesar de imortais, ficavam perambulando pela Terra, independente de se em vida tinham sido bons ou maus, ainda necessitando de COMIDA. Assim se os vivos dependiam dos mortos para proteção, os mortos dependiam dos vivos para não passar fome.

  14. Klaus do Iate 22 de março de 2013 at 11:00 - Reply

    A crença nos deuses-ancestrais em todo mundo está ligada tb a sedentarização, já que os mortos relutam a deixar o local onde seus corpos tombaram. isto não é apanágio dos protoindoeuropeus. mas Ligar todos os mortos da família a deuses-ancestrais que se manifestam no fogo e considerar os deuses-forças-da-natureza organizados em panteões trinos desdobrados em pares sim.

  15. Klaus do Iate 22 de março de 2013 at 11:09 - Reply

    A triade indoeuropeia típica se baseia em:
    A)Soberania: Varuna (que é indiferente com humanos, tem um senso de justiça difícil de humanos entender) e Mitra que é compassivo com humanos. Um dos deuses menores que acompanha Mitra seria o deus-ancestral dos indoeuropeus Ariaman.
    B) Potencia: Ligado aos guerreiros, destruição, mas tb que renova o universo. São temíveis e idaelmente espera-se que os deuses da Soberania não a deixem com estes.Geralmente há um par deles um ligado a Varuna e outro ligado aos deuses da Criação-Produtividade-Riqueza Material e a proteção das criaturas. Ares e Atená
    C) Criação-fertilidade-riqueza: Geralmente são gêmeos. As vezes são casal. gsotam de suas criaturas e gostam de viver no mesmo plano que elas. Um deles pode estar atraído pela Soberania , outro pela destruição renovadora. Todos os deuses-ancestrais familiares estão ligados a esta esfera. Nasátias indianos, Apolo e Artemis estao cá.

  16. Klaus do Iate 22 de março de 2013 at 11:17 - Reply

    Mas nem todo deus grego chegou a Gracia Europeia (Helade) pelos indoeuropeus. Antes da primeira onda de imigrantes indoeuropeus, a Helade recebeu anatolios nao-indoeuropeus que a tradição classica greco-romana chamava de pelasgios (porque vieram pelo mar). Estes caras trazem deuses e idéias típicas do Crescente Fértil como deuses que se dispõem em gerações, onde uma derruba a outra pelo controle do Universo. Enquanto os indoeuropeus preferem a ideia dos ciclos (Varuna alternando com Mitra, cada diade fechando com cada triade), os camitosemiticos, sumerios e hurritas concordam com uma historicidade linear do universo. Um tempo onde os deuses não tinham criado o mundo, seguido de um tempo onde ele existe e geralmente é corpo de algum deus despedaçado. Os deuses-Tempo (Krono) e deus-Planta (Baco-Osiris-Dumuzi-Tamuz) tem lugar destacado neste panteão de povos que descobriram a agricultura.

  17. Klaus do Iate 22 de março de 2013 at 11:20 - Reply

    O Sol, a Terra e o Céu divinizados aparecem no conjunto dos deuses-forças-da-Natureza entre os panteões originais dos dois grupos de povos, pois eram importantes para nômades e sedentários, agricultores e pastores.

  18. Klaus do Iate 22 de março de 2013 at 11:24 - Reply

    deuses podem ter sua historia identificada pela etmologia do seu nome ou pelos seus atributos. a etmologia é triaçoeira porque geramente os nomes divinos eram tabus e cada deus podia eter varios atributos ainda mais depois de alguns sincratismos com outros deuses devido a vitorias militares. Por exemplo se um Deus era conhecido como Produtor de Viúvas pelo seu caráter guerreiro e como Bom-de-cama, ao investigar somente etmologia dos nomes dificilmente imaginariamos que ambos se tratam do mesmo deus.

  19. Klaus do Iate 22 de março de 2013 at 12:04 - Reply

    Vou começar tentando dissecar a historia de Zeus:
    ZEUS: Pela etimologia ele seria um deus menor dentro do panteão indo-europeu original Diaus , cujo nome é meramente Céu e mais tarde também virou o substantivo comum deus. A correlação com o latim Iu é boa. Como Zeuspapaios é correlato de Iu-piter. Os aqueus são os imigrantes indo-europeus que chegaram a Helade em torno de 2000aC. Mas Zeus estava em Helade muito antes. Antes da chegada dos aqueus: anatolios nao-indoeuropeus e os indoeuropeus luvitas vieram do mar para Helade e as ilhas Egeias (e até uma onde de semitas chegou em Creta) com deuses típicos do panteão do Crescente Fértil. Eles trazem a agricultura e o bronze em diferentes momentos.Este Zeus cretense é um fertilizador , ele é o deus-chuva. Nos mitos greco-romanos classicos , Zeus permanece emprenhador, ele é pai de muitos, e as vezes se metamorfoseia em nuvem que solta raios e chuva e Zeus-bebe é criado em Creta. Creta com sua terra vulcanica e era especialmente fértil, ,mas sem rios como o Nilo , precisava da chuva. O deus-Chuva é mais alto que o deus-Sol na hierarquia. Mas está abaixo da deusa-Terra, sua mãe.. Zeus cretense era cultuado em cavernas, útero da terra e depois em úteros grandiosos produzidos pelos homens os Labirintos (casa do machado). Onde no mito tardio estava o Minotauro. O labris era o machadão de duas cabeças necessário ao abate do touro.O Zeus cretense original era simbolizado pelo forte e fértil copulador Touro. Seus chifres abundam na arquitetura cretense. Um rei-deus copulador, fertilizador era associado com touros por todo crescente fertil (o faraó era o Touro poderoso, Osiris, Horus e Apis eram touros). Touradas , com ginastas homens e mulheres,eram feitas em honra deste Zeus cretense, que só era abatido longe dos olhos do povo…Comer sua carne era comungar.Sua carne era tostada e a fumaça alimentaria os deuses-ancestrais tutelares das familias. Zeus-aguia, indiferente aos humanos é indoeuropeu. Minos eram sacerdotes-rei, repesentantes na Terra deste deus -touro Zeus cretense, como no Egito Sumeria e entre Hurritas. Os trovoes são o Touro celeste escavando o Ceú. O rei o sacrifica porque tinha que sobrepujar o avatar deste deus-força da Natureza para representar o papel de deus-tutelar-força -coletiva dos homens, como fez Teseu ou Gilgamesh.

  20. Klaus do Iate 22 de março de 2013 at 12:09 - Reply

    O machado duplo de Zeus cretense assim, do dues hitita da tempestade Teshub. como o martelão de Tor tinha formato de genitais acentuando o cárater de deus-fertil de ambos.

  21. Klaus do Iate 22 de março de 2013 at 12:16 - Reply

    Zeus-Touro raptou a humana Europa tirando-a das terras asiáticas, especificamente da Fenícia. Isto é carregado de simbologia. Quantas coisas os gregos não deviam ao Crescente Fértil, especialmente o alfabeto fenício?

    • Michel Goulart 22 de março de 2013 at 15:06 - Reply

      Ainda assim, de forma eurocêntrica, o desenvolvimento das civilizações do oriente próximo são colocadas como etapas evolutivas do continente europeu.

  22. Klaus do Iate 22 de março de 2013 at 12:16 - Reply

    Até o Zeta, letra inicial de Zeus era um raio

  23. Klaus do Iate 22 de março de 2013 at 12:21 - Reply

    Teshub deus-tempestade hurrita e hitita era representado de ´pé sobre um touro com uma lança em forma de raio em uma das maõs e o machado de duas cabeças na outra mão. Mostrando claro a destruição e a fertilidade trazida pelas tempestades. Este era o Zeus original. O nome é indoeuropeu tipico, mas os atributos são do Crescente Fertil. Neto do deus-criador original, tomou o Universo na porrada com outras forças divinas nao-antropomorfizado porque já era quase um deus-ancestral domador da natureza. e pertencente a uma historia divina linear tipicamente camitosemitica.

  24. Klaus do Iate 22 de março de 2013 at 12:25 - Reply

    ERRATA: Seus deuses-chefoes antecessores nao era antropomorfizados, mas Zeus era. era o Touro e o carrasco do Touro.
    Creta minoica, foi conquistada pelos aqueus quando estes lhes tomaram o domínio do mar. O mito faz Teseu, filho de Possidon, vencer o touro, e não um filho de Zeus, mas é Hercules (zeus melhorado porque sentiu o que é ser um humano) quem acaba com o pai do Minotauro. Este é um exemplo de intromissão de um fato poltico-militar em mito que já existia.

    • Michel Goulart 22 de março de 2013 at 15:05 - Reply

      É a relação do mito com a realidade. A vitória de Teseu sobre o minotauro representa a vitória dos gregos (aqueus) sobre os cretenses.

  25. Klaus do Iate 22 de março de 2013 at 12:34 - Reply

    Zeus indoeuropeu é paralelo etimologicamente com Tiuz/Tyr deus da guerra germano, mas o Zeus original é paralelo com Thunor/Thor , da quinta-feira em ingles e frances.
    Portanto o Zeus classico manteve só seu nome indoeuropeu, mas é para fins práticos o deus agricola-touro encontrado quando indeouropeus se encontraram com os sedentarios do Crescente fertil, deus fertilizador que tb era guerreiro para Crescente fertil e não o deus-guerreiro indoeuropeu..

  26. Klaus do Iate 27 de março de 2013 at 10:11 - Reply

    O nome do Zeus cretense foi perdido e o nome adotado foi do deus-águia guerreiro dos indo-europeus, mas os romanos viam o visual do Zeus cretense, mero filho e amante da poderosa deusa-Terra cretense. Era ora um touro e ora um adolescente magricelo de cabelos muito crespos e , por isto, romanos o chamavam de Veiove (Velo=lã e Jove=Jupiter).

  27. Klaus do Iate 27 de março de 2013 at 10:15 - Reply

    A transição da religião clânica (deuses-ancestrais) para a religião estatal no mundo mediterrâneo teve avanços e recuos. Além disso, o território da Heláde (Grécia Européia) teve mais de uma camada de povos e mais de uma de indo-europeus. Com dificuldade se enxerga as vicissitudes politico-militares e evolução dos sincretismos.

  28. Klaus do Iate 27 de março de 2013 at 10:20 - Reply

    Um ancestral de uma poderosa família era divinizado. Esta família vencia outra.O NOME do deus da família vencida podia ser varrido e o deus da família vencedora podia adquirir os atributos do deus vencido, o que certamente ocorreu em Delfos (tradução: o útero), onde já existia desde Neolítico , um Oráculo de uma deusa-terra guardado por um deus-cobra (novamente as questoes faliformes e a identificação de uma deusa com um falo) que foi enxotado por um clan que cultuava Apolo.

  29. Klaus do Iate 27 de março de 2013 at 10:27 - Reply

    Necessidades politico-militares acabaram forçando alianças mais ou menos permanentes entre duas famílias com deuses-ancestrais reais, INVENTAVA-SE então um ancestral comum para os dois clans recuando num tempo em que ninguém conseguiria conferir nada, e chamava-se para o posto de ancestral um deus-força-da-natureza , como a Chuva (Zeus) ou a Oliveira (Atená). isto porem não extinguiu choques entre os aliados como nos conta o mito de que antes de que a polis de Atenas fosse oficialmente fundada os deuses (leia-se os seguidores, as familias), Possidon e Atená se estranharam, e Atená ganhou a disputa.

  30. Klaus do Iate 27 de março de 2013 at 10:29 - Reply

    Forçando bem a barra vou então tentar dissecar a evolução de outros deuses da época clássica em uma camada cretense-asiática e uma camada aqueia e uma terceira camada dórica (esta seria uma segunda camada indoeuropeia).

  31. Klaus do Iate 27 de março de 2013 at 11:18 - Reply

    REIA: Na época clássica, ela era uma deusa meio figurante adquirido com a vitoria dos dorios. Mantinha, porem, seu papel de Mãe de Zeus que o salvou do pai. Na época clássica, ela era uma mera passagem entre Gaia e Hera no papel de rainha sem graça do Universo. Mas em Creta e na Anatólia ela era a divindade suprema do panteão. Réia significa a redonda , a cheia, a plena. era a deusa-mãe-terra. Num mundo de agricultores, todos os deuses, próximos a ela perdem importância, são meros amantes-filhos dela. Todas deusas são suas filhas e são meras cópias parciais dela, acentuando u ou outro de seus atributos. Por isto, Aton, Assur e Iahweh não tem esposas. Reia em Creta e Helade já sob dominio aqueu é chamada respeitosamente de Potnia (a Senhora). Ela tem grandes seios, coxas e bunda, e tem umbigo herniado para fora, são marcas de quem tem muitos filhos, garantia de sua fertilidade. Ou pode ser jovem, esbelta,,mas com seios de fora segurando cobras. O Umbigo herniado é um minifalo a trair que tem dentro de si até o poder de gerar machos. Pode estar sentada num trono (como rainha que é), de cócoras (parindo?) ou de pé com braços abertos rezando (na postura tipica dos habitantes do antigo crescente fértil) para si mesma. Ela é a continuação das Vênus da idade da Pedra (estatuetas de Midenddorf). Rpeia também é senhora da Morte. Em Creta, ela está cercada por alguns filhos que se tornarão deuses olímpicos, filhos de outras. Filhos: O “Zeus-touro-chuva”, leões (Helio?) e serpentes (Hades?), cobras . Filhas: Réia é mãe do trigo (Perséfone), da oliva (Atená), de Hera (significa a Serva, que meramente a ajuda a parir), da vida marinha (Britomartis ou Thalassa), da morte prematura (Enio,com armadura e capacete) da coleta/caça terrestre (Artemis). Reia cretense domina o Céu (como pomba ou Lua-cheia), a Terra (como árvore), o Mar (como âncora) e o Subterrâneo (como cobra, meteoro faliforme ou stalagmite). Pode ser simbolizada como o escudo tireos (um escudo eliptico com duas bocas) que faz par de oposição com a lança 9faliforme) e o labris (escudo bipene simbolo do Zeus cretense).

  32. Klaus do Iate 27 de março de 2013 at 11:25 - Reply

    Um deus-galo cretense também acompanhava o cortejo de animais machos em torno de Reia. Ele se chamava Velgano. a supremacia das mulheres na religião em Creta é inegável, elas são as sacerdotisas , os homens só participam do culto como ajudantes de sacerdotisas, mas de toda forma a cretense reina ,mas não governa, os assuntos político militares ainda estavam nas mãos dos homens, os Minos, um titulo como faraó e xá. Os Minos, reis cretenses, por tabu ou discrição deixavam seus nomes no anonimato. os esforços para traduzir a linear A prosseguem. Os textos em Linear B são silabários susados para escrever um grego muito antigo, criados pelos aqueus. Creta minóica não era ginecocrática apesar da religião.

  33. Klaus do Iate 27 de março de 2013 at 11:31 - Reply

    HERA: Significa a Serva. Enquanto os aqueus conservaram muitos deuses cretenses. Os dórios mudaram muitos deles num esforço de coloca-los na Terceira Função e de destacar os deuses masculinos celestes. Assim que a parteira se torna a irmã-esposa legitima de Zeus. Mas mesmo conforme o mito clássico, ela é terceira esposa de Zeus e seu principal atributo é o ciúme, nada dignificante. E a função original cretense de parteira foi transferida para uma deusa Ilítia que segue como serva de Hera nas suas vinganças contra as amantes de Zeus.

  34. Klaus do Iate 27 de março de 2013 at 11:46 - Reply

    POSSIDON: É o deus com mais surpresas em torno de sua história. Ele era um deus que não existia entre os cretenses. Os gregos originais antes de chegar a Grécia/Helade eram vaqueiros e agricultores que viviam longe do mar próximos aos ancestrais dos germanos. Muito distante da imagem dos gregos clássicos; comerciantes e marinheiros. Por isto, todas as palavras usadas em grego para o mar são extensões de seus atributos (PONTOS=ponte, caminho ou PELASGOS=grande superficie plana, palnicie) ou emprestimo de linguas do Crescente Fertil (THALASSA). Possidon historicamente e miticamente não nasce um deus-mar. Possidon significa esposo-dono da Terra, a deusa-terra dos aqueus era Demeter! Portanto Core entre aqueus era filha de Demeter e Possidon. Um dos apelidos de Possidon era “sacudidor da Terra’ e por extensão deus-terremoto, atributo que manteve em parte na epoca classica (deus-tsunami). Possidon era o deus-cavalo. Nada mais justo, para o povo aqueu que embarcando na Era das Bigas, levou o cavalo para Creta. Era um deus de fertilidade, como Zeus cretense. Pode ser benéfico (fertilizando a terra, porque ele é a água subterrânea e a fonte da água doce) ou maléfico (causando terremoto e vulcanismos). O mito clássico dá uma forçada com o sorteio do Universo apos vitoria contra Titãs, cabendo a ele dominar o deus-Oceano, que se submete pacificamente. A lança de Possidon é trocada pelo tridente (paralelo com o raio de Zeus) e sua biga tem cavalos (marinhos gigantes).

  35. Klaus do Iate 27 de março de 2013 at 12:00 - Reply

    Em Micenas, principal reino aqueu, os textos em linear B mostram , apesar do sincretismo com Creta um panteão , no seculo XIV aC quase igual ao panteão Olimpico clássico, mas nota-se que por desprezo ou respeito demais as deusas estão mais anônimas: Zeus/Diaus (com este nome) é acompanhado de sua mãe: Dia. Possidon é esposo de Demeter, Há um Peã deus guerreiro, acompanhado de Artemis em oposição a outro deus guerreiro Eniálio (cópia aqueia da cretense Enio). Ilítia,Dioniso (deus-uva).Persefone (nome cretense) é preferida por Core (palavra para Moça) para deusa-semente de trigo. Afrodite só aparecerá com a conquista de Chipre (a ilha-do-cobre). Atená está lá. Surge também um Hermes.

  36. Klaus do Iate 27 de março de 2013 at 12:01 - Reply

    Falarei mais tarde sobre HERMES

  37. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 15:37 - Reply

    HERMES: Os protoindoeuropeus tinham uma relgião clânica que era comum a muitos povos naõ-indoeuropeus: o culto do deus-ancestral. O que tornava a relgião dos protoindoeuropeus mais específica era relacionar os ancestrais ao FOGO e depois ter uma visão de mundo partida em 3 forças (e 3 grupos de deuses) -SOBERANIA, POTENCIA/FORÇA BRUTA, CRIAÇÂO- Desdobrada cada força em um par de opostos. Hermes(grego), Eremon (irlandes), Irmin (germano) e Ariaman (persa e indiano) são termos relacionados e significam Amigo do Peito. O deus hermes originalmente era um Vane ou mane, o deus-ancestral de uma familia que acabou se tornando deus-ancestral de muitas familias indoeuropeias. Inicialmente um protetor relacionado com a Terceira Função, um deus-camponês que acabou se tornando um deus soberano. O par típico de deusses soberanos parecem refletir a evolução política dos indo-europeus. Assim como somente UM deus (o ancestral mais antigo conhecido daquele clan) protegia do Além a familia, somente UM vivo – o patriarca, paterfamilia, PITER – era o senhor dos vivos daquele clan e intermediario entre vivos e mortos daquela familia autorizado pelos mortos.

  38. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 15:52 - Reply

    Necessidades político-militares, induziram os clans a se associarem em alianças perpétuas com outros clans, formando tribos e as tribos se associando também por sua vez. Um único ancestral comum era inventado e um único vivo era admitido como “patriarca” da associação. Este era apenas “primus inter pares”, o primeiro entre iguais, quando comparado aos outros chefes de família, continuava senhor absoluto apenas de sua familia e o poder supremo residiria no CONJUNTO dos patriarcas, um Conselho de “anciãos”, que recebeu muitos nomes: gerúsia, senado, panku, conforme o povo indoeuropeu. Muitas vezes , em associações de tribos especialmente com muito poder, o conselho designava uma diarquia, dois “reis”, onde cada “rex” tinha um papel ligeiramente diferente e ambos considerados sagrados. O que valia para vivos valia para os mortos, e a ordem na Terra, acreditava-se apenas repetia a Ordem no Subterrâneo. Entre o par de deuses indoeuropeus soberanos: Varuna e Mitra. Um era justiceiro terrível, outro compassivo. Um mais ligado à guerra. Outro à produção. Mas ambos deveriam ser ricos, afastados da execução de tarefa militar crua e mais usuários de esperteza e magia. Inicialmente Hermes era bem protótipo do deus com a tributos Mitra, mas quando Hermes contactou o não-indo-europeu Apolo, o par Hermes-Apolo acabou, reembaralhando alguns atributos. Hermes acabou adquirindo atributos obscuros como os de Varuna. E defintivamente Hermes nunca foi um deus-força-da-natureza, mas um deus-força-coletiva-humana, unindo vivos e mortos entre si e uns com os outros.

