No livro Histórias e Conversas de Mulher, de Mary Del Priore, revela como evoluiu – e se revolucionou – a vida das brasileiras, dos tempos da colônia portuguesa aos dias atuais. Namoros com homens mais jovens, paixão por usar botinhas de salto, corpo trabalhado artificialmente para projetar seios e nádegas e assim ficar mais voluptuoso, entre outras situações que possuem sua marca na história brasileira.

Capa do livro Histórias e Conversas de Mulher

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 34,90)

O livro foi lançado em 2013 e conta com 312 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • O livro aborda temas que atravessam quinhentos anos de história – casamento, maternidade, trabalho, solidão, envelhecimento e corpo – para mostrá-los em suas transformações cronológicas: “éramos assim e ficamos assim”, segundo a autora.
  • O livro resultou de muitos anos de pesquisa, vários artigos e livros acadêmicos sobre o tema da mulher e suas lutas, vidas e formas de resistência no passado e resultou do encontro destas duas formas de pesquisa: o ontem e o hoje.
  • O uso de cremes com ingredientes naturais para clarear a pele. Sim, a vida de algumas sinhás do século XVIII lembra a de uma mulher do século XXI… mas só na aparência.
  • Foram necessários mais de 200 anos para que as mulheres conquistassem direitos que permitem a livre expressão e o exercício da cidadania: votar, usar anticoncepcionais, divorciar-se, ir à praia de biquíni, ocupar cargos de alto escalão em empresas multinacionais e muitas outras coisas.
  • A autora critica a atual postura de boa parte das próprias mulheres na sociedade: “Há uma desvalorização grosseira das conquistas das mulheres por elas mesmas. Esse comportamento ajuda, certamente, a que se continue a cavar um grande fosso entre homens e mulheres”.