Gladiadores eram lutadores escravos treinados na Roma Antiga. O nome “Gladiador” provém da espada curta usada por este lutador, o gladius (gládio). Eles se enfrentavam para entreter o público, e o duelo só terminava quando um deles morria, ficava desarmado ou ferido sem poder combater. Conheça 5 Tipos de Gladiadores que Lutavam nas Arenas da Roma Antiga. Esta lista foi extraída e adaptada do Mundo Estranho.
- Todas as Aulas de História em Apenas Um Slide para Poupar o Seu Tempo
- Apostilas Completas de História Geral e do Brasil para Salvar Seus Estudos
1- Trácio

Homem vestido de gladiador Trácio
Os Trácios eram os únicos a lutar com a sica, uma espada curva. Como usavam um escudo pequeno, eles tinham também chapas de metal para proteger as pernas. O capacete com plumas era outra marca registrada. Era um dos mais conhecidos gladiadores da Roma Antiga.
2- Murmillo

Homem vestido de gladiador Murmillo
O Murmillo tinha o apelido de “homem-peixe” por usar um capacete com o desenho de um peixe na lateral. As armas e proteções eram similares às do secutor, podendo variar o escudo. As lutas entre trácios, murmillos e retiarius eram consideradas os verdadeiros clássicos das arenas.
3- Hoplomaco
O Hoplomaco homenageava os guerreiros das falanges gregas, por isso portava uma lança, que podia ser usada junto com uma adaga ou com uma espada. Tinha boas proteções para o corpo, como o secutor, mas precisava se virar apenas com um pequeno escudo circular.
4- Retiário

Homem vestido de gladiador Retiário
O Retiário era o tipo mais ágil e veloz, mas também o mais indefeso, pois tinha pouca proteção – nem sequer usava capacete. Encarava gladiadores “pesados”, como o secutor, usando só uma rede e um tridente. Para finalizar a luta, contava ainda com uma adaga. É um dos icônicos gladiadores da Roma Antiga.
5- Secutor
O Secutor era treinado para encarar o retiarius, um “tanque de guerra” bem protegido. Tinha um grande escudo retangular e capacete mais liso (para não prender na rede do retiarius) e com pequenos buracos para os olhos (para evitar as pontas do tridente). Sua arma era uma espada.
Muito legal o teu copia e cola.
Os gladiadores não eram somente escravos.
“Porém, nem todos os gladiadores eram escravos. Prisioneiros de guerra e criminosos condenados podiam ser forçados a lutar, e pessoas livres também se inscreviam por vontade própria para serem gladiadores, em troca de dinheiro e fama.”
Thomas R. Martin – Roma Antiga, pág. 168
Os equipamentos dos gladiadores buscavam estilizar os equipamentos de povos inimigos: gregos (hoplomaquerios), saminitas (murmillos) e tracios (tracios mesmo). Mas conforme estes povos passavam de inimigos a novos cidadaos (conquistados) romanos, ficava meio politicamente incorreto e seus nomes mudavam. Os tracios continuaram estrangeiros (reino-cliente de Roma) até seculo IdC, por isto, custaram a mudar de nome.