  39. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 16:02 - Reply

    Segundo o mito, Hermes foi filho de Zeus e sua amante Maia (que significa apenas Mãe em grego) , portanto poderia ser filho de qualquer deusa. Bem ao estilo machista protoindoeuropeu. Muitos eventos do mito de Hermes giram em torno do 4,seu numero sagrado, pois ele superou o tradicional esquema trino dos indoeuropeus. Um de seus apelidos era Trimegisto (três vezes máximo). Ele era bem sucedido 1)em produzir riqueza (as vezes comerciando , as vezes roubando), 2) em combate ( na maioria das vezes, usando velocidade física ou mental e nunca força bruta), 3) nas artes magicas e no dominio do Além. Hermes era o exemplo do que um indoeuropeu deveria ser, começando como pastor de ovelhas,usando rapidez depois pastoreando homens,usando esperteza/lógica enquanto vivia e depois sendo uma alma influente a pastorear outras almas e os vivos da família, usando magia.

  40. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 16:05 - Reply

    Hermes foi filho de Zeus e sua amante Maia (que significa apenas Mãe em grego) , portanto poderia ser filho de qualquer deusa, não importando, bem ao estilo machista protoindoeuropeu. Muitos eventos do mito de Hermes giram em torno do 4,seu numero sagrado, porque ele superou o tradicional esquema trino dos indoeuropeus. Um de seus apelidos era Trimegisto (três vezes máximo). Ele era bem sucedido: 1)em produzir riqueza (as vezes comerciando , as vezes roubando), 2) em combate ( na maioria das vezes, usando velocidade física ou mental e nunca força bruta), 3) nas artes magicas e no dominio do Além. Hermes era o exemplo do que um indoeuropeu deveria ser, começando como pastor de ovelhas,usando rapidez depois pastoreando homens,usando esperteza/lógica, enquanto vivia e depois sendo uma alma influente a pastorear outras almas e os vivos da família, usando magia.

  41. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 16:39 - Reply

    Mal nasceu ainda bebê, desatou os lençois que o prendiam, roubou parte do rebanho que Apolo guardava, atou galhos folhudos aos rabos das ovelhas para apagar o rastro. Enquanto fugia passou por TODA Grecia em poucos dias, sem se perder, mesmo de noite. Ele criou a lira para matar o tempo e sacrificou aos 12 deuses olímpicos quando só havia 11, porque já se considerava um deles. Apolo os apanhou, o bebê negou tudo. Apolo levou Hermes até Zeus. que o forçou a nunca mais mentir. O bebê concordou, mas acrecentou que não havia prometido dizer toda verdade sempre. Apolo se encantou com o bebê. Apolo acabou dando parte de seu rebanho se Hermes lhe desse a lira. Mais tarde Hermes inventou a flauta dupla (siringe), Apolo se encantou com ela e a trocou com ele pelo caduceu ( um cajado dourado com que pastoreava suas ovelhas e em quem posteriormente cobras se enrolaram).Hermes ainda acrecentou asas as duas cobras enroladas. Com estes eventos nota-se porque Hermes era querido por pastores, comerciantes, ladrões, viajantes, músicos. Tanto atar e desatar sem se enrolar, também sinal típico de Hermes ser um deus-bruxo. Produtor de riqueza, vitorioso em conflito(matou os gigantes Hipolito e Argos-de-cem-Olhos), dominador de luz e trevas e caminhos. Se ele começa como deus da Terceira função, rapido chega a Primeira Função. Sua rapidez fisica e mental faz com que seu pai Zeus o designe para as missões mais delicadas. Principalmente como embaixador ao Hades. E por transitar facil pelos planos, Hermes costuma levar os mortos ao Hades, as vezes, os vivos também são guiados por ele. Ele é o próprio Logos, traz as palavras de deus/Zeus e age sempre com lógica! sabe tudo, pode tudo. Após conquista do Egito pelos greco-macedonios de Alexandre o grande, Hermes foi sincretizado ao deus-escriba egipcio Thot. Ele teria escrito o Corpus Hermeticus, o conjunto de textos que se baseia o gnosticismo, que pregava a salvação por meio do conhecimento (Gnose) do que deus/deuses sabem. Todo em linguagem dificil, para que só Inciados entendessem, e daí o termo hermético para coisas de difícil entendimento. Este Hermes bruxo, com conhecimento upgradizado no Egito, é o deus-tutelar da al-quimia a ancestral da Química. A palavra árabe significa “a Negra” ou “a Egípcia”, seu objetivo era não só melhorar os materiais estudados,mas melhorar o espírito do estudioso. E daí para a relação entre alquimia e magia negra foi um pulo. Novamente uma caduceu/pedra Negra/filosofal dentro de um cubo/atanor, e o mito da Fênix/obeliscos/Uróboros estão envolvidos. Afinal sexo é ressurreição.Hermes transita facil da vida para morte e da morte para vida.

  42. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 16:44 - Reply

    Hermes já começa inteligente, mas com o tempo também vai ficando sábio. Como Odin, que preferiu perder um olho físico a ter uma visão onisciente de tudo. Hermes/Mercurio começa luminoso como indiano Ariaman , mas fica cada vez mais sombrio como germano Odin, em contato com a sabedoria do Crescente Fértil (Apolo). Por isto a quarta-feira, o 4, MIERCOLes, MERCRedi, WEDNesday lhe é dedicada.

  43. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 16:59 - Reply

    AFRODITE: A poderosissima deusa é a mais antiga dos Olímpicos, mas mais antigo que ela seria Eros, a força cósmica que atrai tudo a tudo, que, em versões bem mais recentes do mito, se torna filho dela, um garotinho alado, pestinha que tem flechas de Amor e Odio. Enfatizando que o surgimento destas paixões e sofrimentos é involuntário que parece externo a nós. Afrodite é a deusa-mãe-terra de Chipre, a ilha-do-cobre. Ela historicamente evoluiu como Cibele frigia-Kubaba hurrita- Reia cretense-Venusa latina- Freir escandinava da região anatoliana-cretense e das Vênus bundudas do Paleolítico. No Crescente Fértil camitosemitico, onde a agricultura da Anatolia se tornou a superagricultura dos Estados , ela é o pênis do próprio Céu caído no Mar, um motivo que se repete tantas vezes de modo tão específico que pode ter sido originado por uma histórica queda de um meteoro faliforme preto . Em atributos e etmologia , ela se liga a Asherah- Isis-Astarte-Ishtar. Seu número é o cinco. Sua estrela é de cinco pontas (pentagrama de Salomão), mas seu dia é sexto, daí Vendredi, Friday. Com relação a Afroditeter alguma relação com o Demônio, parece ter sido fruto de uma confusão com a tradução de escritos sagrados do grego e aramaico para o latim por S.Hieronimus.

  44. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 17:31 - Reply

    Astronomia no Crescente Fertil era uma Ciencia-Arte bem desenvolvida para auxiliar a agricultura.Notando o movimento mais rápido dos planetas que das estrelas, os habitantes cedo associaram seus deuses-ancestrais do clan, deuses-tutelares da cidade-estado aos planetas e outras coisas que se moviam pelo Céu. O planeta Vênus não era a deusa Vênus-Afrodite na Siria era apenas o filho da Aurora, que por sua vez anunciava a chegada do pai dela, o deus-Sol-El, que por muito tempo foi o deus supremo do panteão. As sucessões de deuses derrubando deuses no dominio do Universo é tipicamente não-indoeuropeia. E pode refletir a quase eterna instabilidade politico-militar entre os clans e Estados na Síria-Mesopotamia, entre era dos sumerios e era dos persas. Segundo o panteão grego, a sucessão de chefoes do Universo era Urano-Krono-Zeus. ISTO por sua vez era baseada na sucessão cananeia El-Mot-Baal Hadad. El antes de ser usurpado por Mot, foi desafiado antes pelo deus-mar Yam e pelo deus-cananeu-planeta-Vênus. O substantivo proprio El com o tempo passou a ser usado como substantivo comum, com significado de deus. Coisa similar, já vimos aconteceu com Diaus/Zeus que virou o substantivo comum theos, deus. Em grego, inimigo, oponente é diabo. Se eu jogo xadrez com Prof Michel, eu sou o diabo dele. O planeta usurpador “Vênus”, trazia a deusa-aurora, a luz matinal, sua mãe. Como aurora em grego é Eos. Quem traz aurora é Eósforo. Em latim fica Lucíforo. Portanto Lucíforo era oponente de El e tentou usurpar o trono do Céu. Foi derrotado e caiu do Céu, mas ele tenta novamente no dia seguinte. Ao pé-da-letra poderia sair uma tradução assim: Lucifero, Diabo, inimigo de deus, tentou usurpar o dominio do Universo e caiu do Céu. A origem do mito queda do anjo rebelde e da associação da deusa com o Mal seria uma desvio de tradução de algum texto de Ugarit. Além disso, Afrodite/Astarte era muito temida por deuses masculinos. Se algum deus-pai queria conquistar corações e mentes , e se manter no topo de um panteão não poderia chegar perto de uma Mãe. Deveria ser pais solteiros, celibatarios.

  45. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 17:51 - Reply

    ARES: Não consta das pinturas de Creta (consta a deusa Enio) ou nos textos em grego grafado em silabário LinearB (o deus Eniálio). Enio na epoca classica passa a ser apenas uma divindade ajudante de Ares. Nem no panteon de Esparta, Ares tinha um papel de destaque. Mas era um deus-tutelar do povo trácio, indoeuropeus que criavam carneiros e era muito contratado como mercenário em várias guerras gregas. Furioso, muito alto, forte e precipitado. Destemido e por isto. meio burro. Ele não é um guerreiro como Atená, Apolo e muito menos Hermes. Combate sempre corpo-a-corpo e despreza armas de disparo (fundas e arco). interessante que os filhos que teve com Afrodite, sejam Fobos e Deimos. Sexo e Violência gerando Medo e o Terror. Todos os seus filhos com mortais são violentos, mas tem fim indigno ou geram familia indigna, como Cadmo. Porque Ares era ancestral do Cadmo, deus-tutelar-heroi local de Ilírios e deTebas, Ares tinha templo lá. E entre ilírios, onde se fazia sacrificio humano a ele. Ares matou, no mito, Adonis, originalmente um deus-planta menor anatoliano, amante de Afrodite, mas seguidores de Possidon enxotaram Ares da Frígia. Curiosamente, entre os 12 olímpicos tradicionais , ele é o único que é filho de Zeus e Hera.

    • marceloo 26 de setembro de 2013 at 20:44 - Reply

      Alguem Poderia Me explicar mas um pouco de Ares ?

  46. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 18:05 - Reply

    HEFAISTO ou Hephestion: Outro deus que guarda algumas surpresas.Significa Que acende fogo ná agua. Parece tipicamente indo-europeu, saído de Agni (tradução o Fogo). Entre protoindoeuropeus, os deuses -forças-da-natureza (Sol, Agua, Fogo, Aurora, Céu) eram relativamente pálidos frente aos deuses familiares e relacionados a tumba(Varuna, Mitra, Ariman, Indra, Nasatyas). O deus-fogo fica no meio deste caminho. Em proto-indoeuropeu há duas series de palavras para fogo:1) Puro-Pyro-Fire, fogo que purifica que tira o metal do minerio, que assa os alimentos aos vivos, que dá luz aos vivos e Agni-Igneo. Agni tinha muitos apelidos. No panteão romano, muito do panteão protoindoeuropeu é melhor conservado que no panteão olimpico com seu contato precoe e intenso com Crescente Fertil. No panteão romano , está Neptuno traduzindo: Senhor Neto. Neto de quem? Senhor de quem? Agni, Neto da Água e Senhor da água. Como a água pode domar o fogo: Somente ao evapora-la, na forja , no forno se não tiver contato direto. Como o fogo pode descender da água. Segundo o mito a Água gerou a Madeira e a Nuvem. A Nuvem gerou o raio que caindo sobre a madeira gerou o Fogo.

  47. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 18:56 - Reply

    Puro era qualquer fogo sagrado, aceso na pira do lar, na lareira da familia, era um deus-Lar, um Mane, um ancestral morto. Agni era um dos Puro. Talvez de uma familia especial- uma família de ferreiros. Quando os humanos, começaram a produzir tanta comida que alguem nao-campones poderia viver sem plantar sua propria comida, que ele poderia tomar seu tempo com outra ocupação, uma das primeiras profissoes a surgir foi o guerreiro profissional. Quando o metal foi descoberto-inventado, outra profissao prestigiada foi o ferreiro, pelo uso pacifico ou guerreiro do metal. O ferreiro passou a ser visto como um deus-criador, um bruxo altamente desejado. O ferreiro era controlador de uma Arte (tecnos), um artista. Outras familias de não-ferreiros respeitarem como deus Agni foi facil. Neptuno italiano- Nectan irlandes- Apam Napat (persa e indiano) portanto originalmente não era deus do mar ou da água, assim como Possidon não era Neptuno. Neptuno era Hefestion!, aquele “acende” a água, quando mergulha a espada em brasa na água. Seu outro apelido senhor do Vulcão= Vulcano. No mito de Hefestion, Hera cansada de Zeus gerar deuses com outras deusas e até mesmo sem ajuda alguma , como foi o caso de Atená, resolve repetir ela mesmo a façanha ao melhor estilo das deusas cretenses (que ela no fundo é). Nasce um bebê tão deformado que a propria mãe rejeita. Não obstante , ele é fascinado pela mãe, e durante uma violenta briga de casal, ele defende Hera contra seu pai Zeus. Zeus o arremessa do Olimpo, caindo na ilha de Lemnos,proxima a Asia, onde se encontram os trabalhos em metal (cobre) mais antigos do mundo Egeu. Lemnos tina um vulcao ativo até a epoca de Alex Magno. Zeus deixa Hefestion mais deformado. Hestion foi casado com Afrodite, rainha da ilha-do-cobre. Hefestion entre outros inventos, fez uma rede invisivel para capturar sua esposa adultera marinha Afrodite. Encaixa bem no papel de metalurgico ser casado com a dona do primeiro metal. Outra versão diz que ele caiu no mar, onde Tetis, deusa marinha, o criou em uma gruta submarina ele ficou 9 anos e inventando a metalurgia. Ele venceu o deus-rio, sacamandro soprando seu bafo de fogo e evaporando-o. Suas ligações com Scamandro,Tetis e Afrodite e o mar odem se encaixar no apelido Neptuno, e sua relação como nós e redes é sinal infalivel de que ele era considerado bruxo. Sua mutilação também aponta-o como uma singularidade, feio por fora, admiravel por dentro. E por seu encantamento (e riqueza) teve sexo com imortais e humanas belissimas. Hefestion também aprendeu a fazer raios com Hecantoquiros e é ele quem abastece seu pai. O vulcão Etna era outro lugar de culto de Hefestion.

  48. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 18:57 - Reply

    No vulcão Etna está aprisionado o monstro Tifão, o último ser divino a tentar desafiar Zeus.

  49. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 19:27 - Reply

    Segundo,o mito após Zeus vencer os Titans , sua vó Gaia, não ficou muito contente com o neto, pelo fato dele prender o pai no Tártaro. Gaia criou os Gigantes, seres que só podiam ser mortos por golpes de deuses e humanos. Alguns herois ajudaram os Olimpianos. gaia então, mordida de raiva originou sozinha o deus Tifão que significa algo como Névoa, algo capaz de cegar ou ensurdecer. Tifão é o deus-Ignorância. É um deus-cobra, com muita similaridade com o deus-cobra Apepi, com deusa-cobra escandinava Iormungandr e o nosso Boitatá. Tifão é o macho de Delfine-Piton, deusa-cobra morta por Apolo.Tifão espantou quase todos os deuses, só Atená (a Razão) e Zeus o encararam. Tifão derrotou e aleijou Zeus. Mas Hermes o resgatou e o recompos. Finalmente Zeus arremessou Tifão na Sicilia e o esmagou com uma montanha. gerando o monte Etna.Lá Hesfestion vigia e atormenta Tifão com a barulheira das bigornas, com seu bafo de fogo e o peso da montanha. O vulcão Etna continua ativo seja pelo bafo de Hesfestion ou pelo de Tifão. Vencer a Ignorancia com Atená, Hermes e o jeitoso Hefestion é bem simbólico.

  50. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 19:36 - Reply

    Hefestion era muito cultuado por um dos clans fundadores de Atenas e era respeitado por artesãos. Em festas dedicadas a Atená, o idolo de hesfestion comparecia como convidado e vice-versa. Platon tinha uma interpretação dele a respeito de Hefestion: Seguindo a lógica do rejeitado por atributo físico, mas naõ pelos atributos mentais, Atená , filosofica, simpatizava com Hefestion, filotecnico, num casamento teoria-pratica que infelizmente não consumou na Grecia uma Revolução Cientifica ou Industrial. Teoria-pratica permaneceram dissociadas no mundo greco-romano. Em muitos aspectos, Hesfestion aposenta o titã Prometeu, dando luz e calor aos humanos. Os atenienses se orgulhavam de serem ligados a Prometeu, Hefestion e Atená. Hefestion, por ser fogo e pela defesa que fez da sua mãe, nunca deixou de ser um deus-Lar. faria um par bonito com Hestia…

  51. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 19:45 - Reply

    Hesfestion por ser mestre na fabircação de correntes , chaves e cadeados, é claro um deus-bruxo. Deuses bruxos evitam usar força fisica na resolução de seus conflitos (teletransporta e paralisa adversario sem toca-lo, como fazem fantasmas) e se tornam deuses-ancestrais soberanos, pelo menos de sua familia.Agem sem agir e demonstram que a Segunda Via: a potencia (poder temporal, força militar) não devem governar Em contrapartida, encadear é a suprema humilhação para um guerreiro, melhor seria morrer, segundo eles. A relação entre magia e fogo também era forte entre medos e persas. MAGO é clan sacerdotal hereditario dos medos era o único a cuidar do Fogo sagrado, manifestação do proprio Aura Mazda. Loki, o deus-fogo escandinavo também é bruxo.

  52. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 19:49 - Reply

    Artista e deformado, Hefestion – Hef (água) + estion(secar) – era o Aleijadinho do Olimpo.

