O livro A Era do Capital [1848-1875], de Eric Hobsbawm, discorre sobre o período entre a “Primavera dos Povos”, em 1848, e a “Grande Depressão”, que teve início nos anos de 1870. É a história do triunfo global do capitalismo e de uma sociedade que acreditava encontrar o sucesso na livre iniciativa privada e na criação de um mundo de distribuição plena do material, da moral e do conhecimento.

Capa do livro A Era do Capital

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 60,00)

O livro foi lançado em 2009 (o original é de 1962) e conta com 540 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • No apagar das chamas revolucionárias (1848), surgiu uma época de relativa paz , um período em que se desenvolveram um novo estilo e uma nova escala de valores que, juntos, formaram “A era do capital”.
  • O livro trata de eventos históricos ocorridos na Europa entre 1848 (Primavera dos Povos) até o início da Grande Depressão, de 1875.
  • É contada a história de uma sociedade que buscava consolidar o processo de transição do feudalismo para o liberalismo clássico, tendo como princípio guia na área econômica a livre iniciativa privada, por meio da qual esperavam conseguir uma melhor distribuição das riquezas materiais.
  • O livro conta como o processo de industrialização afetou essa concepção e modificou esse pensamento no final do período investigado.
  • O autor analisa as contradições do período, com o avanço da ciência, da razão, da economia do capitalismo industrial e das operações militares, que tinham sua origem também em focos reacionários que tinham por objetivo frear muitos desses avanços.