O livro O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro, trata das matrizes culturais e dos mecanismos de formação étnica e cultural do povo brasileiro e apresenta as formas através das quais o Brasil moldou as zonas de habitação humana no território nacional e sua influência na miscigenação dos três povos formadores da nação.

Livro: O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 63,50)

>> Compre na Loja Submarino (R$ 63,50)

O livro foi lançado em 1995 e conta com 470 páginas. Ao ler você vai conferir

  • As tentativas do autor em responder a pergunta que intriga a brasileiros e estrangeiros: Por que o Brasil não deu certo?
  • A tentativa de tornar compreensível, por meio de uma explanação histórico-antropológica, como os brasileiros se vieram fazendo a si mesmos para serem o que hoje somos.
  • A descrição de um nova Roma, lavada em sangue negro e sangue índio, destinada a criar uma esplêndida civilização, mestiça e tropical, mais alegre, porque mais sofrida.
  • Nas palavras do autor, “todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles negros e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou”.
  • Na concepção do autor, mais do que uma simples etnia, o Brasil é um povo nação, assentado num território próprio para nele viver seu destino.