Home/Livros/Livro: Ao Sul do Corpo, de Mary Del Priore

Livro: Ao Sul do Corpo, de Mary Del Priore

agosto 20th, 2014|Livros|0 Comments


O livro Ao Sul do Corpo, de Mary Del Priore, trata da história da mulher no período colonial, através de documentos e fontes impressas entre os séculos XVI e XVIII, constatando que as mulheres que fazem parte dessa sociedade barulhenta surgem na documentação sem qualquer neutralidade, exibindo plenamente as marcas de sua diferença sexual.

Capa do Livro Ao Sul do Corpo

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 42,00)

O livro foi lançado em 2009 e conta com 304 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • Baseada em documentos do século XVI ao XVIII, a autora resgata personagens e situações anônimas para contar a história da mulher no periodo colonial.
  • Revela as marcas deixadas pela diferença de gênero que ainda hoje fazem parte do imaginário brasileiro, como o estereótipo da santa-mãezinha provedora, piedosa, dedicada e assexuada, arquétipo que ainda hoje permanece vivo.
  • As imagens encontradas estão recorrentemente associadas à dominação e à opressão sobre a mulher, sendo vítima constante da dor, do sofrimento, da solidão, da humilhação e da exploração física, emocional e sexual.
  • A natureza de discretos poderes que reagiam e resistiam a essas situações pintadas nas imagens, poderes assegurados à mulher através de sua emancipação biológica, tanto quanto de sua emancipação à dominação masculina.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.