  53. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 22:07 - Reply

    ATENÁ: Certamente não é de origem indoeuropeia. Ela é deusa-oliva, filha da mãe-terra cretense. Em Creta, as sacerdotisas de Atená portam serpentes, amantes e filhos da deusa. A serpente é simbolo fálico obvio que se encaixa bem com uma deusa de fertilidade, mas também simboliza energia, rapidez, flexibilidade. No entanto no mito apos conquista indoeuropeia que fez tudo para diminuir o poder das deusas. Atená é criada não-sexualmente a partir de um pai e é avessa a sexo. Zeus, aconsalhado por seus avós de que sofreria o mesmo destino que seu pai e avô (ser usurpado por um filho legitimo) prefere devorar sua primeira esposa, Metis, a deusa-Prudencia, grávida dele. Dentro do organismo divino de Zeus, ocorre um mistério… Zeus começa uma baita enxaqueca e pede para Hefestion abrir-lhe a cabeça. Hefestion não se fez de rogado. Deve ter lembrado da mutilação que recebeu do pai. A pedido do proprio Zeus, Hesfestion dá uma machadada na cabeça do pai e da meninge rachada de Zeus, surge, vestida, armada e cantando e dançando: Atená!Como já dito o indo-europeu Hefestion e a cretense Atená tinham afinidades, ambos de nascimento virginal etc. Ambos formariam um belo casal. Mas esta Atená classica é avessa a sexo, e luta com Hefestion. Ele ejacula nela, ela se limpa e joga o tecido sujo na Terra de onde brota um deus Erictonio, meio-humanoide e meio-serpente (uma reminiscencia da Atená original ?), que ajudou a fundar Atenas!!
    O nome de Atená é cretense e ainda é mal traduzido, mas tem relação etimológica e de funções com a cananeia Anat, a berbere Tanit e a deusa-tutelar da cidade de Sais na fronteira libio-egipcia, Neith. Deusas guerreiras que salvam seus maridos. Mesmo no mito grego é dito que ela nasceu quando Zeus estava na Líbia.
    No Velho Mundo, os morcegos não simbolizavam os vampiros, porque somente as especies americanas eram hematofagas. O papel de vampiro era deixado com outras aves: corvos e gralhas, que bebiam o sangue e comiam os olhos dos mortos e agonicos em campos de batalha e a coruja, ave que enxerga as Trevas e é predadora. A coruja suporta bem a luz refletida da Lua, mas não é como a águia que suporta a luz direta do Sol, nos olhos. Atená é a deusa-coruja, tem grandes olhos verdes, garços como a coruja, mas nao é a deusa-aguia. Ela é partidária da reflexão e não da intuição. Coruja em latim é Noctua, “a noturna”.Coruja é Glauks em grego, “a brilhante” devido aos seus olhos. Strega é a palavra italiana para bruxa e para coruja. As Sereias originais eram metade-mulheres e metade-aves de rapina, não de peixe. As Erínias, deusas que castigam aqueles que ferem membros da familia, o pior dos crimes em sociedades clãnicas, também parecem aves de rapina.
    Nascida do cerebro do poderoso Zeus, desprovida de intuição feminina e capaz de enxergar as Trevas, Atená de deusa-oliva, Potnia (Senhora) creto-aqueia se tornou a deusa-sabedoria. “Filha” ou a propria Prudência digerida, mas também guerreira alta e terrivel com a lança, Atená cedo foi requisitada para ser a deusa-tutelar de muitas cidades-estado, daí seu apelido grego Poliá , Palas, apesar de ser Virgem e não ser ancestral de ninguem. Atená matou dois Gigantes sozinha. Um deles , ela esmagou atirando toda Sicilia em cima. Ela enfrentou o Boitatá gregoTifão, Zeus seguindo o exemplo da filha, atirou uma montanha sobre Tifão enquanto ele estava na Sicilia.. Como já se disse, ela lutou com Possidon, pelo posto de protetora de Atenas. Posto que também ocupava em Esparta, sobrepujando Ares, no melhor estilo indo-europeu de deus-força-coletiva, deus-ancestral. Assim como as diversas Nossas Senhoras da Igreja catolica atual são todas Maria. Várias Atená (inclusive com mesma titulação de Nossa Senhora – Potnia) existiam em diversas localidades, bem como diversas Nossas Senhoras da Lua (várias Artemis). Como em cada localidade, estas deusas foram chamadas a tomar postos sobre outros deuses-tutelares de familias bem diferentes em continentes diferentes, seus atributos se tornavam muito diferentes.

  54. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 22:33 - Reply

    DEMETER: A bela e triste deusa-terra dos aqueus é uma cópia barata , uma sombra das deusas-Terra indomáveis que encontraram os aqeus quando chegaram a Helade e ao mar. Demeter , nem nome real tem, é apenas a Mãe-terra, esposa domada de Possidon, uma égua mansa. Quando os Olimpicos vencem os Titãs e os 3 grandes sorteiam o Universo. Possidon é premiado com o mar e rouba a esposa de Oceano, Tetis, para ele. E Zeus toma a irmã Demeter como esposa. No mito antigo, Core (nome grego)-Persefone (nome cretense) é filha de Demeter e Possidon. No mito classico, é filha de Zeus de Demeter. A tristeza discreta de Demeter não acaba aí. Hades sequestra a sua filha e a leva para o Subterraneo. Demeter procura por ela por muito tempo até encontra-la. Hades não negocia. Demeter ameaça todos os vivos dizendo que não produzirá mais frutos e todos morrerão de fome. Zeus convence seu irmão a liberar a agora esposa para que viva 6 meses ao ano com a mãe na superfície com os vivos. Apesar de os nômades protoindoeuropeus conceberem a historia como ciclos e os agricultores do Crescente Fertil conceberem a historia do Universo linearmente, foi a sedentarização e o contato dos indoeuropeus que abriram os olhos dos gregos para outros destinos possiveis para a alma, além de ” viver” a pós-morte cobrando comida dos vivos e governando do Subterraneo o crescimento das plantas para os vivos DE SUA FAMILIA, sem guardar relação com o tipo de comportamento que se levava durante a vida. Ao contrario, da religião clânica dos deuses-ancestrais, do fogo-lar, as religiões secretas, centradas nos deuses Dioniso, Demeter e Orfeu, perceberam na reprodução assexuada das plantas a promessa de Imortalidade NA TERRA e de Reencarnação (palingesenesia) das almas. A religião secreta da reencarnação centrada em Demeter-Core dizia que Core voltando a superficie passava a agir como a Mãe, uma nova Demeter capaz de gerar novas Core, sem participação de Zeus ou Possidon ou Hades. Portando um vivo, quando morria perdia seu corpo, mas a sua mesma alma poderia voltar a habitar este mundo com suas dores e prazeres. Pelo carater secreto, fica dificil saber hoje se era objetivo do inciado fazer de tudo para se manter por aqui, entre vivos ou se o objetivo era o oposto (como prega o budismo). Também não se sabe ao certo se o destino da alma, permanecer no Subterraneo, voltar com novo corpo, ou sumir dos dois locais para uma Ilha dos Bem-Aventurados, dos Herois, os Campos Elísios, guardava relação com a ética das atitudes tomadas durante a vida na Terra ou se bastava os rituais da seita para garantir o melhor destino possivel. Esta religião era sedida em Eleusis, cidade dominada por Atenas muito cedo. Pitagoras e Platon concordavam com muitos dos Mistérios Eleusinos.

  55. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 22:49 - Reply

    APOLO: É grande desafio para quem tenta seguir sua evolução histórica. Ele certamente começa não-indoeuropeu, apesar do mito em epoca classica greco-romana garantir que ele nasce na fria Hiperbória (Rússia), onde os primitivos balto-eslavos lhe renderiam culto e onde noites de 6 meses se alternam com dias de seis meses. E daí Apolo inicialmente oscilar entre ser deus-Sol e deus-Lua. Historicamente parece que Apolo era um deus-lobo anatoliano. Filho da deusa-loba Leto, nascido no dia 7 (seu numero sagrado), do m~es da caça ao veado, em Luka (palavra hitita)= Lícia (palavra grega) para Terra dos Lobos. Ligado a noite, a Lua e a predação, tinha cabelos e olhos escuros, pele branca, caçava, com um arco de prata, veados. Com uma fina ironia, Apolo era um deus-pastor de ovelhas. Em Luka viviam indoeuropeus mais antigos que os aqueus, os luvitas, que eram pastores de ovelhas e povos não-indoeuropeus. Como deus indoeuropeu, caçador e pastor, estava ligado a Terceira Função e portanto devia ter um gêmeo irmã (Artemis) e ser o deus-tutlar protetor de seu clan. Como deus não-indoeuropeu, possivelmente era mero cachorrinho, do cortejo de diferentes animais, de sua mãe que deveria ser nada mais nada menos que a poderosa Cibele=Kubaba (hurrita), que tinha templos subterraneos, que abrigavam meteoros negros faliformes.

  56. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 23:42 - Reply

    APOLO, na epoca classica greco-romana ganhou muitos atributos dispares entre si porque ao longo da historia seu culto esmagou muitos outros: deus-rio Ismenio em Tebas, Sminteus, um deus-rato protetor dos celeiros, um deus-golfinho protetor dos marinheiros, Peon , deus-médico dos guerreiros etc. Contra um deus rival , o frio Apolo se deu mal: o irracional Eros que o flechou com a paixão, mas flechou seu objeto de paixão, a ninfa Dafne, com flechas de ódio… Foi deus-ancestral dos Jônios, por gerar o heroi Ion.
    Após a vitória de Zeus sobre os titãs, Apolo adquiriu alguns atributos do Helios,deus-Sol dos aqueus. Ficou loiro, com olhos claros (virou superSanhadim??), seu arco e seu cajado de pastor se tornaram de ouro, e ele passou a pilotar uma biga de cavalos alados todo dia do leste para o oeste. Arqueiros em biga, são a melhor tradução historica da nobreza guerreira dos aqueus.Mas na época aqueia, os textos em Micenas, citam, em linearB, apenas um deus Pean, que canta e dança como guerreiro, Apolo está na Anatolia ainda.
    Depois os seguidores de Apolo devem ter tomado Delfos ( que signfica Útero), onde já existia desde Neolítico, um oraculo da deusa-Terra nos estilo Gaia-Cibele-Afrodite (com estalactite falica e uma sacerdotisa-profetisa) . O mito classico já masculinizado em sec VIII aC diz que Delfos era dominada por Tifão, deus-Ignorancia que se foi para nunca mais voltar (Zeus o matou na Sicilia) e sua fêmea a deusa-cobra Piton ou Delfine, já que era nativa de Delfos e guardava o local. A sacerdotisa original era então chamada de pitonisa. Apolo liquidou a monstra a flechadas de seu arco de prata e golpes de seu cajado dourado.
    Estas duas vitórias (sobre Helios-luz e sobre Piton-escuridão) tornaram Apolo um deus-sol, capaz de dar luz e calor a todos, de ver tudo, de ter intuição e por isso ser justo, defendeu alguns assassinos como Orestes. O deus se colocou contra a “pena de talião” De ser onisciente, inclusive conhecer tudo, inclusive autoconhecimento, tornou-se então capaz de realizar curas (especialmente de doenças psiquicas). Tudo sabe, inclusive o conhecimento do futuro,dominou a Mântica, como Piton fazia. Tornou-se um deus-profeta como o germano Odin. Tornou-se um deus-bruxo-soberano, um bom candidato a sucessor de Zeus, se não fosse tão sabe-tudo. Ele sabe o desprazer que é governar também. Apesr disso apoiou uma tentiva de usurpação de Possidon, esmagada por Zeus. Zeus perdoou Apolo.
    Sua relação com Hermes começou assim que este nasceu, com quem trocou informação e por isto, Apolo se tornou deus-música, controlando a lira e a flauta dupla que o meio-irmão inventou, mas cedendo a Hermes ovelhas e o cajado dourado que Hermes melhorou. segundo mito, arco-iris tem sete cores por causa do deus-Sol Apolo e a musica tem sete notas por causa do deus-musica Apolo.

  57. Klaus do Iate 30 de março de 2013 at 23:52 - Reply

    DIONISO: Deus com nome indo-europeu, mas que já existia em Creta pré-aqueia com nome desconhecido, talvez Zagreu? Dioniso, nome aqueu significa filho do Céu, ou filho de deus, ou mais explicitamente filho de Zeus. A origem do nome Baco não é clara, não aparece antes de seculo VIII aC. O deus latino originalmente se chamava Liber, mas o nome Baco imperou complatamente após helenização dos deuses romanos. Outro apelidos do deus destacam alguns de seus atributos. Yago/iaco significa grito. Brômio é vibrador, trêmulo. Dioniso já começa misterioso no nome…

  58. Klaus do Iate 31 de março de 2013 at 0:28 - Reply

    O culto ao deus-uva Dioniso é muito antigo. Certamente presente na Grecia Aqueia,seu culto era o culto dos campônios nativos e foi perseguido pelas elites governantes aqueias e etruscas do seculo XIV até VIIaC, permanecendo uma seita secreta. O extase provocado por este deus da plebe era uma ameaça a Ordem dos Eupatridas. E o mito reforça estas perseguições históricas. Zeus amou Persefone, gerando Zagreu., podendo se tornar o Quarto chefe supremo do Mundo. Com medo (justificado) de Hera, Zeus mandou Apolo esconder o bebê.Mesmo assim, Hera localizou o bebê, soltou alguns Titãs menores (não fica claro quais), que despadaçaram o bebê divino e o comeram. Zeus fulminou-os com seus raios e no montinho de cinzas, achou um coraçãozinho batendo. Zeus entregou o coração para sua amante, a princesa de Tebas, a humana Sêmele. mas Sêmele pode ter sido uma deusa-terra frigia como Cibele. Sêmele engravidou de Zeus. Hera , não desistiu e se disfarçou de serva (nada surpreendente) da princesa e a induziu a pedir a seu amante que se mostrasse com todo seu esplendor. Semele foi carbonizada, mas o Dioniso fetal resistiu. Zeus resolveu então acabar de gesta-lo na propria coxa. Terminada a gestação, Zeus entregou o filho a Hermes que o entregou a pais adotivos humanos, que foram enlouquecidos por Hera. Zeus salvou a criança, transformando-o em bode, que foi levado para ser criado em uma gruta em monte distante. Esta segunda gestação dentro de Zeus, faz com que Dioniso não seja semideus, mas deus completo. Por outro lado, se ser gestado na cabeça, deixou Atená racional, ser gestado na coxa , deixou Dioniso irracional e sensual. Dioniso no seu exilio montanhês, inventou o vinho.

  59. Klaus do Iate 31 de março de 2013 at 0:39 - Reply

    As familias dos patriarcas eram as unicas com religião válida, portanto as unicas que podiam possuir terras e armas. seus deuses eram os deuses-tutelares da cidades. Uma multidão com nomes que variavam em cada pais, mas que podemos chamar genericamente de plebe foi crescendo. Eram familias de povos vencidos poupados como escravos ou eram descendentes de ramos colaterais dos não-primogênitos ou eram filhos bastardos dos patriarcas. Como Dioniso era um deus da plebe, e não um deus de patriarcas (Atená apesar de mulher, Zeus, Possidon, Apolo, Hermes…), nenhuma cidade foi colocada sob sua proteção.

  60. Klaus do Iate 31 de março de 2013 at 1:06 - Reply

    Mas o comercio estava construindo uma nova elite não baseada em terra e as familias donas de terra com cada vez menos membros, perdidos em guerras com outras poleis (somente os membros da aristocracia podiam ter amras, e portanto morrer e batalhar). A revolução estava pairando. As arsitocracias tiveram de fazer concessoes. O tirano Pisistrates permitiu festas em honra a Dioniso em Atenas, como a comédia (falofória para provocar a fertilidade nos campos, Demeter sorrir) e a tragédia(o canto do bode, cantilenas para induzir o extase durante o sacrificio do bode, animal do deus).Dioniso era o deus-uva e o deus-bode, ambos mortos para alimentar seus seguidores.

  61. Klaus do Iate 31 de março de 2013 at 1:30 - Reply

    A principal festa a Dioniso em Atenas era as Antesterias(significa a festa das Flores), que inciava a primavera e durava 3 dias. No primeiro dia abria-se os vasos que fermentavam as uvas colhidas no outono anterior. No segundo, havia um concurso de beberroes. Dioniso vinha do mar para Atenas, segundo o mito. E por isso, no segundo dia , um barco montado sobre rodas (carro naval) trazia um sacerdote e a estatua do deus segurando uma videira e um touro. Era puxado por satiros. A esposa do arconte-rei de Atenas, entrava no barco com suas servas. O sacerdote punha a mascara do deus após encher a cara de etanol e os dois faziam sexo.Era considerado que Dioniso estava transando com todas as atenienses. No último dia, uma concessão era feita a religião oficial: uma sopa feitas com todas as sementes comestiveis era oeferecida a Hermes representando todos os mortos, os deuses tutelares de todas as familias aristocraticas. Afinal , os mortos dentro do Submundo, governavam a fertilidade para garantir a comida dos vivos, nada mais justo que retribuir.

  62. Klaus do Iate 31 de março de 2013 at 1:46 - Reply

    Durante os três dias (alguma semelhança com o carnaval não é mera coincidencia, os participantes dos festejos, incluindo escravos e as mulheres, podiam se embebedar, cantar, dançar, principalmente á noite e a Luz das tochas, ao som de flautas até cairem desfalecidos. A bebedeira possibilitava sair de si (EXTASE), e Dioniso entrava no teu lugar (ENTUSIASMO=ter um deus dentro de si), podia-se quebrar as barreiras, ultrapassar as proibições, porque era o deus Dioniso que estava agindo. No vinho, a verdade, já diziam os romanos. Como nada era mais reprimido que a mulher em Atenas, todas se transformavam em loucas (maniacas). O touro era despedaçado vivo e devorado com sangue ainda, quente e a carne crua de preferencia se mexendo, pelos entusiasmados (alguma semelhança com farra do boi?)! Dioniso punha os vivos em comunhão com ele e antecipando uma vida aqui e no Além muito diversa da que lhes era oferecida pelos patriarcas. Chega da moderação de Apolo! Agora se nota claramente como Dioniso era subversivo e por isso foi perseguido, ele ofertava uma alternativa. A elite tinha que perseguir Dioniso , tinha que resistir contra toda experiencia religiosa que só possa se efetuar negando-se todo o resto (equilibrio, tradição, personalidade, razão, Estado).

  63. Klaus do Iate 31 de março de 2013 at 1:51 - Reply

    Se por “acaso” as Antesterias lembram o mundano Carnaval. Dioniso lembra muito Jesus. Como todo deus-vegetação, que voluntariamente se entrega, para ser assassinado, esquartejado, comido pelos seus seguidores e renasce, exigindo de seus seguidores desprendimento similar. O mesmo motivo abunda no Crescente Fertil: Dumuzi, Tamuz, Adon, Atis, Dagon, Osiris.

  64. Klaus do Iate 31 de março de 2013 at 1:52 - Reply

    Outro dia falarei sobre HADES.

  65. klaus do Iate 1 de abril de 2013 at 10:16 - Reply

    HADES: pesquisar sobre sua origem não é facil. Seu nome as vezes é traduzido como A-negação IDE- ver em grego. Não-visível, Invisiviel seria um apelido porque segundo o mito, antes do combate com os Titãs: Os três Olimpanos mais poderosos: Zeus, Possidon, Hades, foram armados pelos habilidosos Ciclops com o raio, o tridente e um capacete. Este capacete deixava Hades invisivel. Outro apelido aponta para um atributo de deus da Terceira Via Indoeuropeia: o Pluto (o rico). Após vitória na guerra com Titãs e sorteio do governo do Universo, Hades recebeu o Submundo, de onde surge todas as riquezas: metais e gemas preciosos, e onde as sementes frutificam. Ironicamente também se aplicava ao fato que seu reino era um reino onde o numero de habitantes somente crescia. Confirmando que a crença indoeuropeia e grega originais não admitiam reencarnação. mas Hades e as almas tinam noção que a Verdadeira Vida se passava acima do Submundo. Lá ele achou sua esposa. Raptos de esposa deveriam ser realidade entre protoindoeuropeus, da mesma forma comoroubavam gado. Na época micênica, classica e ainda hoje, o noivo cruza o umbral de sua nova casa carregando a noiva nos braços.

  66. klaus do Iate 1 de abril de 2013 at 10:28 - Reply

    Mitos moldam alguns fatos históricos e o contrario também. Não quero cair em evemerismos ou anacronismos. Mas tenho mais perguntas que respostas a respeito de Hades. Ele não parece um deus-Lar tipico, procurando sua esposa ente os vivos. Hades não parece um Deus Protonidoeuropeu típico formando um par uma irmã gêmea como os Nasátias indianos, ou Friga e Freyr escandinavos ou Apolo e Artemis anatolianos luvitas. Mesmo no panteon grego olimpiano ele fica deslocado. Zeus é melhor fertilizador que ele. Possidon já tinha sido esposo da Terra melhor que ele. Hefestion é melhor fogo subterraneo que ele. Dioniso é um deus-semente macho, se fosse o caso de formar um par-semente com Core, deus-semente femea. Definitivamente ele não é um deus indoeuropeu da Segunda Função destruidor, aparentemente terrivel e cruel como Ares ele não ceifa os vivos, apenas acolhe os mortos, nem mesmo os julga.

  67. klaus do Iate 1 de abril de 2013 at 10:34 - Reply

    Mitos moldam alguns fatos históricos e o contrario também. Não quero cair em evemerismos ou anacronismos. Mas tenho mais perguntas que respostas a respeito de Hades. Ele não parece um deus-Lar tipico, procurando sua esposa ente os vivos. Hades não parece um Deus Protonidoeuropeu típico formando um par uma irmã gêmea como os Nasátias indianos, ou Friga e Freyr escandinavos ou Apolo e Artemis anatolianos luvitas. Mesmo no panteon grego olimpiano ele fica deslocado. Zeus é melhor fertilizador que ele. Possidon já tinha sido esposo da Terra melhor que ele. Hefestion é melhor fogo subterraneo que ele. Dioniso é um deus-semente macho, se fosse o caso de formar um par-semente com Core, deus-semente femea. No papel de ricaço, dono da Cornucópia da Abundãncia está além de Hades, Dioniso. Definitivamente Hades, não é um deus indoeuropeu da Segunda Função destruidor, aparentemente terrivel e cruel como Ares ele não ceifa os vivos, apenas acolhe os mortos, nem mesmo os julga. O nome de Hades era evitado de ser proferido como hoje a palavra câncer, mas hades não era sinônimo de Tanatos, que também era tão temida que seu nome era também evitado.

