Home/Livros/Livro: Bandidos, de Eric Hobsbawm

Livro: Bandidos, de Eric Hobsbawm

abril 9th, 2014|Livros|0 Comments


O livro Bandidos, de Eric Hobsbawm, explora as perspectivas políticas do banditismo e sua história no contexto do poder e do controle por parte dos governos e do Estado. O bandido social – Pancho Villa, Lampião, Robin Hood, entre outros – é explicado como um rebelde potencial: o elemento social que, estando fora do alcance do poder e sendo ele mesmo detentor de poder, resiste a obedecer.

Capa do livro Bandidos

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 45,00)

O livro foi lançado em 2010 (o original é de 1976) e conta com 254 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • Seus personagens são heróis de baladas, história e mito, e, simultaneamente, homens de carne e osso vivendo num estreito relacionamento com a imagem que deles faz o povo.
  • Alguns foram ou são conhecidos somente em regiões remotas, outros por quase todos os compatriotas, e outros ainda por todos os que têm acesso à televisão. Alguns só prejudicaram autoridades locais, outros representaram papel importante na história de seus países.
  • De que maneira diferiam daqueles que os admiravam ou os perseguiam? Como se situavam dentro do contexto da economia e da política de suas fronteiras? Eram revolucionários sociais?
  • Quem eram eles? Que espécie de pessoas aderiram ao banditismo social? Que papel representaram com suas armas, munições e moedas de ouro, como defensores da justiça social, como justiceiros, como batalhadores primitivos em prol da liberdade?
  • Este livro procura responder a essas perguntas tendo em vista o que se sabe sobre o banditismo em muitas regiões do nosso planeta.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.