A África é uma região absolutamente diversa, com infinidade de etnias e línguas. Quando tratamos deste continente, porém, enfatiza-se muito a escravidão moderna, a partir do século XV; e o processo de neocolonialismo, a partir do século XIX. Parece interessante conhecer a variedade de povos ancestrais que compõe esta grande região. Sendo assim, conheça 5 Grandes Povos e Culturas que Existem Desde a África Pré-Colonial.

1. Povo Bérbere

Povos da África

Povo bérbere em região do Marrocos, s/d

O povo bérbere vive até hoje na região do Norte da África, que conhecemos como Magrebe ou África Magrebina. Situam-se, principalmente, entre o Marrocos e a Argélia. No passado, viviam de forma nômade ou semi-nômade e usavam camelos para transporte de mercadorias. Cumpre ressaltar que, entre os bérberes, não há sentido de raça, pois eles compõe várias etnias. Um dos grandes povos da África.

Sendo assim, os bérberes são um grupo linguístico norte-africano e existem por volta de 75 milhões de pessoas que falam línguas bérberes. A sua história foi estudada pelo polímata e historiador Ibne Caldune, na obra Historie des Berberes et Des Dynasties Musulmanes De L’Afrique Septentrional. Os bérberes chamam as si próprios de imazighen, ou  homens livres.

2. Povo Habesha

Povos da África

Mulheres habesha em performance de dança folclórica, 2011

O povo habesha são indivíduos de origem na Etiópia ou Eritreia. Faz referência também aos povos Amhara ou Tigré-Trigrinio que dominaram a Etiópia politicamente, compondo cerca de 36% da população. Por sua vez, o nome Etiópia provém da palavra grega aithiops, que significa povo de pele escura. Um dos grandes povos da África. Segundo a lenda, foi fundada por Menelique, filho de Salomão e rainha de Sabá, no ano 1000 a.C.

A Etiópia alcançou seu apogeu no sob o reinado de Azana, de 300 a 350, que facilitou a implantação do cristianismo. A Igreja se tornou muito rica e dona de imensas terras naquela região. Por este motivo, os governantes e sacerdotes dividiam o poder e davam ordens aos seus súditos agricultores. Os monges desempenharam importante papel e os monastérios eram lugares de sabedoria, leitura e produção de escritos.

3. Povo Songhai

O povo songhai é um grupo étnico da África Ocidental. Estão ligados ao povo mandê que, por sua vez, é um grupo étnico que habita regiões como Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Senegal, Mali, Serra Leoa, dentre outros territórios. A origem dos songhai está ligada ao Império Songhai, que dominou o Sahel Ocidental nos séculos XV e XVI. A capital do império, Gao, era uma das mais belas e ricas cidades africanas.

Por volta de 1420, os songhai passaram a atacar o Reino de Mali, utilizando a força militar que se baseava em uma ampla frota naval no rio Níger, uma poderosa cavalaria e uma infantaria de arqueiros. A grande expansão do Império Songhai ocorreu a partir do reinado de Soni Ali, de 1464 a 1492. Parte dessa história foi tratada por Nei Lopes, na obra Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana.

4. Povo Bakongo

O povo bakongo é um grupo étnico banto, originário da África Subsaariana. Até hoje vivem em uma larga faixa da costa atlântica da África, do Sul do Gabão às províncias angolanas do Zaire. A língua dos bakongo é o quicongo. Eles formaram o Reino do Congo, que era forte e unificado. Em Angola, o povo bakongo é o terceiro maior grupo étnico, sendo que sua história foi abordada por Elikia M’Bokolo, na obra África Negra: História e Civilizações.

A capital do Reino do Congo se chamava Mbanza Kongo. Nas aldeias, o poder era exercido pelo chefe das famílias mais importantes. Acreditava-se que o chefe podia se comunicar com os ancestrais da família, responsáveis pela prosperidade. A partir de 1483, navegadores portugueses, liderados por Diogo Cão, chegaram à foz do rio Congo, iniciando uma série de conflitos com os bakongo. Foi assimilado, assim, um dos grandes povos da África.

5. Povo Núbio

Povos da África

Casamento núbio-egípcio perto de Aswan, 2004

O povo núbio aparece na obra de Geoff Emberling Nubia: Ancient Kingdoms of Africa. Os núbios eram filhos de colonos sul-egípcios com escravas nilóticas, que deram origem ao Reino Kush. Este reino existiu de, aproximadamente, 2500 a.C. a 350 d.C. Posteriormente, os núbios formaram pequenos estados, como a Macúria, que foi mantida até o século XIV. Hoje localizam-se entre o Egito e o Sudão.

Por volta de 1100 a.C., os núbios ergueram o Segundo Império Kush. Em 750 a.C., invadiram o Egito antigo, de onde foram expulsos pelos assírios, em 663 a.C. Nesta época, o Império Kush reunia em torno de 500 mil pessoas. A sua principal atividade econômica era o comércio, sobretudo intermediando o fluxo de mercadorias entre a África subsaariana e as sociedades próximas ao mar Mediterrâneo.