  68. klaus do Iate 1 de abril de 2013 at 10:43 - Reply

    Hades tampouco é pouco cotado para formar um par Mitra-Varuna com Zeus, especifacamente fazendo papel de Varuna, deus-bruxo, obscuro, noturno, Hermes tem melhor curriculo.
    Os nomes ou imagesn de Hades ou Pluto não aparecem na Creta Minóica , nem entre aqueus! Seria Hades o deus-galo cretense Velgano? Mas nem a etimologia ,nem os atributos sugerem isto.

  69. klaus do Iate 1 de abril de 2013 at 10:47 - Reply

    Segundo o mito, Hades é tranquilo, raramente sai de sua “jurisdição” e pelo contrario tenta repelir ou destruir invasores vivos ao seu domínio, o Submundo também chamado Hades. Não encaixa com perfil ambicioso do anjo rebelde de Yahaweh: Samael, Eosforo, Luciforo.

  70. klaus do Iate 1 de abril de 2013 at 10:59 - Reply

    Na Helade pp dita , hades tinha poucos templos: Elis e Eleusis, onde era parte fundamental do mito de Demeter. O deus-etrusco Aide, é seu correlato exato, tem cão de 3 cabeças e também usa a lança com duas cabeças, como Hades. Formando uma trindade interessante de deuses masculinos com lanças: Zeus-1 ponta, Hades- 2 pontas e Possidon-3 pontas. O problema continua, pois a origem dos etruscos ainda também permanece misteriosa. Muitos apontam a Anatolia, especialmente em torno de Tarso.

  71. klaus do Iate 1 de abril de 2013 at 11:11 - Reply

    Na ordem de nascimento segundo o mito tradicional da epoca classica. Hades é o primogênito, depois viriam Possidon e o caçula Zeus. Em clans indoeuropeus mais violentos, o primeiro filho homem da garota era sacrificado, pois acreditava-se que ele deveria ser devolvido para seu verdadeiro pai, já que ele poderia ser filho de ” um deus” ou seja de uma estripulia da moça antes do hierogamo, ou de uma iniciação com algum sacerdote. E o filho resultante poderia com idade taõ proxima a do pai desafia-lo na disputa pela liderança do clan. Isto era evitado preventivamente. Ou simplesmente o pai o detonava em combate singular. O primogenito esperto não faria isto. Já o caçula poderia facilmente derrotar o velho patriarca em combate e o proprio clan tinha tradições rigorosas a respeito do pai maltratar os meninos nascidos em sua maturidade. Já que estes meninos eram necessarios a sobrevivencia do clan. Este é o motivo onde nos mitos , o caçula costuma suceder ao pai.

  72. klaus do Iate 1 de abril de 2013 at 11:37 - Reply

    Sua biga tem cavalos negros e os animais sacrifcados a ele deveriam ser negros. O filosofo Heraclito de Efeso, acha que ele é Dioniso! Demeter odiaria Hades porque Hades a teria trocado pela filha Core. E Demeter recusa o vinho dado por Dioniso. Estudiosos mais recentes tb concordam com heraclito. Dioniso certamente teve origem asiática anatoliana, isto fecha com o deus-etrusco Aita.
    Os celtas tem um triangulo ligeiramente diferente em torno da Mae-Terra. Dana (Terra)ama Esus (a Morte) e Kernuno (vida). No inverno, Esus está ejaculando sobre Dana, enquanto Kernuno está copulando em seu interior, no verão o oposto. No verão-primavera, os deuses trocam de posição, e a Kernuno-Vida se espalha sobre a Terra, e ele ganha seus chifres ( a noção de chifrudo ser um traído surge daí) , enquanto Esus copula com Dana. Como no passado, o momento onde mulheres jovens saudaveis tinham mais chance de morrer era no parto, Dana está dando chance a Vida se espalhar, cortejando a propria Morte.
    No mito celta, o papel de Esus como Morte personficada está claro. No mito grego, Hades é mais aparentemente um deus redundante.

  73. klaus do Iate 1 de abril de 2013 at 11:41 - Reply

    PERSEFONE é um nome cretense sem tradução confiável, CORE é a palacra grega para a moça. Esta deusa sempre representada jovem é a deusa-semente de trigo. O trigo é o alimento mais importante dos povos mediterraneos, dos sumerios aos romanos. ainda hoje é um produto estrategico na economia mundial. Ele foi a primeira conquista agricola do homem na abençoada Anatolia onde tambem vivia em estado selvgem ,mas prontos para domesticação: 4 dos 5 grandes (vaca, cabra, ovelha, porco). o cavalo nao viva lá ,mas vivia o jumento.

  74. klaus do Iate 1 de abril de 2013 at 11:57 - Reply

    Em Creta minoica, ela é filha de Reia, não importando o pai. Ha a possibilidade de ser produto de partenogenese, nascimento virginal! Entre aqueus, ela é envolvida pelos deuses indoeuropeus, ela é produto do estupro de Possidon-deus-cavalo e de Demeter-égua e irmã de outro deus-cavalo Aria (Ariaman?) Entre dórios em diante ,ela é filha de Zeus e Demeter, os camponeses dórios transava sobre sua terra na epoca de semadura , interpretando o papel destes deuses. Demeter e Perséfone são loiras como o trigo.

  75. klaus do Iate 1 de abril de 2013 at 12:37 - Reply

    O mito de Persefone é o coração dos Misterios de Eleusis. Demeter e Persefone eram mãe e filha muito amigas. Persefone cresceu feliz entre Atená e Artêmis. Um dia colhia flores, quando Zeus pos na borda dum abismo um narciso ou lírio para atrai-la. Zeus já tinha acordado com hades que desajava sexualmente a sobrinha, que iria ajuda-lo. Core se abaixou para pegar a flor, mas a terra se abriu, e Hades surgiu com sua biga, capturou a manina a levou para o abismo, uma entrada para seu mundo. Hecate ouviu o grito e chamou Demeter. As duas procuraram Core. Helios, o Sol que tudo vê, contou tudo que viu. demeter chorou e passou a viver na Terra entre homens jurando não mais volta ao Olimpo se não achasse a filha.

  76. klaus do Iate 1 de abril de 2013 at 12:44 - Reply

    Andou pelo mundo disfarçada e foi ser babá de um principe, amava tanto o menino que resolveu imortaliza-lo pondo ambrosia em sua pele e pondo-o para dormir em chamas sagradas . A rainha, mãe do menino a despediu, e ela se revelou a deusa que era. Lamentou que a mãe interrompera o processo. Demeter trista tentava esquecer a filha , adotando o mero mortal. Enquanto isto a Terra toda perdia a fertilidade e não produzia mais. A fome rondava humanos e animais. Zeus resolveu ajudar Demeter e forçou Hades a devolver Core, Mas Hades já tinha fornecido as sementes doces da romã à força, para Core. Ela não poderia mais partir do Submundo. Zeus, Hades e Demeter chegaram ao acordo que Perséfone viveria 2/3 do ano no Olimpo e 1/3 com seu marido no Submundo.Fechado o acordo, Demeter, tomou Core consigo, mas antes de partir da Terra e subir ao Olimpo ensinou os humanos a plantar o trigo.

  77. klaus do Iate 1 de abril de 2013 at 13:04 - Reply

    O nove era simbolo das Duas Deusas, porque Demeter procurou pela terra Core por nove anos até que resolveu adotar o principe. Acredtava-se por isto na Grecia que um morto se fixaria a terra de sua familia , o que era benvindo 9 dias após sua morte.

    Hades dispara uma cadeia de eventos que altamente benefica a humanidade, primeiro uma deusa olimpíca se dignou a viver entre nós, embora isto causasse fome. Ela quase imortalizou um de nós. Finalmente nos protegeu de novas fomes ensinando-nos a agricultura. E tome simbolismo a semente -Core precisa morrer (descer ao Submundo e deixar de se semente) para gerar mais sementes

  78. klaus do Iate 1 de abril de 2013 at 13:06 - Reply

    Outro dia falo sobre Artemis, esta tem uma evolução que reserva surpresas

  79. klaus do iate 2 de abril de 2013 at 11:02 - Reply

    A Terra dos Lukka, povo aparentado com os luvitas de Arzawa, nunca foram completamente controlados pelos hititas. A terrra dos Lukka na Idade do Ferro passa a ser chamda de Lícia. Luka ou Lícia era assim chamada pelos lobos que abundam nesta região montanhosa caçando os cervos ou cabras selvagenes ou os rebanhos de ovelhase cabras dos humanos. A língua dos lukka é basicamente indoeuropeia ,mas havia muitas plavras não-indoeuropeias. Luka significa Lobo, e assim eram chamados pelos outros povos, eles mesmo se chamvam de “montanheses”. Seu territorio variou muito de tamanho.

  80. klaus do iate 2 de abril de 2013 at 11:09 - Reply

    Em Luka, estava centrado o cult a deusa-Loba, Leto. Leto tb era a deusa-Lua, pelas relações obvias do Lobo com a Lua. Leto era a deusa-ancestral clanica dos Lukka, era também uma versão da deusa-mãe-Terra da Anatolia hurrita, Kubaba (que se tornaria a Cibele Frigia e a Reia Cretense). A deusa-loba pariu com dificuldade dos deuses-gêmeos, filhos do Céu (Zeus?), Apolo e Artemis. Esta historia de uma deusa-loba criando dois gêmeos remete imediatamente Roma, onde Cibele foi muito bem aceita durante as Guerras Punicas. Exatamente porque fazia eco as mais antigas tradicoes religiosas romanas. Este motivo dos gemeos é muito poderoso.

  81. klaus do iate 2 de abril de 2013 at 11:12 - Reply

    Gemeos muito parecidos por fora, tentam se diferenciar um do outro por dentro e sentem-se ameaçados pela competição um com outro pelas mesmas coisas. tendem a ser rivais. Como Romulo e Remo e ter finais miticos tristes.
    Gemeos que não são tão parecidos por fora, tornam-se muito parecidos por dentro nao se sentem ameçados um pelo outro, pelo contrario se tornam muito cumplices e amigos. Artemis e Apolo são exemplos.

  82. klaus do iate 2 de abril de 2013 at 11:20 - Reply

    Apolo e Artemis são no incio mais similares, ambos são arqueiros, vingativos, noturnos, lunares, são lobos, portam arcos de prata, tem cabelos e olhos escuros. Mas enquanto Artemis permanece antisocial, rural, arredia com sexo, vingativa. Apolo se torna solar, loiro , com arco e cajado de prata, oniciente, frio, conforme toma o lugar do deusSol dos aqueus e os poderes da deusa-cobra Piton de Derlfos e toma os atributos de dezenas de outras deuses-lares pela Grecia. A area de atuação de Arttemis cresce também, especilamente em Apasa, capital do Arzawa, mais conhecida tardiamente como Éfeso, ,mas ela não muda muito, toma atributos da deusa-Lua aqueia: Selene, tb conhecida como Leukina (Senhora Branca). Apolo tem muitas paixoes ,mas não se dedica a ninguem. Artemis nem a paixoes se permite. No fundo, eram irmãos que se amavam?

  83. klaus do iate 2 de abril de 2013 at 11:40 - Reply

    Artemis cruzando o céu noturno na biga de Selene, biga prateada com cavalos negros, é o paralelo exato da deusa celta Arianrod (Roda Brilhante). A disparar suas flechas capaz de matar ou ajudar parturientes, enlouquecer ou curar. Helios e selene originais nasceram na HiperBória (extremo norte), ou de modo mais relista na atual Russia, onde balto-eslavos os cultuavam como os gemeos que regem a cada seis meses um (Seis meses de escuridão para Selene e seis meses de verão para Helios). Artemis e Apolo anatolios adquirirem estes poderes.

  84. klaus do iate 2 de abril de 2013 at 12:11 - Reply

    Artemis como a Atená aqueia, já transformada em filha exclusiva da cabeça de Zeus, é inimiga de Afrodite , então como se tornou cultuada na Anatolia e na Grecia como deusa-fecundidade! Como no mito de Demeter-Core, onde a filha se torna mãe, Artemis na Anatolia se torna claramente apenas uma parte de uma poderosa deusa triplice que conquistaria até os celtas no Ocidente: Artemis-Cibele-Hecate. Uma mesma deusa em 3 momentos como Virgem guerreira- como mãe fertil generosa- como velha bruxa. Como Hermes passando pelas três funções indoeuropeias. E também adotando a deusa-mãe não-indoeuropia do Crescente Fértil. Unificando tudo novamente a idéia da Lua: Crescente (Artemis com seu arco), Cheia (Reia-Cibele redunda e fecunda), Minguante-Nova (bruxa com foice de druida a recolher ervas, Lua Negra Lilith do misticismo mesopotamico, capaz de ser ave vampira: gralha). Todas três tem seu cortejo de corça, ursa, javalis, e principalmente lobas e cadelas (senhora dos animais Potnia Theron), todas com arvores as simbolizam: cedro, nogueira. Artemis madura-Reia protege manaciais e rios (a Potâmia), pescadores e suas redes(a Dictinia), gosta de crianças (Pedotropica), protege parturientes. Seu irmão racional e solar não poderia ser tão fertil, o Amor é rirracional e não Logos comedido. E Hecate acentua explicitamente isto quando é esculpida com 3 faces: jovem, mulher feita e anciã. Hecate triplice também era cultuada por celtas (Nimue- Macha- Rigantona ou Brigida-Medb-Morrigan) e latinos (Diana do lago Nemi) , outras deusas triplices existiam dentro do mundo grego com diferentes atributos: 3 Gorgonas, 3 Moiras, 3 Erinias, 3 Horas, algumas foram rebaixadas a não-deusas.

  85. klaus do iate 2 de abril de 2013 at 12:40 - Reply

    A teogonia de hesiodo deixa escapar esta deusa triplice nas entrelihas: Leto, mãe dos gêmeos, era gêmea da deusa-estrela, Astreia. Leto e Astreia eram filhas de Ceos e Febe, que eram esposos e irmãos, da série de Titãs Luminosos. Todos os Titãs eram filhos do Céu e e da Terra Primitivos (Gaia e Urano). Um outro Titã, Crio se casou com Euribia, filha da Terra Primitiva com o Mar. De Crio e Euribia veio Astreu e Perses. Hecate era filha de Perses e Asteria, portanto de uma quarta geração divina paralela a linha dos Olimpianos, SEGUNDO HESIODO. Mas 1) fato de Asteria ser a irmã de Leto e que a ajudou a parir os gemeos, 2) Artemis nasceu primeiro e ajudou a parir os gemeos 3) Hecate se confundir com sua mãe. Dá embasamento paralelo de que Artemis-Reia-Hecate sejan fases da mesma deusa. 4) Hecate era espcialmente venerada em Delos (onde asteria se tornoua propria ilha) 5) Hecate tambémé chamada de a que fere a distancia como Artemis, uma por feitiços outra por flechas.

  86. klaus do iate 2 de abril de 2013 at 12:41 - Reply

    A deusa triplice é como o inconsciente, uma imensa reserva de energia que se deve dominar, para que conceda favores e não se seja dominado pela sua bagunça inerente.

  87. klaus do iate 2 de abril de 2013 at 12:42 - Reply

    Outro dia falo sobre a derradeira divindade: Hestia e os deuses Lares

  88. Klaus do Iate 3 de abril de 2013 at 8:31 - Reply

    HESTIA: Significa lareira. Guarda relação etmologia com Vestia. Hestia é o que restou da religião clânica primitiva, dentro do Olimpo. Associações maiores que a familia: fratrias e tribos não extinguiriam o culto aos deuses-ancestrais e a incorporação de deuses-forças da natureza a lista de ancestrais também não. O inicio da fundação de uma cidade er acender o fogo sagrado dos ancestrais em uma LAREIRA, que emcimava um altar (ARA) que poderia tampar o tumulo do ancestral. Aí estariam seus ossos ou suas cinzas. O edificio que abrigava isto tudo era o pritaneu, na Grecia. Em Roma, era chamado de templo de Vestia.

  89. Klaus do Iate 3 de abril de 2013 at 8:47 - Reply

    O culto aos ancestrais mortos, a divinização do poder humano coletivo está preente em muitas culturas: chineses, nativos americanos, Africa subsaariana. Mas é entre protoindoeuropeus e seus povos derivados que se associava fortemente o ancestral morto ao FOGO. Nestes idiomas há duas series de palavras para fogo, como já vimos: Pyr-fire-puro-pira e Agni-igneo. Sendo o primeiro mais generico, mas pode-se afirmar que originalmente cada morto seria um deus e cada um deles estaria presente no altar da familia, clan, tribo ou cidade-estado na forma de um fogo queimando. Sendo o ancestral mais antigo conhecido ou concebido o mais poderoso para aquele grupo. Este fogo não poderia ser apagado, exceto em dias especiais. Só poderia ser aceso com fricção ou com raios solares, nunca a partir de outro fogo. Não poderia ser visto por não-membros daquele grupo. E se por acaso um forasteiro o visse deveria ser punido. Se por acaso tocasse nele, deveria ser imeditamente admtidio como memebro da familia ou grupo! Adoções eram permitidas e expulsoes também desde que solenemente feitas na presença de Hestia. O casamento era por parte da noiva a renegação ativa dos deuses de seu pai e adoção do fogo de seu marido. Muitos deuses ancestrais-fogo portanto existiam e muitas palvras oderiam descreve-los: Lar (e daí lareira e a palvra atual lar que se confunde com a casa e as pessoas), penate, mane, genio(e daí anjo da guarda) heroi (servo: protetor da familia), daimon, teo ctonio (deus na terra), mane, fogo folego, alma, sopro, espirito. Se a familia não alimentasse o morto ou a familia fosse extinta ou o fogo fosse extinto , a alma indestrutivel do morto, mas faminta ficaria assombrando os vivos na terra como LARVA.

  90. Klaus do Iate 3 de abril de 2013 at 8:59 - Reply

    O fogo era mais que o fogo visivel no altar. Ele ajudava a proteger e a fabricar os alimentos, mas ele também exigia uma parcela da comida. O carater exclusivista do deus-ancestral, protegendo somente seus descendentes , sendo dependentes dele e vice-versa, atrapalhava a formação de associações mais vastas, a incorporação dos deuses-forças da natureza como ancestrais dava brecha aos sincretismos e a formação de grupos mais poderosos. Portanto originalmente Hestia poderia ser um humano vivente que foi idolatrado por seus descendentes, mais tarde poderia ser Zeus, Hermes. Ou mesmo deuses dos povos vencidos: Atená , Reia.. Quando o Olimpo se firmou como uma familia (ainda que divina) eles também necessitaram de um espirito-lar que se indiviualizou como Hestia, substantivo proprio, personificado. Hestia Olimpica era imovel e silenciosa por isto é atriz de poucos mitos. Ela era ninguem e ao mesmo tempo todos os deuses. Hestia permaneceu virgem, apesar de cantadas de seu tio e de seu meio-irmão. Porque o fogo sagrado é puro, assexuado, como os mortos. Preside a fertilidade , quer muitos descendentes, mas não se faz sexo na frente da Lareira Sagrada. O fogo imperecivel não deve se misturar com a carne perecivel , exceto para consumi-la. O fogo sexual é Afrodite ou Hefestion ou Apolo-Helio, não Hestia. Artemis é fertil na sua fease Lua Cheia. Atená não procria porque seu espirito é masculino demais, filha apenas do pai. Racional demais e o Eros é irracional. Por isto Hades também é esteril, embora presida a fertilidade do subsolo com ajuda da Filha da Terra-Persefone. A descendencia de Hades está garantida, seu numero de seguidores só aumenta, porque a religiao protoindoeuropeia original não admite reencarnação.

