Home/Livros/A Idade Média-Nascimento do Ocidente

A Idade Média-Nascimento do Ocidente

abril 23rd, 2014|Livros|5 Comments


O livro A Idade Média-O Nascimento do Ocidente, de Hilário Franco Júnior, trata do período entre os séculos IV e XVI, tradicionalmente conhecido por Idade das Trevas, Idade da Fé ou, com mais frequência, Idade Média. Todos são rótulos pejorativos, que escondem a importância daquela época na qual surgiram os traços essenciais da civilização ocidental.

Capa do livro Idade Média-Nascimento do Ocidente

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 48,00)

>> Compre na Loja Submarino (R$ 48,00)

O livro foi lançado em 2000 e conta com 208 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • Se utilizássemos, numa conversa com homens medievais, a expressão “Idade Média”, eles não teriam ideia do que isso poderia significar. Eles, como todos os homens de todos os períodos históricos, se viam vivendo na época contemporânea.
  • Falarmos em Idade Antiga ou Média representa uma rotulação posterior, uma satisfação da necessidade de se dar nome aos momentos passados. No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito.
  • a Idade Média não terminou no século XV como tradicionalmente se afirma. Importantes elementos constitutivos da era medieval avançaram pela chamada Idade Moderna, chegando até o século XVIII.
  • Olhar para a Idade Média é estabelecer contato com coisas que nos são ao mesmo tempo familiares e estranhas, é resgatar uma infância longínqua que tendemos a negar, mas da qual somos produto. Para o homem ocidental atual, compreender a Idade Média é um exercício de autoconhecimento.
  • Como era a Idade Média com suas características mais marcantes e compreender como nasceu a civilização ocidental como o conhecemos hoje: sua língua, costumes, relações da filosofia com o cristianismo, a relação da Igreja com os Imperadores, entre outros.

5 Comments

  1. Klaus do Iate 24 de abril de 2014 at 12:33 - Reply

    Negando que os 1000 e tantos anos foram anos de mesmice e dominio absoluto da Igreja catolica. Muito bom. A Europa Ocidental Medieval pode ser vista como uma gestante, que quase morre, mas que em meio as dores de um parto dificil deu a Luz a uma civilização admirável.

  2. Klaus do Iate 24 de abril de 2014 at 12:34 - Reply

    A idade média européia não foi um tempo só de obscurantismo, dentro do seio da Igreja, havia uma intelectualidade sofisticada e as vezes atrevida capaz de formular perguntas importantíssimas que até hoje assombram o Ocidente e algumas vezes foram capazes de dar respostas!

  3. Klaus do Iate 24 de abril de 2014 at 12:37 - Reply

    Prof Michel, passando de um polo a outro. Por que ainda não é permitido comentar sobre o filme O Patriota?

  4. Adriana 12 de junho de 2014 at 21:51 - Reply

    Gostaria de poder baixar os livros grátis no iped.

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.