O livro Um Rabisco de Deus, de Tom Hickman, trata da história do pênis proveniente da mitologia, das culturas universais, da religião, da literatura, da ciência, da medicina e da vida contemporânea, com seus altos e baixos – o macabro e o apavorante, o engraçado e o triste – tudo narrado com uma inteligência mordaz.

Livro Um Rabisco de Deus

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 39,90)

>> Compre na Loja Submarino (R$ 29,90)

O livro foi lançado em 2013 e conta com 224 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • Possuir um pênis, segundo Sófocles, é estar “acorrentado a um louco”. O livro examina em profundidade a relação esquizofrênica entre o homem e esse louco – e a relação conjunta desse estranho para com o sexo feminino.
  • Através da história o homem reverenciou o pênis como o seu “mais precioso ornamento”. Ainda assim, de forma ambivalente, o pênis sempre foi fonte das suas mais profundas neuroses.
  • Os motivos pelos quais este apêndice carnal conseguiu conquistar um lugar elevado na civilização ocidental.
  • Os humanos na pré-história podiam ver num inocente crepúsculo a imagem de um órgão masculino – o sol – se pondo dentro de um corpo feminino – representado pelo horizonte.
  • As antigas deidades fálicas, de origem grega e latina, tiveram uma sobrevida entre os cristãos até pelo menos o século VIII. A forma engenhosa encontrada pela Igreja para ir acabando com isso foi transformar divindades pagãs em santos.
  • Até o século XIX, milhares de chineses faziam de tudo para se tornar eunucos. Entregavam seu “tesouro precioso” em troca de uma vida confortável de serviçal na Cidade Proibida.
  • Os generais romanos promoviam subordinados com base no tamanho dos seus dotes.