O Japão tem uma história riquíssima, que não poderia deixar de ser tratada em nosso site. A relação entre tradição e inovação inspira países do mundo inteiro. Também é verdade que o país passou por altos e baixos no passar dos séculos. Sendo assim, conheça 7 Períodos da História do Japão que Definiram o Destino do País.

1- Período Yamato

História do Japão

Detalhe do Imperador Jimmu Tenno (1891), por Adachi

O Período Yamato durou de 300 a 593. Inicialmente, o Japão acabou dividido em várias áreas, devido ao seu relevo, cada uma delas com seus próprios costumes. A influência de coreanos e chineses no território japonês foi ainda mais forte, inclusive com a introdução do budismo naquele território, em 538. A grande mudança deste período foi a unificação do território japonês em torno da dinastia Yamato, tendo Jimmu Tenno se consagrado primeiro imperador do Japão.

2- Período Asuka

O Período Asuka durou de 593 a 710. Durante este período, em 604, é criada pelo príncipe Shotoku Taishi a primeira Constituição do país, com 17 artigos. Além disso, foram introduzidos impostos que os camponeses deveriam pagar. O período foi marcado também por avanços na parte de arquitetura e nas áreas filosóficas. Por outro lado, ocorreram diversos atentados à família imperial, assim como disputas entre famílias poderosas. O desenvolvimento de uma mentalidade política foi um grande momento da História do Japão.

3- Período Kamakura

História do Japão

Casal de samurais em batalha. Ilustração do séc. XVI

O Período Kamakura durou de 1192 a 1333. Neste período, os samurais se consagraram no poder e foi criado o regime militar conhecido como Xogunato. A capital imperial passa a ser em Kamakura, uma vila de pescadores bem protegida, ideal para se defender de grandes conflitos. Em 1220, o rei da Mongólia conquista toda a China devido ao seu grande armamento. Kublai Khan, neto de Genghis Khan resolve conquistar também o Japão, mas é derrotado pelos samurais.

4- Período Muromachi

O Período Muromachi durou de 1333 a 1573. Neste período, pela primeira vez há o contato com o Ocidente, quando uma embarcação portuguesa chega à ilha trazendo as primeiras armas de fogo. Na parte econômica, o poder passou para as mãos dos daymiôs, que eram os senhores feudais da época. O contato mais forte com a Europa teve um grande impacto na História do Japão.

5- Período Edo

O Período Edo durou de 1603 a 1868. Neste período, Tokugawa Ieyasu assume o poder, conquista o controle total do país e se torna o novo Xogum do imperador. A capital se estabelece na cidade de Edo, atual Tóquio. Em 1633, a entrada de navios portugueses e a saída de japoneses do país foram proibidas, assim como o cristianismo. No final do século XVIII, o país passa por uma reforma política, firmando vários acordos com os países ocidentais.

6- Período Meiji

História do Japão

Imperador Meiji promulga nova Constituição (1899). Autor desconhecido.

O Período Meiji durou de 1868 a 1911. Neste período, o imperador Meiji se muda para Tóquio, iniciando uma fase de grandes mudanças políticas, sociais e econômicas conhecidas como Restauração Meiji. Tais mudanças trouxeram a liberdade religiosa e a igualdade social. O Japão passou por uma grande industrialização e a chegada de grandes estudiosos ocidentais ajudou no avanço do país. Os feudos foram extintos e, assim, surgiram as prefeituras e uma verdadeira invasão ocidental ocorreu, durante cerca de duas décadas, ocorrendo também um sentimento de elevado nacionalismo. Essa época trouxe grandes avanços políticos, como a criação da primeira Constituição. Em 1910, o Japão ocupa o território coreano. Em 1912, morre o imperador Meiji.

7- Período Showa

O Período Showa durou de 1926 a 1988. Com a grande crise econômica que o mundo todo enfrentava, os militares japoneses defendiam que somente a conquista de novas territórios solucionaria o problema. Em 1941, o Japão ataca Pearl Harbor, base naval americana no Havaí, iniciando uma disputa entre Estados Unidos e Japão pelo controle dos territórios no Oceano Pacífico. Em 1945, os Estados Unidos lançaram bombas atômicas sobre as províncias de Hiroshima e Nagasaki, forçando a rendição do Japão e, por consequência, colocando fim à Segunda Guerra Mundial. A partir de 1947, o imperador perdeu o poder e a nova forma de governo passou a ser a monarquia constitucional, sob o controle de um parlamento. Em 1989, morreu o imperador Hirohito.