Livro: História do Mundo em 6 Copos

Home » Livros » Livro: História do Mundo em 6 Copos

No livro História do Mundo em 6 Copos, Tom Standage escolhe um ângulo inusitado para analisar as civilizações – as bebidas. Em seis copos, o autor mostra como a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e a Coca-Cola influenciaram os rumos da história mundial e definiram políticas e práticas sociais.

Capa do livro História do Mundo em 6 Copos

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 49,90)

>> Compre na Loja Submarino (R$ 49,90)

O livro foi lançado em 2005 e conta com 240 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • As bebidas, mais do que apenas matar a sede, nos informam sobre progressos científicos, relações sociais, rituais religiosos e tratados comerciais.
  • Da pré-história à era da globalização, as sociedades elegeram diferentes bebidas e tiveram suas trajetórias fortemente ligadas a elas.
  • A cerveja data sua descoberta desde a Mesopotâmia e está associada à fixação do homem a um só local e também ao surgimento da escrita. Nas sociedades gregas, o vinho tinha papel fundamental nas relações sociais e religiosas. Os romanos também o adotaram como símbolo de poder.
  • O chá foi objeto de disputa entre a Europa e suas colônias. O café, uma descoberta árabe, teve grande repercussão na Europa, por ser uma bebida que estimulava as relações comerciais e pessoais.
  • Muitos fatos curiosos são apresentados, como o fato do próprio Papa ter que provar o café para autorizar o seu consumo pelos cristãos, já que a bebida era originária da Arábia muçulmana e os taverneiros da época faziam campanha contra.
  • Da próxima vez que você aproximar a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá ou a Coca-Cola de seus lábios, pense em como essa bebida chegou a você através do tempo e do espaço, e lembre-se de que ela contém algo mais do que álcool ou cafeína.
By | 2014-01-22T09:02:42+00:00 11 de dezembro de 2013|Categories: Livros|Tags: , , , , |3 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

3 Comments

  1. Klaus do Iate 12 de dezembro de 2013 at 20:25

    História Digital já abordou algo assim. Estamos antenados

  2. Klaus do Iate 12 de dezembro de 2013 at 20:26

    A origem de outras substâncias psicotivas , além do etanol e da cafeína, também dá boas histórias.

  3. Michel Goulart 13 de dezembro de 2013 at 7:01

    Será feito, só preciso de tempo.

Leave A Comment