Home/Curiosidades/5 tipos de gladiadores romanos

5 tipos de gladiadores romanos

Janeiro 25th, 2010|Curiosidades|13 Comments


Gladiadores eram lutadores escravos treinados na Roma Antiga. O nome “Gladiador” provém da espada curta usada por este lutador, o gladius (gládio). Eles se enfrentavam para entreter o público, e o duelo só terminava quando um deles morria, ficava desarmado ou ferido sem poder combater. Esta lista foi extraída e adaptada do Mundo Estranho.

1- Trácio

Homem vestido de gladiador Trácio

Os trácios eram os únicos a lutar com a sica, uma espada curva. Como usavam um escudo pequeno, eles tinham também chapas de metal para proteger as pernas. O capacete com plumas era outra marca registrada.

2-  Murmillo

Homem vestido de gladiador Murmillo

Tinha o apelido de “homem-peixe” por usar um capacete com o desenho de um peixe na lateral. As armas e proteções eram similares às do secutor, podendo variar o escudo. As lutas entre trácios, murmillos e retiarius eram consideradas os verdadeiros clássicos das arenas.

3- Hoplomaco

Homem vestido de gladiador Hoplomaco

Homenageava os guerreiros das falanges gregas, por isso portava uma lança, que podia ser usada junto com uma adaga ou com uma espada. Tinha boas proteções para o corpo, como o secutor, mas precisava se virar apenas com um pequeno escudo circular.

4- Retiário

Homem vestido de gladiador Retiário

Era o tipo mais ágil e veloz, mas também o mais indefeso, pois tinha pouca proteção – nem sequer usava capacete. Encarava gladiadores “pesados”, como o secutor, usando só uma rede e um tridente. Para finalizar a luta, contava ainda com uma adaga.

5- Secutor

Homem vestido de gladiador Secutor

Treinado para encarar o retiarius, era um “tanque de guerra” bem protegido. Tinha um grande escudo retangular e capacete mais liso (para não prender na rede do retiarius) e com pequenos buracos para os olhos (para evitar as pontas do tridente). Sua arma era uma espada.

13 Comments

  1. Alberth 28 de Janeiro de 2010 at 5:00 - Reply

    ótimo post, eu ainda não conhecia os tipos de gladiadores.

  2. Anonymous 5 de Fevereiro de 2010 at 10:11 - Reply

    estupendo post

  3. José Paulo Dal Toé Pozzobon 23 de Fevereiro de 2010 at 12:36 - Reply

    Muito interessante esse post, professor. Eu não tinha conhecimento sobre o nome dos tipos de gladiadores. Mas alguns dos equipamentos eu ja tinha conhecimento.

  4. José Paulo Dal Toé Pozzobon 26 de Fevereiro de 2010 at 15:59 - Reply

    Prof Michel, eu jogava um jogo online em que eu era um gladiador e tinha que ganhar batalhas e ir galgando até chegar no top.
    o link é: http://www.gladiatus.com
    É dai que eu conheço algumas armaduras, armas, capacetes e etc.

  5. Prof_Michel 26 de Fevereiro de 2010 at 16:03 - Reply

    Vou dar uma olhada neste link. Quem sabe, não é uma boa divulgá-lo por aqui. Vlw

  6. Clayton Machado Magaldi 11 de Março de 2010 at 20:14 - Reply

    Umas das Melhores Matérias que gostei em História foi sobre os tipos de Gladiadores e tipos de luta e sem esquecer da Politica do "Pão e Circo".

  7. Mayquel 29 de julho de 2010 at 14:11 - Reply

    Há um famoso clássico da literatura polonesa chamado "Quo Vadis? – romance nos tempos de Nero", de 1895, de Henryk Sienkievicz, que apresenta uma bela narrativa de luta de gladiadores no capítulo LIV, ou XV do segundo tomo. Quando se gosta de Antiguidade, é uma leitura que vale a pena.

  8. Prof_Michel 29 de julho de 2010 at 16:15 - Reply

    Excelente, Mayquel. Você deve saber que tem até um filme cujo título é Quo Vadis. Veja mais aqui:
    http://filmehistorico.blogspot.com/2010/07/quo-vadis-completo.html

  9. william haddad 31 de outubro de 2012 at 12:38 - Reply

    véio matou à pau esta postagem muito boa eu não sabia nada a repeito e tu me esclareceu curiosidades que tinha desde mlk…

  10. Klaus do Iate 20 de Fevereiro de 2014 at 11:13 - Reply

    O que caracterizava o elmo do Tracio era um grifo, que infelizmente nao se vê na foto. O que caracterizava o elmo do Murmillo era um peixe de mesmo nome que tb nao se vê bem na foto. O que caracterizava o elmo do Secutor era exatamente não ter saliências, como citado, já que seu oponente tradicional era um retiário…. TODOS os gladiadores deveriam lutar com torax nu, exatamente para existir a chance de um ipon ou nocaute de reviravolta para quem tivesse perdendo, no caso uma única estocada certeira em coração ou pulmão. Dái não entendo os cardiofilaxes (placas de metal na frente do coração) do Secutor e do Hoplomacus. Nem sempre dava para se esperar pelos polegares…

  11. Klaus do Iate 20 de Fevereiro de 2014 at 11:18 - Reply

    Os equipamentos dos gladiadores buscavam estilizar os equipamentos de povos inimigos: gregos (hoplomaquerios), saminitas (murmillos) e tracios (tracios mesmo). Mas conforme estes povos passavam de inimigos a novos cidadaos (conquistados) romanos, ficava meio politicamente incorreto e seus nomes mudavam. Os tracios continuaram estrangeiros (reino-cliente de Roma) até seculo IdC, por isto, custaram a mudar de nome.

  12. Victor Sobrinho 30 de junho de 2015 at 0:10 - Reply

    Os gladiadores não eram somente escravos.

    “Porém, nem todos os gladiadores eram escravos. Prisioneiros de guerra e criminosos condenados podiam ser forçados a lutar, e pessoas livres também se inscreviam por vontade própria para serem gladiadores, em troca de dinheiro e fama.”

    Thomas R. Martin – Roma Antiga, pág. 168

  13. Prof. Dr. Marcelo 1 de Maio de 2017 at 13:33 - Reply

    Muito legal o teu copia e cola.

Leave A Comment