  91. Klaus do Iate 3 de abril de 2013 at 9:03 - Reply

    Por isso as sacerdotisas da romana Vestia são celibatarias. Elas são cahamdas de Vestais. Uma moça romana da elite enquanto for Vestal não pode ser mãe. Ela pode deixar solenemente de ser vestal e DEPOIS se tornar mãe. Puro vem de Pyr (fogo). O templo de Vestia era o predio mais antigo de Roma porque a associação de tribos que gerou Roma , gerou o predio com a lareira do fogosagrado, do espirito da nova cidade. Vestia era o espirito de Roma, era a deusa eponima da cidade , vestia era a prorpia deusa-Roma.

  92. Klaus do Iate 3 de abril de 2013 at 9:17 - Reply

    RESUMINDO:
    ZEUS: O nome é protoindoeuropeu, mas seus atributos são do deus-chuva-touro dos minoicos.
    HERA: Originariamente deusa-Serva da deusa -rainha-mãe-terra cretense, Reia.
    POSSIDON; Originariamente deus proto-indoeuropeu da segunda função: guerra.desu maximo dos aqueus. Deus-cavalo, do subterraneo, das aguas subterrraneas, fertilizador e esposo da deusa-terra dominada,Demeter. Paraelo historico exato com a conquista aqueia de Helade, Creta e outros locais, banindo a deusa-mãe-terra original e seu filho touro. Com a vitoria dos camponeses dorios, Zeus é colocado no topo do panteão , e Possidon como rei-cliente dele para assuntos marinhos.
    DEMETER: Substituta aqueia para a deusa-terra dos conquistados. Ela é mãe do trigo e ensina aos aqueus como plantar.
    PERSEFONE: Já existia em Creta e Grecia antes dos aqueus chegarem, é a deusa-semente do trigo. Quando os aqeus surgem prefere um nome grego e mais anonimo para esta deusa-filha cretense. Então Persefone vira Core (a Moça)
    ARES: Deus-violencia. Deus da segunda via protoindoeuropeia. Não luta por causas, somente pelo prazer do sangue. Adora forla bruta e combate corpoa corpo. Apesar das desgraças é respeitado como renovador. É orginalmente tracio. Os gregos desde os aqeus preferem, como todo indoeuropeu, diminuir seu poder com um parceiro oposto que variou entre Atená ou Apolo. Mesmo hermes e Hefestion também se afiguram como rivais deuses-da-guerra, mas usando a cabeça e sempre uma certa causa (mesmo que fosse egocentrica)

  93. Klaus do Iate 3 de abril de 2013 at 9:25 - Reply

    HADES: Talvez indo-europeu, seria o parceiro de Zeus no poder, segundo a cosmovisão original protoindoeuropeia, mas não cehgou a Grecia pelos aqueus e sim por ideneuropeus asiaticos aparentado com etruscos. É eclipsado em muitas funções por Hermes. É relativamente recente porque as almas dos mortos eram cada uma um deus familiar poderoso antes de se admtir que poderia existir um deus que os arrebanhasse no Submundo. Os germanos foram um povo proximo dos gregos, mas entre germanos Zeus-Tiuz foi eclipsado e o esperto Odin-Hermes foi o preferido.
    HESTIA; Era o fogo sagrado de todos os ancestrais. Incialmente cada morto era o deus de sua familia repreesentado pelo fogo no altar de cada familia protoindoeuropeia, como no Egito pre-dinastico, o clima permtitia a veneraçao da mumia natural como deus-ancestral também. Com o tempo, Hestia passou a reprsentar todos os deuses da terceira função. E finalmente com a formção do Olimpo, ela se restringiu a ser o fogo-lar da familia olimpica, como Vestia era o fogo-lar o espirito de Roma.

  94. Klaus do Iate 3 de abril de 2013 at 9:37 - Reply

    APOLO: Surge como um deus mksto indoeuropeu (gemeo de terceira função) e não-indoeuropeu filho-lobo da deusa-terra-mae dos lícios na Asia., protetor de caçadores e pastores. Depois por força de vencer os cultos de Helios e Piton, se torna o Deus-Sol, fertilizador, que tudo ve tudo sabe, justo comedido, profeta, curador, autoconhecedor, racional. Com sua relação com hermes se filia a musica. Depois derrotando varios outros cultos adquirie mais poderes.
    ARTEMIS: Gemea de APOLO, mantem-se mais como era originalemente, morena, lunar, vingativa, caçadora. Mas ela é apenas uma fase da deusa-lua. Depois se torna Lua-Cheia-Reia-Cibele , ultrafertil e generosa, e depois uma velha bruxa obscura Hecate, a Lua Negra-Nova. Sempre se mantem lunar e cercada de animais.
    HERMES: Começa como deusnacional dos protoindoeuropeus, ligado a Terceira função e a segunda como ajudante de Mitra. Deus-pastor, desu-ladrão, deus-vento. Por seu contato fecundo com APOLO se torna muito poderoso. Adquire mais rebanhos e o caduceu, adquire magia. rapido também com a mente derrota muitos inimigos. Se torna pastor de almas tambéme deus-tutelar da Quimica primitiva. APOLO-HERMES repetem o par primitivo MITRA-VARUNA

  95. Klaus do Iate 3 de abril de 2013 at 11:19 - Reply

    Hefestion- Deus igneo, Neptuno original, senhor das ilhas vulcanicas, corpo fraco e feio, mente genial, exteriorizado em suas belas obras. Fogo que apaga água. Deus-ferreiro. Deus-subterraneo. Indoeuropeu, mas vindo de anatolios indoeuropeus, e chegando ao mundo grego por Lemnos. Faz um par interessante com Atená, ambos surgidos sem sexo, um teorico, outro pratico. Mas como ocorreu historiacamente coma sociedade escravocrata greco-romana a teoria não quis saber de se msiturar com a pratica. Uma mistura de Aleijadinho e Leonardo da Vinci. Sua singulardade já apontava para sua divindade. É comum que deuses bruxos-soberanos indoeuropeus formem um par de caolho-maneta, um par mentor-executor

  96. klaus do iate 3 de abril de 2013 at 13:28 - Reply

    HESTIA: Significa Lareira. Onde queimava o fogo sagrado que só pdia ser apagado em certos dias especiais e só podia ser aceso em madeira sagrada, por atrito ou raios solares e jamais por outro fogo. Hestia é a unificação de todos os milhares de deuses-ancestrais de cada clan indoeuropeu. Conforme o clan eram chamados de mane, genio (especie de anjo da guarda), penate, Lar (e daí lareira), heroi (já vimos significa servo protetor), espirito, alma do morto, sopro, agni, puro, teo ctonio (deus na terra). O fogo familiar era o deus-ancestral morto. Nao podia ser visto por gente de fora do grupo. Se por acaso um estranho o tocasse, o estranho deveria ser adotado involuntariamente pela familia. O morto, representado por aquele fogo deveria ser o ancestral mais antigo e portanto mais poderoso. O culto aquele acestral admitia gente de fora por adoção, como uqando uma jovem casava, mas ela tinha que renegar o fogo-lar do pai e adorar o acestral do marido. Quando os deuses olimpicos passaram a ser encarados como uma familia, eles também tiveram o seu fogo-Lar, na forma da deusa Hestia, que era silenciosa e não se movia. Por isso existem poucos mitos relacioandos a ela.

  97. klaus do iate 3 de abril de 2013 at 13:30 - Reply

    Quando os clans precisaram se unir em formações mais amplas, um ancestral em comum era inventado, geralmente aproveitando um deus-força da natureza como ancestral desta nova união. Deuses ancestrais eram muito exclusivistas, admtindo de bom grado somente a doração de sua familia. Deusses forças da natureza tinham seu poder reconhecido por mais gente e podia unir melhor clans diferentes.

  98. klaus do iate 3 de abril de 2013 at 13:36 - Reply

    AFRODITE siginfica espuma, espuma de onde saiu após o Pênis do Céu ter sido arrancado e lançado ao mar. Esta deusa era originaria do mundo camitosemitico, é a olímpica com menos influencia indoeuropeia. Seu culto é o típico da grande-mãe-deusa-terra com acrescimo de que talves tenha começado com o episodio historico de um metoro faliforme caído no mar. Com os aqeus conquistando territorios onde grandes mães eram “ativas demais”, deusa como Reia foram lançados ao último plano, mas como demeter encantava menos (femeas subimissas nao empolgam ninguem), , ao conquistar Chipre, os aqueus adotaram Afrodite que é a Aset egipcia, a Astarte cananeia , a Ishtar babilonia.

  99. Klaus do Iate 12 de abril de 2013 at 12:28 - Reply

    Seu dia sagrado era a sexta-feira, daí os nomes do dia em diversos idiomas se referir a ela ou versões dela. Os templos de Afrodite tinham a instituição da prostituição sagrada (As hierodoulas) , pelo menos em Babilônia , Chipre e Grecia. Egito (templos de Aset/isis) desconheço. Já falamos disso no artigo do Historia Digital a respeito da história da sexualidade.

  100. Artemis 18 de abril de 2013 at 13:56 - Reply

    Eu amooooo God of War!!! É um dos meus jogos prediletos.

  101. klaus do Iate 19 de abril de 2013 at 10:21 - Reply

    Eu também, mesmo deformando o mito grego original. Mas afinal versões alternativas são o pulmão do mito como disse o prof Junito Brandão.

  102. Virginia Pereira 29 de abril de 2013 at 8:31 - Reply

    Eu também adoro o jogo god of war, mas nunca tinha ouvido falar em certos deuses que estão aqui

  103. panda 29 de abril de 2013 at 11:07 - Reply

    muita imitação de God of War 3!!!

  104. luciana 30 de abril de 2013 at 20:59 - Reply

    eu gosto muito da Grécia, e sei tudo sobre os deuses gregos

  105. eros 10 de maio de 2013 at 16:25 - Reply

    já conhecia esses deuses mas gostei de ver,já li a série percy jackson inteira (e a continuação também é muito massa) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkgostei da cara de hefesto no god of war kkkkkkk no percy j. ele é mais bonito

  106. eros 10 de maio de 2013 at 16:26 - Reply

    eu acho kkkkk

  107. Lucas Candeo 13 de maio de 2013 at 15:41 - Reply

    Professor algumas imagens são de God Of War não são?????

  108. andressa 15 de maio de 2013 at 20:28 - Reply

    Eu adoro mitologia principalmete afrodite deusa da beleza no trabalho de artes eu ia faze a personagem do atemis

  109. welington 15 de maio de 2013 at 23:02 - Reply

    foda Afrodite que eu mas gostei

  110. Evelyn 20 de maio de 2013 at 17:19 - Reply

    amei exatamente oq eu queria pro meu trabalho

  111. vitoria 21 de maio de 2013 at 17:28 - Reply

    adoorei

  112. iara 22 de maio de 2013 at 13:48 - Reply

    eu estou esdudando isso na escola!

    • Thi 7 de julho de 2018 at 14:21 - Reply

      Porque hades não aparece ele é um dos três grandes !

  113. ka 27 de maio de 2013 at 8:36 - Reply

    gatos to apx

  114. edylaine 27 de maio de 2013 at 19:05 - Reply

    esses deuse sao cabulaso e eu fui fazer um trabalho e me amarrei

  115. Higor 3 de junho de 2013 at 22:16 - Reply

    Tipo Tiraram Imagens de God Of War kk’ Mas o “Kratos” Não é um Deus ?

  116. leo 4 de junho de 2013 at 17:05 - Reply

    gente em primeiro caso kratos nunca sera um deus pois eles sao imortais, segundo caso nao e nessesario hera ser deusa do matrimonio ou lar pois hestia ja tem esse trabalho terceiro caso as imagens do god of war sao muito feias coloca unas melhores!!

  117. joao 4 de junho de 2013 at 21:52 - Reply

    conlicença mais porque não foram citados os outros deuses assim como hades

  118. carol 4 de junho de 2013 at 22:36 - Reply

    gostei muito

  119. carol 4 de junho de 2013 at 22:36 - Reply

    gostei muito

  120. carol 4 de junho de 2013 at 22:37 - Reply

    foi legal pequisar aq

  121. julia 8 de junho de 2013 at 14:01 - Reply

    esta errada poseidon é filho do mei é hades o mais velho

  122. julia 8 de junho de 2013 at 14:05 - Reply

    na verdade gaia (terra) o avisou que se tivesse filhos com a prima eles o derrubariam e acabariam com a paz no univeso.

  123. julia 8 de junho de 2013 at 14:09 - Reply

    afrodite (vênus) é casada com hefesto (vulcano) mas é apaixonada por ares (marte).

  124. julia 8 de junho de 2013 at 14:14 - Reply

    esta tudo errado nesse site .

  125. Pedro 11 de junho de 2013 at 19:24 - Reply

    Ótima explicação sobre os 12 Deus da Mitologia Grega, Me Ajudou demais ao Fazer meu Trabalho !! :’D

  126. jean 12 de junho de 2013 at 17:04 - Reply

    muito loko
    aprendi de +

  127. jorge alexandre 17 de junho de 2013 at 15:25 - Reply

    mt show gostei d+++ xD

  128. Marcele 25 de junho de 2013 at 10:26 - Reply

    Eu gostei muito de descobrir sobre esses deuses,descobri coisas que eu nunca imaginava adorei esse site.

  129. giovana 26 de junho de 2013 at 13:00 - Reply

    isso e otimo para trabalhos de escola kkkkk adorei nota 10

  130. amanda 4 de julho de 2013 at 20:53 - Reply

    me ajudou muito em uma pesquisa da escola !!!

  131. rubens 5 de julho de 2013 at 15:27 - Reply

    esses deuses (a) tao mais para poderosos

  132. andrios 7 de julho de 2013 at 23:15 - Reply

    pq nao tem hades,adonis,asclepio,cronos,eros,helio,as ninfas,pã,prometeu,réia,os titans e urano?eu preciso saber sobre eles, pra um trabalho de religiao e se for possível falar resumidamente 😛

  133. Gustavo Barbosa 10 de julho de 2013 at 16:44 - Reply

    Faltou Hades o deus do submundo

  134. rogerio 14 de julho de 2013 at 22:16 - Reply

    falta hades

  135. Jack 15 de julho de 2013 at 17:19 - Reply

    E Zavib, não meteram o Deus Zavib, um dos filhos de Zeus e de Hera, herdeiro do trono do pai!

  136. João Pedro 16 de julho de 2013 at 9:57 - Reply

    Realmente, e o Deus Zavib, o Deus que adora os animais e que quando for adulto vai ter direito a todos os poderes que existem no Olimpo!

    • Michel Goulart 16 de julho de 2013 at 17:35 - Reply

      Parece um nome árabe, não grego. Procurei referência a esse deus e não encontrei nenhuma. Qual a fonte?

  137. Rui Afonso 16 de julho de 2013 at 10:01 - Reply

    Esse Deus (Zavib) não é aquele que originou a lenda

  138. Jack 16 de julho de 2013 at 10:05 - Reply

    E o Deus Zavib? Um dos filho (o mais velho) de Zeus e Hera, herdeiro do trono do seu pai!

  139. Jack 16 de julho de 2013 at 10:06 - Reply

    O que originou a lenda das colunas de ouro.

  140. João Pedro 16 de julho de 2013 at 10:09 - Reply

    Esse Deus (Zavib), não é o que adora animais e o que quando for adulto vai ter direito a todos os poderes que existem no Olimpo?

  141. Jack 16 de julho de 2013 at 10:10 - Reply

    É, é esse Deus.

  142. Jack 16 de julho de 2013 at 10:15 - Reply

    Porque é que falte esse deus?

  143. Jack 16 de julho de 2013 at 10:16 - Reply

    Ele adora animais e vai herdar todos os poderes que existem no olimpo…

  144. germano 17 de julho de 2013 at 15:40 - Reply

    muito bom

  145. taillan 24 de julho de 2013 at 16:18 - Reply

    eu viajo nos deuses gregos

  146. taillan 24 de julho de 2013 at 16:21 - Reply

    olá gente da história digital

  147. taillan 24 de julho de 2013 at 16:58 - Reply

    tchau gente boa

  148. Juliane 1 de agosto de 2013 at 18:11 - Reply

    adorei o site eu adoro saber sobre a mitologia grega!!

  149. gabriela alves ribeiro 3 de agosto de 2013 at 23:17 - Reply

    amo mitologia grega principalmente a medusa e afrodite

  150. gabriela alves ribeiro 3 de agosto de 2013 at 23:22 - Reply

    aprendi a gosta de mitologia com meu professor amo ,medusa;

  151. gabriela alves ribeiro 3 de agosto de 2013 at 23:23 - Reply

    minha paixão e amitologia grega e fascinante.

  152. gabriela alves ribeiro 3 de agosto de 2013 at 23:24 - Reply

    o falto e que e historico por isso me chamou a atenção galera

  153. gabriela alves ribeiro 3 de agosto de 2013 at 23:26 - Reply

    adorei achar o sate posso me espresar pra falar de mitologia grega estou amando

  154. gabriela alves ribeiro 3 de agosto de 2013 at 23:29 - Reply

    adoro os comentarios sobre mitologia grega

  155. gabriela alves ribeiro 3 de agosto de 2013 at 23:40 - Reply

    bay galera da mitologia grega adorei postar comentarios pra voces ;BEIJOS

  156. GABRIELA 3 de agosto de 2013 at 23:55 - Reply

    COMECEI A GOSTAR DE MITOLOGIA APARTI DO MOMENTO QUE MEU PROFESSOR LEU A HISTORIA MINOTAURO FIQUEI ENCANTADA POR ISSO AMEI TODOS OS COMENTARIOS BAY LINDOS [A]. BEIJOS;;;;;

  157. geovanna 5 de agosto de 2013 at 13:54 - Reply

    que coisa mais ruim este saite

  158. Leticia 6 de agosto de 2013 at 20:55 - Reply

    Eu amo a mitologia grega des de que li todos os livros dopercy jackson sei quase tudo sobre isso mas se vc puder me fale a historia de calipso e mais sobre afrodite ,atena,apolo,artemis e

  159. Leticia 6 de agosto de 2013 at 20:58 - Reply

    Teseu

  160. gisnayra 7 de agosto de 2013 at 20:23 - Reply

    adorei muuito bom eensina bem sobre os deuses

  161. geovanna 11 de agosto de 2013 at 21:55 - Reply

    muito ruim

  162. Luiz Artur Piazzoli 16 de agosto de 2013 at 9:30 - Reply

    Cara muito bom isso!
    Só que eu queria ver a fotos dos deuses menores também, tipo de Héstia, de Nêmesis, de Íris, de Tênatos, de Hécate, de Hebe, das Parcas, de Fobos, de Mobos, de Bóreas, de Zéfiro, de Notus, de Eurus, de Éolo, de Mnemosine, de Pã, de Hades, de Perséfone, de Hipnos, de Morfeu.

  163. Viiiiick 19 de agosto de 2013 at 20:05 - Reply

    Quais são os meses em que esses Deuses “Nasceram” e tiveram seus filhos? Os mais famosos que se tornaram Heróis

  164. Ana Luiza Alves 21 de agosto de 2013 at 14:57 - Reply

    Nao sei pra q tenho q fazer esse trabalho
    afinal n vai mudar minha vida em nada

  165. iuny 23 de agosto de 2013 at 11:12 - Reply

    amei os deuses e deusas vou emprimir tudinho

  166. iuny 23 de agosto de 2013 at 11:14 - Reply

    amei tudo isso vai dar um trabalho de escola otimo

  167. Ricciely Ananda 26 de agosto de 2013 at 14:13 - Reply

    legal gostei bastante ajudou muito para um trabalho de escola

  168. kelly 26 de agosto de 2013 at 19:14 - Reply

    oi zeus tudo bem kellynunesdosanjos@hotmail.com esse é meu email ta não vou dar a minha senha

  169. bianca 26 de agosto de 2013 at 20:14 - Reply

    amei essas fotos!!! achei super interessante

  170. gm1005 28 de agosto de 2013 at 20:10 - Reply

    puts só tem God Of War nossa a maioria kkkkkkkkkkkk

  171. Klaus do Iate 30 de agosto de 2013 at 0:55 - Reply

    Andei lendo Helenismo do A Toynbee. Ele acrescenta que a adoração a Demeter e a Dioniso era mesmo pre-indoeuropeia (antes da conquista aqueia) e apos conquista seus cultos nao foram extintos e seguiu subterraneamente como deuses dos excluidos do escravo, da mulher e do campones pobre. Deuses que satisfaziam os mortais e cobravam menos deles que os deuses -poder humano coletivo. Daí também o medo que despertavam nos eupatridas e patricios, que os taxavam de estrangeiros (apontava -se para uma origem tracia para Dioniso) e Demeter , nem era o nome original da deusa. Este nome significava apenas “deusa-mãe”. Quando tais deuses eram, na verdade, já cultuados antes dos clans conquistarem a Grecia, Creta ou a Italia! Os deuses familiares dos eupatridas e patricios que eram estrangeiros! Alias Dioniso pode ser o Zeus-Veiove cretense (sem mistura com o Zeus-aguia indoeuropeu)! Como já disse, Dioniso vinha do mar (de Creta?) para o “carnaval ateniense”, a Antesteria, onde uva e touro , simbolos de Dioniso eram comidos! Em Delfos eram adorados 3 deuses: a deusa-Terra (Gaia) , Apolo vencedor de Piton-Delfina e Dioniso (alias o extase da pitonisa tem mais relação com Dioniso que com o frio e racional Apolo. Dioniso é um nome sem etimologia definida, pode ser Filho de Deus-Céu ou deus-céu-filho.

