Impérios Antigos-da Mesopotâmia ao Islã

Home » Livros » Impérios Antigos-da Mesopotâmia ao Islã

O livro Impérios Antigos-da Mesopotâmia à Origem do Islã, de Eric Cline e Mark Graham, traz uma síntese relativamente breve e, ainda assim, bastante completa do antigo Oriente Próximo, Mediterrâneo e Europa, incluindo o mundo greco-romano, a Antiguidade Tardia e os primórdios do período muçulmano.

Capa do livro Impérios Antigos-Da Mesopotâmia à Origem do Islã

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 54,90)

>> Compre na Loja Submarino (R$ 49,90)

O livro foi lançado em 2012 e conta com 448 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • Com uma abordagem centrada e temática, o objetivo do livro é o de incitar a discussão de um conjunto explícito de temas baseados na leitura de fontes antigas.
  • Tendo um foco especial nos impérios e no imperialismo, assim como nos modos de reação e resistência, a obra é relevante em discussões atuais a respeito de ordem, justiça e liberdade.
  • O livro conclui que algumas das ideias mais duradouras do mundo antigo, de seus sistemas de valores e instituições foram formuladas por povos que resistiram aos grandes impérios.
  • As inter-relações complexas entre as forças ideológicas, econômicas, militares e políticas são exploradas com base em cada um dos impérios e de seus grupos de resistência.
  • O livro analisa a relação central, e também problemática, entre o poder político e ideológico, tanto no aspecto da formação, quanto da resistência aos impérios.
By | 2014-04-28T18:04:59+00:00 29 de Abril de 2014|Categories: Livros|Tags: , , , , , |1 Comment

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

One Comment

  1. Klaus do Iate 29 de Abril de 2014 at 15:38

    Interessante notar como o Calfifado Unico vem como uma espécie de cereja de bolo, de culminância dos processos formativos, dos impérios anteriores. Os impérios coloniais do Ocidente ou ideologicos da Guerra Fria já vem com uma proposta radicalmente diferente.
    As origens do Islam e o que elas devem aos imperios romano e persa, alias, são profundamente discutidas em um livro do Tom Holland: Sob a Sombra da Espada.

Leave A Comment