O livro Getúlio [1882-1930] – Dos Anos de Formação à Conquista do Poder, de Lira Neto, contribui significativamente para a compreensão do personagem que, para bem ou para mal, foi a maior figura política do Brasil, no século XX. Este primeiro volume da trilogia Getúlio vai do nascimento de Vargas à sua ascensão ao poder, no bojo da revolução de 1930.

Capa do livro Getúlio, Uma Biografia (1882-1930)

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 52,50)

>> Compre na Loja Submarino (R$ 52,50)

O livro foi lançado em 2012 e conta com 624 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • “Em uma das páginas de seu diário, escrito entre 1930 e 1942, Getúlio Vargas anotou: ‘gosto mais de ser interpretado do que de me explicar’. Essa observação parece ser um desafio irônico para quem buscasse entendê-lo, em vida ou ao longo da história.
  • Com base numa impressionante pesquisa, Lira Neto narra, com brilho e riqueza de detalhes, a história da vida pessoal e da vida pública de Getúlio, dos tempos do Rio Grande do Sul à entrada na cena política da Capital da República.”
  • O autor se debruçou tenta ajudar e decifrar a “esfinge Getúlio” e mostrar como foi possível que convivessem no mesmo indivíduo o revolucionário, o ditador, o reformador social e o demagogo.
  • Sem desdenhar nenhum tipo de fonte ou arquivo, o autor se serviu de cartas pessoais e memorandos oficiais, de diários íntimos, autos judiciais, boletins de ocorrência, notícias de jornal, anúncios de publicidade, charges, hinos, marchinhas, livros de memórias, entrevistas, depoimentos.
  • Getúlio, ao ser ministro da Fazenda do governo que derrubou, mostra que o Brasil tem uma incrível capacidade de mudar sem mudar muito para deixar ficar como está.
  • Segundo a historiadora Marly Motta, “o contexto por onde circulou Getúlio, com maior ou menor liberdade de ação, se desvenda pela leitura da obra, que busca combinar a fluência da linguagem com a validação conferida pela pesquisa cuidadosa.”