  172. Klaus do Iate 30 de agosto de 2013 at 1:22 - Reply

    Prof Michel, este deus Zavib é maior caô. Entre os filhos legitimos de Zeus, ele não está. Entre os filhos legitimos, abundam Deusas e o deus mais velho, fruto dos dois é Ares. A maioria dos deuses masculinos, filhos de Zeus, são dele com amante, filhos ilegitimos. O deus que possivelmente derrubaria Zeus do trono do Universo, era filho dele com Metis, primeira esposa legitima de Zeus. Zeus, avisado disso, evita a usurpação, como seu pai Krono fazia. Zeus devora Metis (no sentido nutricional do termo). Acabou que da cabeça de Zeus, saindo a sábia Atená, filhinha do papai, mas sem chance de ser usurpadora.Métis foi a primeira esposa legitima de Zeus. Gozado que Metis significa astúcia, mas ela foi devorada por Zeus por obra de astúcia dele.

  173. Klaus do Iate 30 de agosto de 2013 at 1:37 - Reply

    Quanto ao deus que sucederia Zeus no trono do mundo, alguns mitos apontam que Zeus tinha planos para deixar Dioniso reinar. Esta crença só assustava mais ainda os eupatridas e patricios. Por que não Apolo, “deus nacional” ? Ou mesmo Hermes? Esta crença também foi aproveitada pelos primeiros missionários cristãos. Bem como a ideia da ressurreição do filho de Deus após muito sofrimento. Semelhanças entre Dioniso e Jesus não são fortuitas. Outro filho de deus que ralou muito, morreu em autosacrificio e se tornou deus inteiro foi Herakles, outro precursor de Jesus na mente dos helenos.

  174. rafaela 4 de setembro de 2013 at 22:32 - Reply

    Adorei todos os deuses to estudando isso em história e precisava faze 12 deuses numa folha copiei todos e vô me dá bem!
    A foto da Afrodite tava bem representa naquela foto não prestei muita atenção nos outros mas para bens para quem monto este email !!!!!

  175. kkkk 5 de setembro de 2013 at 8:31 - Reply

    muito legal estes deuses mais alguns nao min enprencionou

  176. Cleyton Pereira de Oliveira 5 de setembro de 2013 at 11:06 - Reply

    Eu aprendi um pouco mais sobre os Deus Gregos.

  177. leonardo 6 de setembro de 2013 at 8:55 - Reply

    putz peguei o link e passei pro face pros preguiçosos q não conseguiam achar.po parabens tirei nota maxima nessa coisaaaaa

  178. Táah 10 de setembro de 2013 at 22:12 - Reply

    Gosto de mitologia grega , alias isto me ajudou bastante no meu trabalho de história sobre a mitologia grega ! Obrigada

  179. jose 16 de setembro de 2013 at 9:09 - Reply

    isso tudo e bobagem pq eu vo qere aprende sobre uns caras q ja morreram ou se eles existem msm pq agnt n ve eles ou obtem algm sinal q eles existam??????

  180. jose 17 de setembro de 2013 at 11:21 - Reply

    claro que ja morrera algm ja os viu alguma vez???? vc ja os viu???? acho q nao ne!!!!

  181. Amalia 18 de setembro de 2013 at 13:17 - Reply

    Nossa que legal esse site me ajudou muito na tarefa de segunda feira .Obrigada por quem criou esse blog parabens mesmo !

  182. josé 19 de setembro de 2013 at 8:09 - Reply

    ????? por q não mi respondeu professor??? voce ja viu algum deles por acaso??

  183. joão pedro 19 de setembro de 2013 at 18:36 - Reply

    cade ades não é mai um deus por acaso

  184. maria eduarda 19 de setembro de 2013 at 22:21 - Reply

    amei deusas e deuses otimos conhecimentos para meu trabalho de historia

  185. Ya 20 de setembro de 2013 at 0:34 - Reply

    Só acho que faltou Hades !

  186. josé 20 de setembro de 2013 at 16:44 - Reply

    e professor n vai mi responde????

  187. Thaís 22 de setembro de 2013 at 15:41 - Reply

    Gostei do site, me ajudou bastante no trabalho de mitologia!!! 😉

  188. camile 23 de setembro de 2013 at 9:46 - Reply

    eu usei esse sait pra fazer a liçao de historia afffs ….

  189. Ariadne 23 de setembro de 2013 at 21:39 - Reply

    Gostei desse Site,Achei bem legal e ajudou muito no meu trabalho de Historia,os outros sites falam tudo coisas idiotas tipo besteira nada com nada tudo mentira…… Amei esse Site …. <3 <3 <3

  190. Ariadne 23 de setembro de 2013 at 21:42 - Reply

    Valeu Criador Do Site Ajudou Bastante

  191. milena 24 de setembro de 2013 at 14:46 - Reply

    Ta faltandoo hades .
    ele tbm e um deus – do mundo inferior . e ele tbm e filho de cronos

  192. myllena 25 de setembro de 2013 at 20:59 - Reply

    muito daora

  193. myllena 25 de setembro de 2013 at 21:45 - Reply

    maneiro macimo

  194. Ramses 26 de setembro de 2013 at 18:24 - Reply

    prof michel vc sabe alguma coisa sobre briareu dos equatonquiro (nao sei se escreve assim ) mais se souber posta um topico no blog sobre ele ?
    Ele foi citado no God Of War Acesion
    Tenho mta curiosidade sobre ele

  195. Giulia 29 de setembro de 2013 at 13:36 - Reply

    Gostei,estou estudando a Grécia e os deuses.

  196. Leandro 30 de setembro de 2013 at 12:05 - Reply

    WOW vc tirou as imagens do God Of War III mas ajudou bastante valeu

  197. luana 30 de setembro de 2013 at 13:44 - Reply

    eu gostei sou do 6 ano e meu professor de história ta pedindo trabalho sobre amitologia,grécia etc. e também prova e perguntando exemplos, eu gostei muito aprendi varias coisas.

  198. carol 1 de outubro de 2013 at 14:58 - Reply

    olha os deuzes do olimpo são 14 vc colocou apenas 12 isso eu achei incorreto

  199. gabrielle 2 de outubro de 2013 at 10:32 - Reply

    nossa esses deus sao demais ainda bem no no good worfor n tem os ouros deuses se n ia ficar sem graça……………kkkkkkkkkkkkkkkkk

  200. denilson 3 de outubro de 2013 at 8:29 - Reply

    nossa esses deus sao denais

  201. carolina 3 de outubro de 2013 at 11:41 - Reply

    vcs naum tem bibliografia hÃ

  202. carolina 3 de outubro de 2013 at 11:42 - Reply

    desculpe n axei nada mais coloquem mais visivel

  203. Klaus do Iate 3 de outubro de 2013 at 20:49 - Reply

    José, somente as coisas que vc consegue ver existem? Coisas que nao nasceram, morreram? Coisas que nao tem existencia material, nao existem? E o ódio? E o amor?

    Uma lista completa de deuses gregos dá muito mais de14. Mestre Michel pôs apenas a lista mais consensual de moradores do Olimpo.

    Briareu dos Hequatonquiro
    Dentro dos seres imortais criados pela Primeira geração divina, segundo Hesiodo estao umas divindades do tipo força da Natureza, cujo formato se afasta bem do formato humano, logo nao são antropomorficos, chamados Hecatonquiros (Hekato=100 kiro=mão) com cem braços. Krono, lider dos Titãs, os aprisionou. Zeus procurando apoio para lutar contra os Titãs, soltou os Hecatonquiros que, gratos, lutaram do seu lado e o ensinaram a disparar raios. Briareu era um dos Hecatonquiros.

  204. FABIANA 6 de outubro de 2013 at 18:06 - Reply

    VAI ME AJUFAR PARA O MEU TRABALHO

  205. thayna 9 de outubro de 2013 at 12:44 - Reply

    lol como eu queria ver como era nas antigas parece ser bem legal a histórias

  206. anne carvalho forfun 9 de outubro de 2013 at 18:57 - Reply

    adorei todas as coisas que estão ai são tudo tão intereçante

  207. cris 10 de outubro de 2013 at 12:13 - Reply

    adogoooo!!!!!!!!!!

  208. fernanda 11 de outubro de 2013 at 9:26 - Reply

    ameeeeeeeeeeeeeeei muito bom

  209. gleyce 13 de outubro de 2013 at 9:51 - Reply

    eu gostei muito achei otimo

  210. Milene 15 de outubro de 2013 at 15:38 - Reply

    Adorei, as fotos são muito legais! A escrita é bem explicativa . Adorei,amei, é muito bom!

  211. izabel 15 de outubro de 2013 at 18:54 - Reply

    adorei eu achei muito legal

  212. herest 16 de outubro de 2013 at 20:03 - Reply

    Hefesto decobril que Afrodite traia ele

  213. herest 16 de outubro de 2013 at 20:20 - Reply

    Hefesto decobril que Afrodite traia ele?

  214. thay novaes 19 de outubro de 2013 at 20:21 - Reply

    vei muito legall isso eu amuu muitos a mitologia grega é muito interessante!!!!

  215. geovana 22 de outubro de 2013 at 18:42 - Reply

    legal

  216. Luiza Giusti 22 de outubro de 2013 at 20:16 - Reply

    A-M-E-I Sou viciada em Mitologia,e isso é demais!

  217. mitoliogia 23 de outubro de 2013 at 16:32 - Reply

    cade hades ai no texto ?

  218. caio 23 de outubro de 2013 at 18:57 - Reply

    🙂

  219. LIRIEL 25 de outubro de 2013 at 14:28 - Reply

    GOSTEII

  220. thiago 29 de outubro de 2013 at 21:43 - Reply

    se zeus perder o se trono o q vai acontecer ele pode morer

  221. erik 30 de outubro de 2013 at 18:24 - Reply

    gostei

  222. kimberly 31 de outubro de 2013 at 9:11 - Reply

    será que os deuses exstirão mesmo…e os semi-deuses ?

  223. giuliana 2 de novembro de 2013 at 17:01 - Reply

    cara vc usou os deuses do meu game favorito do meu ps3 o god of war

  224. mayara 3 de novembro de 2013 at 10:38 - Reply

    e odisseia ??????

  225. mirna 4 de novembro de 2013 at 14:25 - Reply

    gostei

  226. Thais Samily 6 de novembro de 2013 at 7:25 - Reply

    Legal esta pagina mais é muita coisa para copiar …. kkkkkk

  227. klaus do iate 7 de novembro de 2013 at 21:55 - Reply

    Odisséia é uma saga heróica. Ela conta como foi o fim da Guerra de Tróia e como o herói Odisseu (mais conhecido como Ulisses) voltou para casa com muita dificuldade. Ela é originalmente escrita em verso. A sua autoria é atribuída classicamente a Esopo. ha alguma dúvida se este Esopo existiu e se toda obra é dele. certamente antes de ser escrita , esta saga já era contada de boca em boca. Ela pode retratar coisas que realmente ocorreram muitos anos antes de Esopo. Subtraindo eventos fantásticos, a guerra de Tróia realmente ocorreu.

  228. klaus do Iate 7 de novembro de 2013 at 21:59 - Reply

    Segundo Toynbee: ” os deuses do Olimpo eram como adolescentes com poderes supra-humanos e defeitos humanos no superlativo. Não era “gente” em que se devia confiar, não podiam ser objeto de devoção séria por ninguém com minimo de racionalismo”.

  229. pedro 11 de novembro de 2013 at 11:46 - Reply

    muito da hora valeu

  230. Camilla 11 de novembro de 2013 at 21:14 - Reply

    eu to fazendo um trabalho de istoria com esse tema, muito legal a mitologia grega

  231. Emerson 14 de novembro de 2013 at 8:25 - Reply

    Sempre entendi que as 12 Divindades do Olimpo são: Zeus, Hera, Héstia, Ceres, Afrodite, os gêmeos Ártemis e Apolo, Dionísio, Hefestos, Hermes, Ares Atena. Porque Poseidon e Hades simplesmente não moravam no Olimpo. Hades inclusive só esteve no Olimpo uma única vez para se curar de uma ferida provocada por Hércules.

    • Michel Goulart 14 de novembro de 2013 at 11:05 - Reply

      Ceres é Deméter

      • Emerson 12 de janeiro de 2014 at 12:11 - Reply

        Então, eu usei Ceres em vez de Demérter. Para a sua lista ficar certa, tem que tirar Poseidon que assim como Hades não habitava o Olimpo, ele apenas frequentava e introduzir Héstia ou Vesta, irmã de Zeus, Poseidon, Hera, Ceres e Hades.

  232. maria eduarda 14 de novembro de 2013 at 12:26 - Reply

    afrodite

  233. isabely 17 de novembro de 2013 at 2:21 - Reply

    eu acho muito legal, a historia da mitologia grega, é bom, adoro a matéria de historia e é muito bom apender

  234. juliakatia10 19 de novembro de 2013 at 16:05 - Reply

    adorei essa materia e as imagens me considero a propia afrodite

  235. Bruno Mitológico 19 de novembro de 2013 at 17:27 - Reply

    Esse site é (desculpe pelo palavrão) F-O-D-A, entendi muitas coisas e não foi para um trabalho de história ou qualquer outra matéria, e sim porque eu me interesso e já li quase todos os livros de Percy Jackson, cujo é um semi-deus filho de um dos Três Grandes, Poseidon e a luta para destruir Cronos e Gaia, Cujo Cronos: Deus do Tempo; Gaia: Deusa da Terra. Cronos = 1ª série: Percy Jackson e os Olimpianos e Gaia = Os Heróis do Olimpo.

  236. Ronny Jr. 19 de novembro de 2013 at 17:39 - Reply

    Faltou ai Hades, o deus do submundo

  237. Rita de casssia 22 de novembro de 2013 at 18:11 - Reply

    e faltou o Hades

  238. lucas 27 de novembro de 2013 at 10:05 - Reply

    faltou o ciclope

  239. paulo 27 de novembro de 2013 at 15:16 - Reply

    issto e muito enterre sante pur que fala sobre a mitoloquia qrega

  240. klaus do Iate 4 de dezembro de 2013 at 1:10 - Reply

    Os Ciclopes,gigantescos seres com um unico olho redondo na cabeça, como os Hecatonquiros, não são deuses olimpianos. O ciclope mais famoso é o que aparece na Odisseia. Ele e seus irmãos haviam aprisionado Ulisses e seus marinheiros sobreviventes de um naufragio, para devora-los. Ulisses chega a entabular um dialogo com o monstro:
    – Quem é você?
    – Sou Ninguem – responde Ulisses
    – Ninguem, traga mais vinho para mim! – o monstro acaba dormindo e Ulisses e seus amigos o cegam com um tronco de árvore. Urrando de dor, o monstro chama seus irmãos ciclopes. Um deles começa a tratar sua ferida e pergunta:
    -Mas quem foi que fez isto?
    – Foi Ninguem!
    – Então tá – e não perseguem os fugitivos.

    • Michel Goulart 4 de dezembro de 2013 at 9:27 - Reply

      Essa piada do ninguém é uma das mais antigas da história

      • Klaus do Iate 12 de dezembro de 2013 at 20:48 - Reply

        “Essa piada do ninguém é uma das mais antigas da história”
        É mesmo. Ela está naqueles dois artigos do HD a respeito de piadas históricas?

  241. Ana gabriela Alves 9 de dezembro de 2013 at 15:17 - Reply

    amo mitologia!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  242. Ana gabriela Alves 9 de dezembro de 2013 at 15:18 - Reply

    Amo tudo de mitologia!!!!!!

  243. gabriel 12 de dezembro de 2013 at 15:29 - Reply

    e quade hades o deus do mundo inferior ta fautando ele e acho que hefesto não é um deus e ele tá nu lugar de hades

  244. Klaus do Iate 12 de dezembro de 2013 at 20:44 - Reply

    Caraca, alguem se dá ao trabalho de ler os posts anteriores?

  245. Jéssica 31 de dezembro de 2013 at 18:58 - Reply

    Você poderia fazer uma postagem falando das características físicas e psicológicas dos Deuses e Deusas gregas?

  246. May 14 de janeiro de 2014 at 14:45 - Reply

    Ela quis dizer que assim como humanos os deuses tinham características podemos dizer, comportamentais e humanas apesar de toda soberanidade e poder. ex; hades, vingança escuridão.. essas coisas af.

  247. wesley 21 de janeiro de 2014 at 1:46 - Reply

    e fascinante a historia da mitologia grega apesar de ser uma lenda, mas e uma lenda riquissima e que aguça a sua imaginaçao desde que eu era criança eu ouvia falar da mitologia grega e e realmente fascinante essa historia.O mais fascinante disso tudo e o olimpo o palacio dos deuses essa historia mexe muito com seus pensamentos

  248. matheus 23 de janeiro de 2014 at 21:11 - Reply

    Poisedon deixo um filho sem seus irmãos ZEUS e ADIS ou outro DEUSES saber, em um lugar distante chamado brasil. Um lugar onde ele sabia que já mais iria deixar de ter descendente…Mais 15 anos depois ZEUS o DEUS dos DEUSES descubriu que existia apenas um erdeiro dos DEUS antigos WILLIAN filho de POISEDON.Logo depois que ZEUS descubriu que ainda existia um meio-sangue,ele decidiu encontra-lo para mata-lo.sendo assim ele reinaria sempre como DEUS dos DEUSES.Mas o Filho de POISEDON vivia em uma pequena cidade do brasil chamada de HERMES. Ai então ZEUS se juntou a seu irmão ADIS,pois o filho de poicedon sem saber seria o futuro da humanidade e se passase dos 20 anos os DEUS incluino seu pai ião deixar de existirem. Mas o menino não sabia que era o único erdeiro do olimpio.pois ele perguntava muito a sua mãe quem era seu pai e porquê ele os deixo! Mas ela sempre respondia a mesma coisa – seu pai teve que deixar agente por motivos pessois,O menino porem não sabia que seus tios tavam indo para matar, willian mechendo as cisas da mãe viu foto de poisedon com ele no colo. Assustado willian vai perguntar a sua mãe o que aquilo significava… e ela lhe conta a verdade, o menino sem saber o que dizer se tranca no quarto.Dias depois de willian descubrir quem é seu pai,ele recebe a notia atravez de hermes o DEUS da velocidade que adis e zeus estavam indo para mata-lo. Só tinha um jeito dele se salvar e salvar toda a humanidade.era indo até o olimpio e matar seu pai… Então willian foi até o mar e chamor por seu pai…

  249. Rafael metri 25 de janeiro de 2014 at 14:10 - Reply

    Não acho que esses ” Deuses e Deusas gregas ” sejam reais,para mim só existe um DEUS é o DEUS verdadeiro,criador de todas as coisas do universo,esses Deuses e Deusas gregas são só invenções frescurentas dos gregos.
    Na minha opinião,” Zeus,Posêidon,Hades,Hera,Apolo,Artêmis,Dionisio,Hafesto,Afrodite,Hermes,Deméter,Athena e todos os Deuses e Deusas gregas são só um mito; A verdade ( NA MINHA OPINIÂO ) só existe um DEUS Todo-Poderoso,Seu Flho,os Anjos eo seu reino,toda essa babozeira de Deuses do Monte Olimpo é uma fraude,ou pode ser verdade,essa é a minha opinião.

