A fotografia é uma das grandes artes criadas pelos seres humanos. O captura de uma cena evoca não apenas o poder do documento visual, mas também o registro estático de um momento que não vai se repetir. Assim, confira a primeira parte de uma seleção de fotos históricas sensacionais que vão surpreendê-lo. Boa parte deste acervo foi extraído do blog Foto na História.

Se você não viu a primeira, acesse

1- Exótico Par de Patins

Foto de exótico par de patins

Esta foto foi capturada em 1910, nos Estados Unidos. Os primeiros patins foram criados por volta de 1760 e eram constituídos por uma única linha de rodas. No século seguinte manteve-se o mesmo alinhamento das rodas.

2- Cartão Postal Diferente

Foto de cartão postal diferente

Esta foto foi capturada em 1906, na Jamaica. No início do século XX, os cartões postais eram extremamente diferente dos atuais: até fotos de pessoas mortas eram divulgadas nesses cartões. Neste caso, uma imagem engraçada de um homem chamado Mr. Carlton Bryan fazendo careta.

3- Leão no Muro da Morte

Foto de leão no muro da morte

Esta foto foi capturada em 1929 e mostra um leão passeando no sidecar durante uma performance do Muro da Morte em Revere Beach, Massachusetts.

4- Elvis Presley e Fãs

Foto de Elvis Presley e crianças

Esta fotografia mostra o “rei do rock” por volta de 1959, dando autógrafos para algumas crianças.

5- Antônio Conselheiro Morto

Foto de Antônio Conselheiro morto

Esta foto foi capturada em 1897, por Flávio de Barros, em Canudos, Bahia, Brasil. A única foto conhecida de Antônio Conselheiro, místico rebelde e líder espiritual do arraial de Canudos (1893-1897), Bahia, Brasil. Foto tirada duas semanas após sua morte por ordem do Exército. O corpo do líder foi exumado para a produção da foto.

6- Vítima em Maca com Rodas

Foto de vítima em maca com rodas

Esta foto foi capturada em 1905, em Londres, Inglaterra e mostra uma maca com rodas da polícia para transportar vítimas.

7- Vendedor de Múmias Egípcias

Foto de vendedor de múmias egípcias

Imagem comum no Egito do Século XIX, de um vendedor de múmias, feito pelo fotógrafo francês Félix Bonfils, em 1866, que atuou no Oriente.

8- Vítima do Vesúvio

Foto de vítima do Vesúvio

Foto de 1876, por Giorgio Sommer, mostra vítima petrificada da erupção do vulcão Vesúvio. Pompeia foi outrora uma cidade do Império Romano situada a 22 quilômetros da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade.

9- Johnny Depp e Sobrinha

Foto de Jhonny Depp e sua sobrinha

Johnny Depp e sua sobrinha Megan, em 1992.

10- Vendedores de Chá em Istambul

Foto de vendedores de chá em Istambul

Esta foto foi capturada em 1999, por Steve McCurry, em Istambul, Turquia. Steve McCurry é um fotógrafo estadunidense da National Geographic, responsável pelo registro da famosa imagem da Menina Afegã, cujo rosto foi capa da revista e reconhecido por todo o mundo. McCurry fotografaou conflitos internacionais no Afeganistão e em outros países como Camboja, Filipinas, Líbano, além da guerra Irã-Iraque e a guerra do Golfo. Publicou suas fotos em revistas do mundo todo e contribui frequentemente para a revista National Geographic.

11- Elenco de Star Wars

Foto de elenco do Star Wars

Elenco original de Star Wars (Guerra nas Estrelas). Da esquerda para a direita, os atores Harrison Ford (Han Solo), David Prowse (Darth Vader), Peter Mayhew (Chewbacca), Carrie Fisher (Princesa Leia), Kenny Baker (R2-D2), and Mark Hamill (Luke Skywalker).

12- Vietnamita e os Cadáveres

Foto de vietnamita em meio a cadáveres

A foto data de 27 de novembro de 1965, Vietnã, por Horst Faas. Um carregador de maca vietnamita usa uma máscara devido ao cheiro dos cadáveres, soldados norte-americanos e vietnamitas mortos na luta contra os vietcongues na plantação de seringueiras Michelin, cerca de 45 km a noroeste de Saigon. Mais de 100 corpos foram recolhidos depois de um ataque vietcongue.

13- Atleta Determinada

Foto de atleta determinada

Esta é Gabrielle Andersen, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984, realizados em Los Angeles, durante a maratona feminina. Completamente desidratada e desorientada pelo esforço no calor, além de estar com uma forte cãibra na perna esquerda, cambaleou nos últimos 200 metros da maratona levando 10 minutos para completá-los, até cair desacordada nos braços dos médicos sobre a linha de chegada.

