Imagem-Shrek

Shrek

Conheça a origem do personagem Shrek. A inspiração para esta postagem ocorreu quando visitei o blog Foto na História, do amigo Luciano Urpia. Navegando, encontrei referências daquele que pode ter sido a “inspiração facial” do personagem Shrek. Se você não passou os últimos quinze anos em outro planeta, deve saber que o carismático Shrek é um personagem cujo filme homônimo foi lançado em 2001, pela produtora Dreamworks. O nome vem do alemão schreck, que significa “medo” ou “pânico”. Mas de onde vem a inspiração da beleza facial do nosso querido personagem?

Maurice Tillet

Primeiramente, gostaria de ressaltar que não há evidências que comprovem que Shrek foi inspirado na pessoa abaixo. Algumas informações apontam que a origem de Shrek vem de Shrek!, um livro ilustrado escrito em 1990, por William Steig, sobre um jovem ogro que encontra a ogra dos seus sonhos quando ele deixa sua casa para ver o mundo.

Imagem-Tillet-Wild

Maurice Tillet e o também lutador Wild Bill Zimm

No entanto, não dá para negar que, em termos de aparência, a semelhança é impressionante. Segundo informações extraídas do blog de Luciano Urpia, o personagem Shrek foi criado a partir de uma máscara mortuária do francês Maurice Tillet (1903-1954). Tillet foi um lutador profissional de wrestler e obteve grande sucesso no começo da década de 1940, sendo reconhecido como campeão dos pesos-pesados pela American Wrestling Association de Boston.

Imagem-Tillet-Dorian

Maurice Tillet e a modelo norte-americana Dorian Leigh

Ele falava 14 idiomas e na adolescência, contraiu uma doença rara, chamada acromegalia, que causa a desfiguração de partes do corpo. Faleceu aos 51 anos de idade, de infarto do miocárdio.