Home/Vestibulares/Temas de Atualidades p/ o vestibular 2013

Temas de Atualidades p/ o vestibular 2013

Março 25th, 2013|Vestibulares|7 Comments


Esta postagem eu vou atualizando constantemente. Vou disponibilizar neste espaço alguns temas de Atualidades que podem ser cobrados nos vestibulares de verão e inverno de 2013 e Enem. Fiquem ligados pois alguns destes temas podem ser utilizados em questões interdisciplinares.

Temas de Atualidades 2013

Conflitos na África: A França iniciou no dia 11/01 uma intervenção militar em Mali, país africano dividido por uma luta entre forças militares e rebeldes islâmicos. Mali é uma ex-colônia francesa e um dos países mais pobres do mundo. Em março de 2012, grupos ligados à rede terrorista Al Qaeda iniciaram um levante e dominaram o norte do país.

Epidemia de crack: Um novo programa do governo do Estado de São Paulo de internação involuntária e compulsória de viciados em crack, anunciado no final de janeiro, vem gerando polêmica a respeito dos limites do Estado de interferir na vida do cidadão. Outras regiões do país, contudo, estudam medidas semelhantes para combater a “epidemia” de crack.

Meteorito na Rússia: o meteorito que caiu na Rússia em 15/02 reacendeu rumores sobre o apocalipse. A relação dos seres humanos e os corpos celestes é antigas e pode render uma questão sobre história da astronomia; aspectos geográficos dos corpos celestes; cometas que passaram próximos ao planeta terra, entre outros.

540 anos de Nicolau Copérnico: No dia 19 de fevereiro de 1473, nasceu Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático polonês. Possíveis temas: o papel de Copérnico na ciência do século XVI; a visão geocêntrica vs a visão heliocêntrica (Idade Média vs Renascimento Cultural); aspectos da teoria heliocêntrica e seus desdobramentos, entre outros.

165 anos do Manifesto Comunista: No dia 21 de fevereiro de 1848, foi publicado o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. Possíveis temas: sociedade industrial europeia do século XIX, relações de trabalho, conceitos marxistas (luta de classes, alienação, ideologia, etc), Revolução Russa, Revolução Chinesa, Revolução Cubana, entre outros.

Yoani Sanchéz no Brasil: A visita da blogueira cubana ao Brasil em fevereiro pode render boas questões sobre Direitos Humanos; o papel da internet e das infovias no século XXI; a importância da liberdade de expressão; aspectos políticos e econômicos sobre o socialismo; a questão das ditaduras, entre outros.

Renúncia do Papa Bento XVI: a renúncia do papa Bento XVI em 28/02 mobilizou pessoas de vários países. Sobre este assunto, os vestibulares podem abordar o último papa que renunciou antes de Joseph Ratzinger; aspectos históricos da Igreja Católica; a hierarquia da Igreja, entre outros.

Cura da Aids: Médicos anunciaram em 3 de março que uma criança, nascida nos Estados Unidos, havia sido curada do vírus do HIV. Se os resultados forem confirmados, será o primeiro caso de cura “funcional” de uma criança e o segundo caso de cura da Aids documentado no mundo. O primeiro foi o de Timothy Ray Brown, um homem com leucemia que recebeu um transplante de um doador geneticamente resistente à infecção.

Morte de Hugo Chávez: a morte do presidente da Venezuela Hugo Chávez, no dia 05/03, reabre a discussão sobre os rumos políticos na América Latina. Uma questão sobre Chávez poderia abordar a independência da Venezuela; o papel do líder revolucionário Simón Bolívar; as raízes do populismo latino-americano e seus tentáculos; a relação da Venezuela com seus vizinhos, entre outros.

Papa Francisco: O resultado do conclave que apontou o sucessor do papa emérito Bento 16, no dia 13/03, foi uma surpresa para o mundo cristão. Pela primeira vez em quase 1.300 anos, o cargo será ocupado por um clérigo nascido fora da Europa. O jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, que adotou o nome de Francisco, terá agora uma série de desafios para reestabelecer a credibilidade da fé cristã em meio a uma das maiores crises da Igreja Católica.

10 anos de Invasão do Iraque: Há pouco mais de dez anos, em 19 de março de 2003, os Estados Unidos invadiram o Iraque e deram início a uma das guerras mais caras, polêmicas e desastrosas de sua história, que durou nove anos. A invasão foi deflagrada durante o governo de George W. Bush (2001-2009), um ano e meio após os ataques do 11 de Setembro.

Coreia do Norte: A Coreia do Norte voltou a ameaçar a vizinha Coreia do Sul e os Estados Unidos de ataques com armas nucleares. Nos últimos três meses, a nação comunista realizou testes com artefato nuclear no subsolo (o terceiro) e com um míssil de longo alcance, em operações condenadas pela ONU. No final de março, declarou ‘estado de guerra’ com o Sul e, em 2 de abril, anunciou que reativará suas instalações nucleares.

Haitianos no Acre: O fluxo de imigrantes ilegais haitianos no Acre motiva uma discussão sobre a política de imigração brasileira. Nos últimos meses, cerca de 1,3 mil haitianos chegaram à cidade de Brasileia, no Acre, vindos da fronteira com o Peru. Eles estão alojados de forma precária em galpões, a espera de vistos que autorizem sua entrada no país e os permita tirar documentos para serem empregados.

Margaret Thatcher: Margaret Thatcher morreu em 08/04, aos 87 anos, após sofrer um derrame. Ela foi a primeira – e até hoje única – mulher a chefiar o governo no Reino Unido, reeleita primeira-ministra em três mandatos consecutivos. Conhecida como “Dama de Ferro”, durante seu governo, privatizou empresas estatais, cortou gastos e travou batalhas contra o poderoso sindicalismo inglês.

7 Comments

  1. Daniel 8 de Abril de 2013 at 4:46 - Reply

    Coréia do Norte e Coréia do Sul. Coréia do Norte uma ameaça mundial. Isso leva-nos de volta para o período da Guerra Fria e da divisão das duas Coréias.

    No site da Nova Escola tem algum material sobre isso

    http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/qual-origem-divisao-coreia-norte-sul-473667.shtml

  2. Venubia kellya Ferreira 8 de Abril de 2013 at 22:46 - Reply

    Preciso de ajuda

  3. LAURA 10 de Abril de 2013 at 17:35 - Reply

    Seria interessante o professor fazer um post com aniversários históricos deste ano de 2013.

  4. juan 11 de Abril de 2013 at 6:09 - Reply

    tipo acho que ela quer dizer assim : aniversários como o de nicolau que faz 540 coisas assim

  5. juan 11 de Abril de 2013 at 6:13 - Reply

    corrigindo meu erro : como o de Nicolau que faz 540 anos, ela quer a data de aniversários históricos na minha opinião.

Leave A Comment