14- Os Jovens Beatles

Foto dos jovens Beatles

A turma dos Beatles em 1957. Neste ano, George Harrison tinha 14, Paul Mcartney tinha 15 e John Lennon tinha 16 anos. Nesta época, a banda era chamada The Quarrymen, e teve vários integrantes antes da clássica formação (ainda sem Ringo Starr). O nome do grupo foi inspirado na escola Quarry Bank High School, onde John Lennon e a maioria dos integrantes estudavam.

15- Primeira Cirurgia Plástica

Foto de primeira cirurgia plástica

Walter Ernest O’Neil Yeo, nascido em 20 de outubro de 1890 e falecido em 1960, foi um marinheiro da Primeira Guerra Mundial e a primeira pessoa a ser submetida uma cirurgia plástica, realizada por Harold Gillies, em 1917. Walter foi ferido na Batalha Naval de Jutlândia (Inglaterra x Alemanha). A foto mostra antes e depois da cirurgia. Walter teve as pálpebras queimadas.

16- Kurt Cobain e a Placa

Foto de Kurt Cobain e a placa

Kurt Cobain, líder da banda Nirvana, posando para foto em frente a uma placa com a frase (tradução): “Creia no Senhor Jesus Cristo e será salvo”.

17- Cabeça da Estátua da Liberdade

Foto da cabeça da Estátua da Liberdade

A cabeça da Estátua da Liberdade sendo desembalada, em 1885.

18- Um dos Primeiros Bombardeiros

Foto de um dos primeiros bombardeiros

Esta foto foi capturada em 1918, na Inglaterra, e mostra o “Sopwith Cuckoo T.1”, um biplano britânico torpedeiro utilizado pela Royal Naval Air Service (RNAS). Foi um dos primeiros bombardeiros da História.

19- Florence Thompson

Foto de Florence Thompson

A fotografia Migrant Mother, uma das fotos estadunidenses mais famosas da década de 1930. A foto mostra Florence Owens Thompson, mãe de sete crianças, de 32 anos de idade, em Nipono, Califórnia, março de 1936, em busca de um emprego ou de ajuda social para sustentar sua família. Seu marido havia perdido seu emprego em 1931, e morrera no mesmo ano.

20- Enfermeira de Guerra em Pleno Voo

Foto de enfermeira em pleno voo

Esta foto foi capturada em 1943, por Eliot Elisofon, no Norte da África. A enfermeira Julia Corinne Riley, de 23 anos, em pleno voo em algum lugar do Norte da África, a bordo de um avião C-47 (avião de transporte) utilizado especialmente para transporte de feridos de guerra para hospitais.

21- Vendedor de Imagens de Gandhi

Foto de vendedor de imagens de Gandhi

Esta foto foi capturada em 1946, por Margaret Bourke-White, na Índia, e mostra vendedor ambulante comercializando pequenas estatuetas de Gandhi.

22- Jackson, Coppola, Lucas

Foto de Jackson, Coppola e Lucas

Michael Jackson, Francis Ford Coppola e George Lucas em 1986, nos bastidores do filme Captain EO. O filme conta a história de Captain EO e da tripulação ralé de sua nave espacial em uma missão de entregar um presente para a “líder suprema”, que vive em um mundo de podridão, metal retorcido e saídas de vapor. O filme foi estrelado por Jackson, com direção de Coppola e roteiro de Lucas.

23- Garoto e a Cruz de Ferro

Foto de garoto com a cruz de ferro

A foto foi tirada em 1944, na Alemanha. Nos últimos meses da Segunda Guerra, os nazistas passaram a utilizar crianças como soldados. Este menino chegou a receber a Cruz de Ferro, uma condecoração geralmente dada por bravura. Ele deve ter matado soldados de países inimigos da Alemanha.

24- Índios Amazônicos no Séc. XIX

Foto de índios amazônicos do século XIX

Foto capturada em 1889, por Guido Boggiani, na Amazônia, Brasil. Boggiani (1861 – 1902) foi um pintor, desenhista, fotógrafo, etnólogo italiano que, em 1887, aventurou-se pelo interior do Brasil, Bolívia e Paraguai para documentar a vida dos índios da região e comercializar com peles de animais, especialmente dos cervos do Pantanal. Guido foi visto pela última vez em 24 de outubro de 1901. Seu corpo foi encontrado com o crânio dilacerado.

25- Jackson’s Five, Bob Marley

Foto de Bob Marley com integrantes do Jackson's Five

A turma do Jackson’s Five visitando Bob Marley na Jamaica, em 1975. Segundo as fontes pesquisadas, Michael Jackson é o quarto sentado, da esquerda para direita. Na época, ele tinha por volta de 17 anos.