  250. emanuelly machado 26 de janeiro de 2014 at 17:07 - Reply

    adoreiiii… so apaixonada pela mitologia e seus grandes nomes… esse site me ajudou a entender + sobre cada um dos 12 deuses + importantes do olimpo…

  251. kauã 29 de janeiro de 2014 at 0:13 - Reply

    Zeus tem muito filhos

  252. Laiiza Liisboa de Souza 30 de janeiro de 2014 at 19:23 - Reply

    Ajudou muuiito no meu trabalho de fiilosofiia poiis pediia os deuses da miitologiia grega , e não acheii nenhum que diissesse todos os 12 mas iimportantes . Valeu ameii muiito.

  253. JOCELIO PEREIRA 31 de janeiro de 2014 at 11:24 - Reply

    ADORO MITOLOGIA GREGA EU SINCERAMENTE ACREDITO NOS DEUSES (CIENTISTAS NÃO CONSEGUEM PROVAR ALGUNS FENÔMENOS DA NATUREZA NA IDADE DO OURO E QUE NAS HISTORIAS GREGAS FORAM CAUSADAS MUITAS VEZES PELOS RAIOS DE ZEUS OU PELOS TERREMOTOS DE POSEIDON

  254. Karol 31 de janeiro de 2014 at 16:54 - Reply

    Em certos momentos,acho que isso realmente aconteceu,que tudo isso era real.As vezes também penso que posso ser filha de um deles,principalmente de Artêmis.

  255. Negao (000) 5 de fevereiro de 2014 at 10:58 - Reply

    todas as fotos sao do God Of War

  256. tauany 13 de fevereiro de 2014 at 15:09 - Reply

    porque exite os mitos

  257. ana claudia 14 de fevereiro de 2014 at 13:24 - Reply

    legal, curti muito esses deuses gregos e ainda me ajudaram no dever da escola

  258. christofer 14 de fevereiro de 2014 at 14:04 - Reply

    muito louco mais ainda tenho mais perguntas

  259. Fabi 15 de fevereiro de 2014 at 14:57 - Reply

    Onde está Hades ai? E os outros deuses? Hades é um dos Três Grandes e não está ai! E existem mais deuses, como Hipnos, Hestia, Nemesis, entre outros, deviam falar sobre eles também.

  260. Mim 20 de fevereiro de 2014 at 13:51 - Reply

    não gostei tem muita pouca história sobre os deuses

  261. Daniele 20 de fevereiro de 2014 at 17:24 - Reply

    gostei muinto

  262. talyta souza 21 de fevereiro de 2014 at 16:54 - Reply

    eu amei isso e vou chamar amigos para ver tbm

  263. italo silva 3 de março de 2014 at 20:30 - Reply

    e mt legal aprendi mt coisa sobre s deuses do olimpio

  264. ellen miranda 7 de março de 2014 at 11:27 - Reply

    nós aqui do instituto fontes achamos muito bom os filmes que falam sobre mitologia grega.

  265. emiro 17 de março de 2014 at 11:01 - Reply

    acho mitologia grega maneira

  266. emiro 17 de março de 2014 at 11:03 - Reply

    E interesante a mitologia me intereco muito
    serio mesmo

  267. lindo 17 de março de 2014 at 11:04 - Reply

    hera E muito mal de ter emporrado o hefesto

  268. jailson 22 de março de 2014 at 11:05 - Reply

    o professor Michel Goulart acho que ele nao sabe nada.

  269. kaka jujurubeba 26 de março de 2014 at 15:30 - Reply

    eu simplesmente A-M-E-I esse post, esclareceu varias das minhas duvidas, e sem sombra de duvida seria bastante interessante se voce postasse coisas ou caracteristicas dos outros deuses menores, eu iria adorar, parabens professor 🙂

  270. kaka jujurubeba 26 de março de 2014 at 15:42 - Reply

    depois de descobrir sua postagem, comecei a me apaixonar cada vez mais pela mitologia grega, seus conhecimentos sao otimos, continue a repassa-los cada vez mais para as pessoas a seu redor!

  271. Lulu 6 de abril de 2014 at 19:50 - Reply

    Parabens pelo post!!! Enriqueceu meus conhecimentos… Meu namorado esta na Grecia no momento a trabalho e me perguntou o que eu queria ganhar de presente, como estou gostando de Mitologia Grega gostaria muito de ganhar uma lembrança de lá… porem nao faço ideia o que pedir… o que vc me sugeria amigo??? Grata!

  272. Antonio Henrique (@AntonioHPA) 6 de abril de 2014 at 23:53 - Reply

    Kaka, negativo, vc está equivocado. Não há sincretismo com semíticos coisa nenhuma no mito grego. É indo-europeidade pura. Através da qual helênicos, latinos, germânicos, hititas, celtas, bálticos, tocarianos, eslavos, armenios, albaneses puderam mostrar ao longo da história a grande sublimidade de seu espírito, compartilhando assim semelhanças cruciais em mitos e crenças, como a mais alta veneração ao Deus Pai (Zeus Pater), a luminosa divindade do Céu. Este é o essencial sobretudo. A indo-europeidade é essencial. E nisso não há dedo semita nenhum.

  273. Lulu 7 de abril de 2014 at 20:34 - Reply

    Nossa Michel vc me ajudou muiiito com o “TUDO” Aff…!!! Pedi UMA sugestão de lembrança e vc não descreveu nada… queria algo em especial , diferenciado, algo notável… mas tudo bem valeu pela minha tentativa… pelo menos eu tentei… Mas mesmo assim Obrigada por TUDO!

  274. Lulu 8 de abril de 2014 at 22:11 - Reply

    (Leia os comentarios anteriores) Na minha primeira comunicação com vc expus meu pedido e vc respondeu TUDO mas não disse o que mais interessante poderia ser… dai fiz minha segunda comunicação e vc pergunta que LEMBRANÇA???Michel lembrança seria o “presente”!!! (ou seja o q vc me sugeria de interessante eu ganhar de lá) \o/ óhhh pelos Deuses do Olimpo a loira sou eu heim kkkk Pode deixar … Percebo que não entendeu o meu pedido… rsrs… Mas mesmo assim Obigada pela atençao!

  275. ingridi 23 de abril de 2014 at 17:31 - Reply

    eu achei esta lista bem legal porque me ajudou bastante no trabalho de escola e bem bacana

  276. Gabriela 25 de abril de 2014 at 14:52 - Reply

    Faltou muita história para contar ainda! Acho q vcs podem atualizar isso da´eim.

  277. CAILUC 8 de maio de 2014 at 12:39 - Reply

    pena que a afrodite nao esta de frente

  278. karolina 11 de maio de 2014 at 10:24 - Reply

    nossa a maioria dos deuses é filho do zeus…>< ahuahue

  279. João 12 de maio de 2014 at 19:52 - Reply

    Poxs, eu – ñ.intendo (hehe, um site) – eu não entendo. Não era Atena (quer dizer, fui rever, falta na verdade Hades!)? No meu livro é Hades, a Cora (NÃO É CORE!) até aparece, mais os 12 olimpianos, são Ares, Ártemis, Apolo, Ares, Dionísio, Zeus, Hera, Hermes, Hefesto, Afrodite, HADES e Atena. Até fala damãe Deméter. Tem mesmo essa variação ou os doze olimpianos tem uma ordem fixa de deuses?! E Eros, Gaia (falou dela, né?) e os outros, Cronos (t bm falou dele), como ficam?!

  280. Giovana franco 13 de maio de 2014 at 21:02 - Reply

    gostei

  281. João 13 de maio de 2014 at 22:02 - Reply

    CAILUC 8 de maio de 2014 at 12:39 – Reply
    pena que a afrodite nao esta de frent

    Olhe, se tu quiser ver de frente pesquisa Afrodite God of War 3 mas eu acho q não deve ser a melhor coisa pra ver no escritorio ou perto da mãe – como diria Megacurioso sobre o Bubble Porn

  282. alexia 17 de maio de 2014 at 13:31 - Reply

    ai ta faltando o mais legal de todos hades deus do tartaro como e mais conhecido deus do submundo ele era irmao de zeus e poseidao

  283. Tony 19 de maio de 2014 at 15:03 - Reply

    É Ares ou Ades???

  284. Pedro Henrique 21 de maio de 2014 at 10:14 - Reply

    Gostei muito Michel mas não dá para tirar a palavra indecente da curiosidade da afrodite?

  285. Pedro Henrique 21 de maio de 2014 at 10:27 - Reply

    4- Atena

    Deusa grega Atena, em God of War

    É a deusa da sabedoria, imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe era páreo, pois, enquanto este só prezava a guerra violenta e sanguinária, Atena era extremamente estratégica. Filha de Zeus com a primeira mulher dele, Métis. Quando Zeus recebeu a notícia de que Métis estava grávida, ficou com medo de que seu filho o destronasse, como aconteceu com seu pai e seu avô. Carrega uma lança e um escudo chamado Égide e seu símbolo é a mais sábia das aves, a coruja.

  286. kevim nini 26 de maio de 2014 at 16:34 - Reply

    kara só vc comenta se queria fala tudo isso então pq n coloco logo no site?

    • Michel Goulart 26 de maio de 2014 at 18:44 - Reply

      O que está te incomodando amigo? O espaço de comentários é para comentar e tirar dúvidas. Qual o problema disso?

  287. jenna 28 de maio de 2014 at 17:50 - Reply

    gostei

  288. Duuuh 3 de junho de 2014 at 19:54 - Reply

    Alguém já olhou “Percy Jackson e o ladrão de raios” Muito bom! 🙂

  289. Duuuh 3 de junho de 2014 at 19:56 - Reply

    Gostei desse site Amo a Deusa Atena ela é muito Diva! 😀

  290. Maluu 6 de junho de 2014 at 16:50 - Reply

    Amo “Percy Jackson e o ladrão de raios”, tenho esse filme, já assisti várias vezes.

  291. Daiane 7 de junho de 2014 at 14:27 - Reply

    esse site serve para fazer uma pesquisa? assim tipo para um feira cultural? alguém pode me responder?

  292. Daniela4524 9 de junho de 2014 at 12:32 - Reply

    vlw eu n sabia nada sobre mitologia grega e tava tentando fazer um olimpio la no jogo que eu jogo que se chama habb.biz aposto que vai ficar muito legal ja que eu ja sei todos os deuses

  293. isabela 23 de junho de 2014 at 12:23 - Reply

    booooooooooooooom,direto ao ponto quem gostou foi idiota

  294. Tatha Ferraz 25 de junho de 2014 at 10:54 - Reply

    Amei ! Mas queria saber se alguém poderia citar nomes de alguns filmes, os mais legais, sobre a mitologia grega?

  295. juuli flor 27 de junho de 2014 at 11:37 - Reply

    os deuses e malucos so mais o nosso Deus de hj e o melhor de todos esses morreu na cruz pra nos salvarTE AMO JESUUSSSSSSSSSSSS

  296. Vinicius 28 de junho de 2014 at 13:14 - Reply

    Na verdade os 12 deuses do olimpo são no caso Poseidon demeter hera Zeus e hestia
    Atena apollo Afrodite ares Ártemis hermes e dionísio

    na verdade Hefesto como esta descrito acima ele não e um deus olímpico por que era feio e desajeitado por isso foi enviado para morar na terra.

    no texto acima esta escrito que Hefesto e um deus olímpico no lugar de hestia e esta incorreto
    já que hestia e uma cronida irma de Zeus , ela virgem e por isso representa os lares.

  297. Vinicius 28 de junho de 2014 at 13:18 - Reply

    Professor gostaria de esclarecer uma duvida por que hefesto esta como um deus olimpico?
    pois em seu lugar é hestia uma cronida irma de zeus virgem e protetora dos lares, ja que hefesto por sua aparencia feia e por andar torto nao era considerado um deus olimpico.

  298. joao marcello 1 de julho de 2014 at 21:57 - Reply

    esse site e muito bom e muito mais convido voces para ver esse site se voce nao sabe dos deuses da mitologia grega

  299. Wander 2 de julho de 2014 at 4:41 - Reply

    faltou Hades

  300. amanda 2 de julho de 2014 at 17:52 - Reply

    que gente besta acreditar em Deuses e essas histórias mentirosas

  301. Hygor 4 de julho de 2014 at 9:06 - Reply

    obrigado vc me ajudou mas falta Hades
    !!

  302. Allysson 6 de julho de 2014 at 14:36 - Reply

    Dionísio tem bastantes discípulos atualmente kkkk

  303. Vanessa 10 de julho de 2014 at 16:51 - Reply

    Ameeeeeeeeeei a 10 e o 12 <3

  304. Vanessa 10 de julho de 2014 at 16:52 - Reply

    10 deusa do amor e do sexo= eu

  305. nicole 12 de julho de 2014 at 12:08 - Reply

    nossa em Afrodite ta um arraso na roupa seme nua

  306. nicole 12 de julho de 2014 at 12:14 - Reply

    algum de vcs tem um blog sobre os deuses e suas historias??????

  307. percy jacksom 14 de julho de 2014 at 20:35 - Reply

    e hefesto ou hefaisto?

  308. Eraldo 18 de julho de 2014 at 16:59 - Reply

    só faltou Messi Deus do futebol

  309. diko 19 de julho de 2014 at 17:21 - Reply

    Nao tem o hades o deus dos mortos

  310. Joana 20 de julho de 2014 at 11:15 - Reply

    “A mitologia é um dos aspectos mais fascinantes da cultura grega. Apesar das grandes criações culturais – Filosofia, Teatro, Democracia, entre outras – os gregos tinham um apego muito grande aos seus deuses, a quem reverenciavam e atribuíam um papel muito próximo ao ser humano. Aliás, a semelhança entre deuses e humanos é um dos aspectos do humanismo grego.” Esse texto é o que?
    – Cosmologia
    – Cosmogonia
    – Teologia
    – Geografia
    E por que!?

  311. gabriela 27 de julho de 2014 at 14:19 - Reply

    ei ta faltando o Hades e a Percephone e ai tem deus que nem mora no olimpo

  312. Camila 27 de julho de 2014 at 19:54 - Reply

    Oi gente! Sou a Camila.
    Sou fanática pela mitologia e gostaria de saber com qual deus mitológico eu me pareço mais. Sabe, sou bem estudiosa, engraçada, sorridente, bonita (modéstia a parte), às vezes meio séria, concordo, mais nada que um lindo sorriso não faça. Também curto ler, jogar jogos (de tabuleiro, do PC, do WII, etc.), assistir TV, filmes, comer (hummm!) e coisas do tipo. Eu particularmente gosto de Harry Potter, Percy Jackson, Terra de Histórias e livros assim. Espero que vocês encontrem um deus que perfeitamente combine comigo! Obrigada!

  313. gabriela 28 de julho de 2014 at 13:02 - Reply

    Camila é impossível saber você tem um pouco de cada deus

  314. Helena Sêmele 30 de julho de 2014 at 19:30 - Reply

    Meu nome como vcs podem ver tem Sêmele! Amo o meu nome e espero nunca muda-lo por motivo algum!

  315. biaca 4 de agosto de 2014 at 8:58 - Reply

    esses deuses eram poderosos

  316. Augusto 5 de agosto de 2014 at 19:56 - Reply

    onde está Hades?

  317. camille 7 de agosto de 2014 at 17:04 - Reply

    eu amo o filme do percy jeckson eu sou fam dele eu fui na casa dele e muinto legal

  318. kennedy 9 de agosto de 2014 at 15:15 - Reply

    haha sou um semi – deus de ares

  319. Seme-Deusa(filha de Afrodite) 11 de agosto de 2014 at 16:37 - Reply

    obrigadinha me ajudou sobre oque eu não sabia sobre os deuses do olimpo eu ja sabia um pouco a partir dos filmes percy Jackson mais mesmo assim obrigada indico…. beijos filha de afrodite

    ——-SEMI—–DEUSA—–

  320. wesley 15 de agosto de 2014 at 19:35 - Reply

    Muito bom , eu estava muito curioso sobre as histórias dos deuses romanos , isso me ajudou muito a me interessar mais pelos deuses.

    Obrigado.

  321. cristian rafael de paula 18 de agosto de 2014 at 11:55 - Reply

    legal

  322. Naay 18 de agosto de 2014 at 18:42 - Reply

    Aiin … Mto Obg <3 Ajudou Mtoh meesmo *–*

  323. Naay 18 de agosto de 2014 at 18:44 - Reply

    Loveeh Quem feez Isso :3 🙂

  324. bruno barroso 24 de agosto de 2014 at 18:07 - Reply

    esse site e muito bom,agora já sei todos na memória 😀

  325. beatriz anjos 1 de setembro de 2014 at 14:37 - Reply

    muito bom

  326. kety lima 2 de setembro de 2014 at 20:31 - Reply

    Cade a deusa Iris eo Olimpo ?? Preciso deles pra fazer um trabalho de historia :/

  327. luza 4 de setembro de 2014 at 13:44 - Reply

    queria um resumo desse texto por favor

  328. emanuella cristinna 9 de setembro de 2014 at 16:07 - Reply

    eu acredito em mitologia creio q isso eh a mais pura verdade os deuses interferem na nossa vida e eu digo isso por esperiencia propria.o meu pai na mitologia grega e tamantos o deus dos mortos mais conhecido como anjo da morte.quem quiser saber quem e seu pai na mitologia grega me adiciona la no face EMANUELLA CRISTINNA.E se eu n dizer talvez vai ficar uma duvida mas eu tambem acredito em deus q morreu por nos na cruz.

  329. kaua 12 de setembro de 2014 at 10:58 - Reply

    eu acho uma verdade verdadeira

  330. gabriel 14 de setembro de 2014 at 18:57 - Reply

    Apolos É Helios?

  331. uanderson 14 de setembro de 2014 at 19:11 - Reply

    eu gostei principalmente das ilostraçoes.

  332. lais 21 de setembro de 2014 at 13:29 - Reply

    quanto misterio todos do mal

  333. lorena gabriela 23 de setembro de 2014 at 15:54 - Reply

    eu gostei e muito interessante por causa da explicaçao e por causa das ilustraçoes eu adorei aconselho a todos darem uma visita no site

  334. darana 28 de setembro de 2014 at 21:09 - Reply

    cade Hades

  335. gabby 1 de outubro de 2014 at 8:52 - Reply

    Eu adorei era o que eu peresisava pra minha prova de filosofia !!!

  336. marisa empreendimentos 1 de outubro de 2014 at 9:35 - Reply

    QUE COISA MAIS RIDICULA, O SENHOR D. NÃO É ASSIM, TENHO 5 ANOS!!!!

  337. thalytta 7 de outubro de 2014 at 11:38 - Reply

    vlww bomm demaii da horaaa poow

  338. thalytta 7 de outubro de 2014 at 11:40 - Reply

    amooo hiitoorriiaa

  339. danilo 15 de outubro de 2014 at 9:41 - Reply

    e o hades o deus do mundo inferior cujo se chama infe*no

  340. rebeca 17 de outubro de 2014 at 21:23 - Reply

    Perseu é filho de poseidom não de Zeus.

  341. Isabella Silva 20 de outubro de 2014 at 17:57 - Reply

    Vcs tem certeza q sobre Hades tá certo?

  342. Isabella Silva 21 de outubro de 2014 at 19:53 - Reply

    gente é cadê sobre o Hades??

  343. luis 13 de novembro de 2014 at 9:35 - Reply

    parabéns pelas suas zueiras

  344. caua 13 de novembro de 2014 at 9:53 - Reply

    só não tem do hades esse c

  345. Caio 23 de novembro de 2014 at 12:21 - Reply

    Na verdade quem é o DEUS DA GUERRA é o Kratos,porque depois que Kratos derrota Ares,ele assume a liderança de DEUS DA GUERRA.

