O livro Impérios Antigos-da Mesopotâmia à Origem do Islã, de Eric Cline e Mark Graham, traz uma síntese relativamente breve e, ainda assim, bastante completa do antigo Oriente Próximo, Mediterrâneo e Europa, incluindo o mundo greco-romano, a Antiguidade Tardia e os primórdios do período muçulmano.

Capa do livro Impérios Antigos-Da Mesopotâmia à Origem do Islã

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 54,90)

>> Compre na Loja Submarino (R$ 49,90)

O livro foi lançado em 2012 e conta com 448 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • Com uma abordagem centrada e temática, o objetivo do livro é o de incitar a discussão de um conjunto explícito de temas baseados na leitura de fontes antigas.
  • Tendo um foco especial nos impérios e no imperialismo, assim como nos modos de reação e resistência, a obra é relevante em discussões atuais a respeito de ordem, justiça e liberdade.
  • O livro conclui que algumas das ideias mais duradouras do mundo antigo, de seus sistemas de valores e instituições foram formuladas por povos que resistiram aos grandes impérios.
  • As inter-relações complexas entre as forças ideológicas, econômicas, militares e políticas são exploradas com base em cada um dos impérios e de seus grupos de resistência.
  • O livro analisa a relação central, e também problemática, entre o poder político e ideológico, tanto no aspecto da formação, quanto da resistência aos impérios.