O livro As Raízes do Riso, de Elias Thomé Saliba, revela como a produção humorística brasileira atuou intensamente no processo de modernização do país, na criação de um novo jornalismo e no desenvolvimento de novos meios de comunicação, ao mesmo tempo que inovou no uso da língua, aproximando a cultura escrita da tradição oral.

Capa do livro Raízes do Riso

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 59,50)

>> Compre na Loja Submarino (R$ 53,90)

O livro foi lançado em 2002 e conta com 360 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • O riso surge da estranheza e do imprevisto, mas é também invenção histórica. Neste livro, o autor analisa o humor que se criou no Brasil entre o final do século XIX e a década de 1940.
  • Na imprensa semanal, nos palcos dos teatros de revista, gravada em discos, filmes e programas de rádio, a produção humorística desse período ocupou um amplo espaço na vida nacional, mas seus criadores quase nunca foram reconhecidos pela chamada alta cultura.
  • O autor mostra que o humor capta duas características da sociedade brasileira: a confusão entre as esferas pública e privada e a vocação para tratar tudo de maneira emocional.
  • O livro revigora o estudo da história cultural e oferece um texto ilustrado com divertidas anedotas e caricaturas, capaz de nos fazer refletir – de ângulos originais – a respeito do Brasil e da visão de mundo dos brasileiros.
  • foi na Belle Époque brasileira – período compreendido entre as duas décadas finais do século XIX e o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918 – que surgiu esse humor, no esteio do jornalismo moderno e suas seções fixas de humor e de caricaturas.