O livro História de Guerras e Batalhas, de William Weir, refuta muitos mitos que mantiveram o público desinformado sobre a guerra, a mais perigosa de todas as atividades humanas. Alguns mitos resultam de adulteração deliberada; outros, de ignorância ou intelerância. De qualquer modo, não há substituto para a verdade.
>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 62,00)
>> Compre na Loja Submarino (R$ 62,00)
O livro foi lançado em 2012 e conta com 248 páginas. Ao ler, você vai saber sobre:
- A primeira batalha da Guerra de Secessão americana, que envolveu o uso de dois navios de guerra blindados, o Monitor e o Merrimac.
- Os verdadeiros motivos que levaram o general Custer a perder a sua última batalha.
- Os fatos por trás da suposta invencibilidade dos tanques alemães e os ataques aéreos americanos mais letais na Segunda Guerra Mundial.
- As batalhas do mundo antigo, o famoso mito do arco inglês e a suposta superioridade das nações ocidentais desde os primeiros tempos.
Sobre o autor
William Weir escreveu 13 livros antes deste, principalmente sobre crimes e história militar, como “50 Líderes Militares que Mudaram a História da Humanidade” e “50 Batalhas que Mudaram o Mundo”. É ex-soldado, policial do exercito e combatente de infantaria veterano da Guerra da Coréia. É editor industrial aposentado e, como autônomo escreve em revistas.
Supervaleu comprar este livro!
Mas ele foi brilhante explicando que: 1)A superioridade militar ocidental NAO é mais antiga que a adoção maciça da polvora pelos ocidentais. Que ela NADA tem a ver com disciplina ou implacabildade maiores.2) Que NAO houve uma era da cavalaria europeia por superioridade intrinseca da cavalaria 3) Que armadura de placa NAO era pesadissima e obsoleta
4) Que o arco ingles NAO era o melhor do mundo em sua época
5) Constatinopla NAO foi conquistada graças aos canhoes gigantes otomanos
6) Que primeiro duelo de navios blindados, nem o primeiro uso de submarinos militares NAO ocorreram na Guerra Civil Americana
7) O fuzil longo americano da guerra de independencia NAO era o melhor do mundo na sua época
8) Os patriots durante a guerra de independencia NAO eram uma minoria, NAO lutavam sempre escondidos e NAO lutavam sempre em batalha aberta.
9) Hitler NAO era um idiota militar e NAO era um genio militar
10) Sioux NAO venceram Custer porque tinham mais rifles de repetiçao, NEM porque Custer NAO levou metralhadoras e espadas
11) MacArthur NAO era o maior genio militar americano
12) Eisenhower NAO terminou a Guerra da Coreia
13) Os bombardeios nucleares da 2aGG NAO foram os ataques mais letais da guerra.
14) Ttruman NAO acabou com racismo dentro das Forças Armadas americanas
15) Os blindados alemaes na 2a GG NAO sao a causa do sucesso da blitzkrieg inicial
16) A pistola .45 NAO nasceu para parar o ataque de fanaticos islamicos das Filipinas
17) Baionetas AINDA sao fundamentais
18) Ataques nortevietnamitas a belonaves americanas NAO provocaram a entrada dos EUA na guerra do Vietnam
19) Inimigos viets em Kha Sahn NAO estavam cercados, enquanto houve uma ofensiva geral viet no sul durante reveillon
e outros mitos…
Entretanto o Weir reve com humildade e sabedoria algumas de suas posições do livro anterior 50 Batalhas: A batalha de Maratona,490aC não foi decisiva, afirma no Historias de batalhas e…
e continua…”Estribos sao necessarios para cargas de cavalaria.” ” Iberos (da peninsula iberica) participaram de momento importante da batalha de Adrianopolis”
Este livro do Weir: ” Histórias de guerras e batalhas: Verdades reveladas…”
acabou perpetuando alguns mitos tb. como “houve um genocidio dos paraguaios”, embora pelo menos nao caiu no mito: ” a Inglaterra mandou seus 3 câes platinos dilacerar a Prussia Platina” ou ” os Lopez implantaram uma modernização e a felicidade para o povão paraguaio”. Ou ” Houve um dirigivel sem motor na guerra da Secessão” ou “os hunos heftalitas eram altaicos como os de Atila”