  346. Giovanna Lissa 7 de dezembro de 2014 at 20:26 - Reply

    Só não gostei das imagens…. A maioria é do jogo do Deus da Guerra -_-

  347. esther 3 de janeiro de 2015 at 14:15 - Reply

    os deuses grego sao muito mas poderosos e mais astutos do que as pessoas falam

  348. lidiane 23 de janeiro de 2015 at 21:23 - Reply

    Deveria ter a Héstia ou qualquer outro deus no lugar de Hades,pq ele é o deus do sub-mundo não um deus do monte Olimpo e gostei das fotos do jogo

  349. lidiane 23 de janeiro de 2015 at 21:27 - Reply

    desculpa botei o comentário errado

  350. sabrina 26 de janeiro de 2015 at 18:09 - Reply

    queria sabe mais sobre oque acontecel com hades pq ele foi expuso
    quem era a expousa dele etc

  351. teixeira 31 de janeiro de 2015 at 15:06 - Reply

    ary tho yu

  352. teixeira 31 de janeiro de 2015 at 15:07 - Reply

    adoro eles do deus da guerra

  353. klaus do iate 20 de fevereiro de 2015 at 7:49 - Reply

    Errata: Lá atras escrevi Esopo onde queria dizer Homero. É a ele que tradicionalmente se atribuem a Ilíada e a Odisseia.

  354. raisa 5 de março de 2015 at 3:31 - Reply

    achei muito interessante a mitologia grega resolvi estudar e me apaixonei..vou falar com a professora da minha escola pra passar este conteudo todinho esse ano mas duvido q ela faça kkk mas enfim..você escreve mto bem klaus do iate!
    tchaus

  355. barbara kassia 5 de março de 2015 at 19:07 - Reply

    achei muito interesante, me ajudou bastante no meu trabalho de filosofia 🙂

  356. barbara kassia 5 de março de 2015 at 19:10 - Reply

    gente por favor escolham um desses deuses e me digam por que se dependesse de mim escolheria todos mais infelizmente tenho q escolher só um por favor me ajudem!

  357. joao 10 de março de 2015 at 16:15 - Reply

    robaro do god of war

  358. jose pedro barros 9 de abril de 2015 at 17:20 - Reply

    gostei so que a imagem parece ser de jogo?

    • Michel Goulart 9 de abril de 2015 at 17:42 - Reply

      Está explicado que as imagens foram retiradas dos jogos da saga God of War.

  359. pedro bala 10 de abril de 2015 at 21:42 - Reply

    Pessoal perdoem minha ignorância, mas tudo que li nos comentários acima me faz comparar com o meu querido pais BRASIL, mas acho que os simples mortais gregos da mitologia eram mais felizes que os insignificantes e pobres mortais brasileiros, pois eles eram dirigidos por 12 Deuses ; e nós que temos que obedecer as ordens e alimentar a ganância de tantos DEUSES e suas familias, seus amigos, seus cúmplices etc.etc.etc,
    É so comparar pra ver … DEUS DA CULTURA, DEUS DA PESCA, DEUS DAS MINAS E ENERGIA, DEUS DA SAUDE,DEUS DO SENADO, DA CAMARA, DOS ESPORTES, DOS TRANSPORTES etc.etc.etc,…. Perdoem o meu desabafo, mas é que não suporto mais ver tanta pobreza de pão e paz e a tanta covardia praticada por nossos lideres em todas as esferas, e as vezes penso que esta faltando mesmo é uma nova revolução….
    abraços a todos e parabens para todos que participam deste site.

  360. Isadora 20 de abril de 2015 at 7:44 - Reply

    Muito legal, os deuses que eu mais gosto é Afrodite, Atena e Hades

  361. victor 9 de junho de 2015 at 17:47 - Reply

    Eu fiz meus trabalhos de historia sobre isso e e muito bom e eu certo aqui tem tudo oque precisar e tirei 2,9 valia 3,0 quase tres muito bom ! 😉

  362. Domingos Junqueira 12 de junho de 2015 at 9:51 - Reply

    Muitas vezes vemos as armas dos deuses gregos e nos perguntamos de onde eles tiraram inspiração p/ aqueles objetos, estudos recentes s/ a instabilidade do plasma demonstram um paralelo inequívoco com tais armas celestiais, p/ saber mais e fazer uma viajem incrível s/ a antiguidade e descobertas recentes s/ o nosso universo veja o vídeo abaixo (em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=5AUA7XS0TvA
    Neste vídeo vc vai tomar conhecimento s/ a possibilidade de os mitos da antiguidade na realidade estarem versando s/ acontecimentos REAIS q ocorreram no espaço. Nada de alienígenas, ciência na sua melhor concepção, p/ saber mais visite o site:
    https://www.youtube.com/channel/UCvHqXK_Hz79tjqRosK4tWYA
    Totalmente demais!!

  363. josé 11 de julho de 2015 at 11:07 - Reply

    serviu muito para o meu trabalho de inglês!

  364. Tales Gomes 17 de julho de 2015 at 13:52 - Reply

    Cronos destronou Urano, Zeus destronou Cronos, e Kratos destronou Zeus! heuhehehueheuhee

  365. marinara 4 de agosto de 2015 at 13:11 - Reply

    Que legal esses deuses

  366. geovana 4 de agosto de 2015 at 15:31 - Reply

    muito bom para o meu trabalho de historia

  367. Gabriela 10 de agosto de 2015 at 16:00 - Reply

    Obrigada, meu trabalho de artes completo 🙂

  368. Vanessa 25 de agosto de 2015 at 11:23 - Reply

    Eu queria ver o do Ades

  369. Daniel 2 de setembro de 2015 at 15:42 - Reply

    Vaaleu pelo 10 em história huehueuhe, trabalho mais completo da escola, tenho 2 pontos no próximo bimestre so por causa desse trabalho…

  370. MARCOS 2 de setembro de 2015 at 18:33 - Reply

    E ESSE SAITE E MANERO SO Q TEM POUCA COISAS SOBRE OS DEUSES

  371. guilherme 17 de setembro de 2015 at 19:26 - Reply

    bom

  372. Anna Júlia 21 de setembro de 2015 at 19:37 - Reply

    Mas Apolo e Ártemis eram filhos de quem?

  373. Anna Júlia 21 de setembro de 2015 at 19:55 - Reply

    Eu gosto muito de Ártemis, Apolo e Atenas

  374. Eduardo Soares 23 de setembro de 2015 at 15:00 - Reply

    Valeu mano. Trabalho de ates completo!!!!!
    🙂 🙂 🙂 🙂

  375. Fabio Tesser 30 de setembro de 2015 at 20:12 - Reply

    Boa noite professores.
    Estou interessado a saber mais sobre mitologia grega.
    Gostaria de indicações de livros.
    Lembrando que sou iniciante. A leitura dos comentarios do Sr. Klaus me deixou mais interessado ainda

    Obrigado

  376. larissa manoela 2 de outubro de 2015 at 22:10 - Reply

    eu gostei muito dese site ele me ajudo muito no trabalho da escola de historia mais o que eu não gostei é da Afrodite eu não tenho idade para uma das palavras que eles colocarão mais tudo bem eu não fiz ela e no lugar dela fiz outro deus

  377. Isaaah Portella 15 de outubro de 2015 at 11:24 - Reply

    A Deusa Deméter… Começa com essa frase : “Seus cabelos eram negros e tinha olhos escuros,”
    A Foto da deusa está com cabelos azuis… ‘-‘

  378. Amanda. S. Klamt 20 de outubro de 2015 at 18:29 - Reply

    Apolo também era o deus da medicina junto com o seu filho Asclépio.

    • Amanda. S. Klamt 20 de outubro de 2015 at 18:41 - Reply

      Esqueci de dizer.
      Apolo era deus das profecias também

  379. tom 28 de outubro de 2015 at 10:36 - Reply

    isso e verdade as coisas

  380. Alice 3 de novembro de 2015 at 20:52 - Reply

    pelo o que eu me lembre Héstia também ficava no olimpo

  381. Alice 3 de novembro de 2015 at 21:10 - Reply

    Pelo o que eu me lembre Zeus se apaixonou por Deméter e a encurralou na forma de cobra e vcs já sabem no que deu.Deméter ficou gravida de uma menina chamada Persefone, a filha favorita de Deméter, sempre protegida por ela ou quando saia em missões distantes a deixava com ninfas de confiança.Infelizmente,pesefone era doce e com uma beleza exuberante e Hades se apaixonou por ela.ele foi ate zeus e perguntou o q fazer zeus como era”””expert”””’ disse para Hades a sequestrar ele ficou desconfiado mas já que era um conselho do senhor do universo e também irmão ele não questionou .demeter saiu para muito longe e deixou a filha aos cuidados de ninfas enquanto as ninfas dormiam persefone caiu em um feitiço e foi para muito muito longe ela era atrida por campos de flores um mais lindo do que o outro . quando hades sentiu que ela estava longe o bastante fez persefone se a baixar pela beleza de uma flor e surgiu do chão com a sua carruagem infernal levando persefone para o mundo inferior (o resto já e outra historia que no monto estou com preguiça de contar…desculpa)

  382. Dirce 22 de novembro de 2015 at 15:28 - Reply

    Gaia é a mae de que Deus

  383. renesmi 24 de novembro de 2015 at 9:35 - Reply

    Afrodite e bem legal

  384. Bruno 3 de dezembro de 2015 at 17:10 - Reply

    Não falou de Perci Jackson, filho de Poseidon

  385. lucas 15 de março de 2016 at 10:07 - Reply

    o Kratos e um deus tambem deus da guerra

  386. oi 17 de março de 2016 at 18:53 - Reply

    pq vcs tem tanto comentarios ?
    façam uma aba escrita MAIS COMENTARIOS .meu computador nao aguenta

  387. Lorena 19 de março de 2016 at 15:24 - Reply

    Invés de Hefesto ou Hera deveria ser Hades 😉

  388. maycon 21 de março de 2016 at 9:20 - Reply

    bom

  389. maycon 21 de março de 2016 at 9:20 - Reply

    muito bom

  390. maycon 21 de março de 2016 at 10:09 - Reply

    me ajudou muito

  391. Luiza Dorneles 23 de março de 2016 at 14:43 - Reply

    Faltou Hades mais contando certo da mais de 12 olimpianos, se contarmos bem deve dar 13 a 14 por ai
    Mais a mitologia grega é uma cultura incerta muitos não sabem a quantidade de deuses que podem existir

  392. Marília 31 de março de 2016 at 11:15 - Reply

    AMEIIII, com quem eu mais me identifiquei foi com a Deusa Artêmis, assim como ela eu amo animais

  393. Nicoly 14 de abril de 2016 at 14:38 - Reply

    Eu estou lendo os livros do Percy Jackson e comecei a viajar no meio dos Deuses, dizem que sou muito parecida com a Atena a poderosa sabia

  394. kaio henrique 18 de abril de 2016 at 15:23 - Reply

    Eu adoro isso, minha prof. chamar Valquiria ela me ensinou muito sobre pintura rupestre, mitologia grega, mitologia romana, teatro, teatro medieval, e muito mais….
    adoro ela ela é show!!
    prof. te amo y love…

  395. gabriel 25 de abril de 2016 at 14:12 - Reply

    vocês se esqueceram do Hades e da Hestia

  396. Gláuber Brasileiro 4 de maio de 2016 at 14:16 - Reply

    Rick Riordan me ensinou td! Percy Jackson Forever!!

  397. Gustavo Martins 6 de maio de 2016 at 17:06 - Reply

    um legal

  398. anonimo 10 de maio de 2016 at 12:42 - Reply

    tenho uma pergunta preciso saber os pensamentos de cada um dos deuses do Olimpo, sei que cada um deles tem 42 pensamentos q foi a dica do meu professor, ele passou para eu pesquisar sobre os pensamentos dos deuses como uma pegadinha.
    quem souber da uma forcinha ai

  399. stephany 7 de junho de 2016 at 21:54 - Reply

    Iásion,è uma pessoa??

  400. Ana Caroline 9 de junho de 2016 at 17:24 - Reply

    muito bom…estou fazendo um trabalho de história e espero que eu tire um 10,porque também esse site é maravilhoso.

    PARABÉNS

  401. Ana Caroline 9 de junho de 2016 at 17:25 - Reply

    ESTOU NA ATENA

    XIIIIII

  402. Ana Caroline 9 de junho de 2016 at 17:29 - Reply

    STEPHANY PARA VOCE:

    Quando Hades raptou Perséfone, a filha de Deméter e Zeus, ela perambulou triste pelo mundo à sua procura. Sendo Deméter a deusa da terra fértil, soberana da natureza e responsável pelo amadurecimento anual do grão, ao final do verão todos lhe agradeciam pela fartura. Mas devido à partida de sua filha, a terra se tornou árida e estéril. Somente quando reencontrou a filha, foi que a terra voltou novamente a florescer.

    Deixando a terra depois de vê-la fértil, Deméter voltou a morar no Olimpo, deixando a sua herança na terra. Durante as bodas de Kadmus e Harmonia, Deméter conheceu Iásion, um jovem estrangeiro parente da noiva, que viera do Ocidente com seu irmão Dárdanos, incentivados por uma promessa de fartura em terras do Oriente. A deusa entregou-se ao mortal provocando a ira de Zeus, que lançou-lhe um raio, levando-o à morte.

    Da união de Deméter e Iásion, nasceram os gêmeos Ploutus – o deus das riquezas; Philomenus – o deus da agricultura e Korybas. Assim como a mãe, Ploutus tinha a qualidade da generosidade. Andava pelo mundo levando a cornúpia da abundância que fazia jorrar infinitas riquezas somente para as pessoas justas, sábias e honestas. Mas Zeus considerava que Ploutus não devia fazer distinção, e assim tornou-o cego, para que favorecesse indiferentemente os bons e os maus.

    O tempo passou, e o cego e maltrapilho deus da riqueza continuou privado de escolher a quem distribuir a dádiva da fartura e bonança. Destituido da visão, entendera que o castigo de Zeus representava a inveja dos bons. Certa vez encontrou Crêmilo e seu fiel escravo Carião. Crêmilo era um modesto agricultor e, preocupado com o futuro do filho, viera consultar o oráculo de Apolo, para saber o que era melhor para o rapaz obter êxito na vida: permanecer bom e justo ou ser moldado o seu caráter para ser injusto e canalha.

    O oráculo ordenou que Crêmilo abordasse o primeiro trausente à saída do tempo e o persuadisse a ir à sua casa. Foi quando aconteceu o encontro com Ploutus. Quando Crêmilo abordou Ploutus lhe perguntou se voltasse a enxergar fugiria dos maus e procuraria os justos. Ploutus lhe disse que sim, pois já não os via por muito tempo. Então Crêmilo lhe revela que nem mesmo ele, enxergando muito bem, também não teria avistado nenhum, e perguntam a Ploutus se ele sabe porque. Ploutus responde: “Quando verdadeiramente me encontram, tornam-se ricos, e simplesmente ninguém os excede em patifaria”.

    Crêmilo desejava levar Ploutus ao Templo de Asclépio, deus da medicina, para curá-lo, mas Ploutus tinha medo de voltar a enxergar. Entretanto, Crêmilo pretendia que ele refizesse seus conceitos e lhe diz que ele tem mais poder do que Zeus, o rei dos deuses, porque Zeus só era rei por causa de sua grande riqueza, que a cada dia lhe era dada por Ploutus.

    O escravo reiterou que somente não era livre por estar submetido ao poder da riqueza. E em sua persuasão, Crêmilo e Carião exemplificou como o amor ao dinheiro leva homens e mulheres a se cobrir de palavras bonitas; como a riqueza faz as artes e manhas, desde os sapateiros, ourives, tintureiros até os arrombadores e gatunos. E assim, estusiasmados, perfilam como os dinheiro é a mola propulsora do mundo, que move governantes e comerciantes; que dá de comer aos mercenários e trapaceiros, ordenando as alianças.

    Todos os negócios se resolvem e até na guerra, não vencem os justos e os que tem razão, mas aqueles em quem Ploutus pousa. Porque da riqueza ninguém nunca se farta, nunca se sente repleto. De tudo se sacia, do pão, do alimento, da música, da glória, da coragem, dos figos, da ambição e da sopa de lentilhas. Mas da riqueza ninguém se sacia. Quanto mais tem, mais quer. E quando a alcança, quer ainda mais, pois sem ela a vida não merece ser vivida.

    Ploutus convencido do seu poder, confessa a Crêmilo que se aborrece profundamente cada vez que entra numa casa: “Se entro, por acaso, em casa de um homem econômico, imediatamente me esconde. E se algum amigo honesto vem pedindo-lhe um empréstimo, nega jamais ter-me visto. Mas se, por acaso, entro na casa de esbanjador, me põe porta afora, num instante!…

    NÃO SEI SE VAI TE AJUDAR,MAIS O QUE EU ENTENDI É QUE ELE OU É UM “DEUS” OU ELE É UM SEMI-DEUS

  403. joaoigor 21 de junho de 2016 at 13:47 - Reply

    A afrodite tambem é a deusa do sexo

  404. samira 4 de julho de 2016 at 17:57 - Reply

    eu adorei esse site

  405. vitor 5 de julho de 2016 at 14:30 - Reply

    la minha escola vai fazer estes personagens incriveis na semana de arte

  406. Decinho dos Reis 28 de julho de 2016 at 12:07 - Reply

    Desculpe-me sou bem leigo no assunto porém tenho me interessado cada vez mais…a pergunta É … Atlas, aquele que foi condenado por Zeus a sustentar o Planeta…. ele é um titã como seu Pai Japeto, como Cronos e Reia ou era um Deus na mesma linha de Zeus, Poseidon, Atenas, Ares Etc????????

  407. VANI 5 de agosto de 2016 at 21:17 - Reply

    deuses de meia tigela, SÓ EXISTE UM DEUS ( a qual temos que temer e tremer ).
    Esse DEUS fez o que nenhum desses fez, criou o que nenhum desses criou
    ELE É O ALFA, O ÔMEGA, O PRINCÍPIO E O FÍM
    ESSE É O MEU E ÚNICO DEUS.

  408. vini 2 de setembro de 2016 at 9:49 - Reply

    obg

  409. Lara 6 de setembro de 2016 at 15:25 - Reply

    graças ao tio Rick eu sei quase tudo da mitologia grega, mas ainda tenho duvidas como:
    -quantas vezes Zeus traiu Hera? (quero saber a quantidade exata porque não consigo aprender os nomes das amantes)

  410. Antonio 11 de outubro de 2016 at 23:35 - Reply

    A única coisa errada é que ele fala que Hermes é um Deus do Olimpo mas Hermes é apenas o mensageiro DPS Deuses. E tbm ele não colocou Hades como Deus do Olimpo, Hades é um dos três Deuses mais fortes porque ele com a ajuda de Zeus e Posêidon mataram Kronos!!

  411. bianca 18 de outubro de 2016 at 17:29 - Reply

    eu amei o texto vou tira dez

  412. vitor olinpo 23 de novembro de 2016 at 18:55 - Reply

    porra adorei esse tex posta um sobre crono e zeus

  413. vitor olinpo 23 de novembro de 2016 at 18:56 - Reply

    texto mais foda do mundo olinpianos para senpre

  414. Vini 7 de fevereiro de 2017 at 19:40 - Reply

    Muito bom pesquisei pra escola e tirei uma boa nota

  415. chayane 10 de fevereiro de 2017 at 18:29 - Reply

    Você errou no primeiro , Perseu é filhode Poseidon não de Zeus . Mais ficou bom assim mesmo… rsrs

  416. clara 2 de junho de 2017 at 16:27 - Reply

    mt bom

  417. Maria 28 de junho de 2017 at 21:52 - Reply

    Nossa eu ameii!!!Ainda mais porque sou fã de Percy Jackson,e se alguem for fã de Percy Jackson me cume seremos BFF’S

  418. Maria 28 de junho de 2017 at 21:53 - Reply

    Me chame***

  419. n tenho nome 10 de agosto de 2017 at 18:14 - Reply

    Porque não apareceu o Kratos: deus da Guerra

  420. gabriélle rodrigues linhares 25 de agosto de 2017 at 8:45 - Reply

    nossa que dimais

    eles estão incriveis

  421. FABIANA CANDIDA DA SILVA 1 de outubro de 2017 at 12:38 - Reply

    Os deuses são muito da oras como Afrodite do sexo e da beleza e do amor e muito da ora essa tirar ler sobre a mitologia ler e muito bom esse saite

  422. fã de god of war 24 de outubro de 2017 at 20:54 - Reply

    quase todas as cenas foram pegas do god of war

  423. Nicole 12 de dezembro de 2017 at 10:05 - Reply

    Perseu “Percy Jackson” não é filho de Zeus ele é filho de Poseidon

  424. cleide 23 de agosto de 2018 at 20:39 - Reply

    Nossa ,amei todos os comentários, porque não li isso na minha faculdade de Educação Artistica., foi dificil concluir a historia da Arte deles. Obrigada.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.