Home/Vídeos/3 visões do Mito da Caverna, de Platão

3 visões do Mito da Caverna, de Platão

janeiro 25th, 2013|Vídeos|5 Comments


O Mito da Caverna – ou Alegoria da Caverna – escrito pelo filósofo grego Platão, é uma das maiores referências filosóficas a respeito da realidade e da ilusão. Ou, como diria o filósofo, um contraste entre o mundo sensível (aquele que observamos através dos sentidos) e o mundo das ideias (aquele alcançado através de intensa reflexão).

Nesta postagem, vamos apresentar três representações acerca do Mito da Caverna, de forma a perceber as diferentes leituras e interpretações do alcance das ideias de Platão. Se você gosta de Filosofia e deseja aprofundar os seus conhecimentos, confira

1- Prisioneiros de argila

Apresenta uma visão mais sombria do Mito da Caverna, utilizando miniaturas feitas em argila. A satisfação em ver bonequinhos de argila vira tensão na trilha sonora e na voz do narrador.

[youtube id=”LUrJirK5TwI” width=”600″ height=”350″]

2- Piteco e os prisioneiros

Piteco encontra alguns prisioneiros que preferem viver em uma caverna, ainda que tenham liberdade para sair. Mostra que, de certa forma, a realidade dos prisioneiros é mais atual do que podemos imaginar.

[youtube id=”faCphlZOoG0″ width=”600″ height=”350″]

3- Educação que aprisiona

Relaciona o Mito da Caverna com a Educação, representando a sala de aula como um ambiente que, muitas vezes, aprisiona o aluno. Foi extraído do documentário Educação Proibida.

[youtube id=”73SJ0Mn86pQ” width=”600″ height=”350″]

5 Comments

  1. Klaus do Iate 29 de janeiro de 2013 at 12:34 - Reply

    Mestre Michel , a sequencia Sokrates-Platon-Aristoteles é realmente demais! Pena que Aristoteles quebra a sequencia. Seu melhor aluno foi um conquistador mais que um filosofo, Alexandre Magno.
    O mito da caverna tem paralelo com a propria vida do mestre do Platon, Sokrates e até com a vida de Jesus! O julgamento e morte de Sokrates marcou profundamente Platon e o fez ficar desencantado com a democracia.

  2. Francyny 25 de setembro de 2013 at 23:26 - Reply

    Nossa esses videos me ajudarão muito ..
    Eu estava meia confusa em relação as projeções da caverna .. Mas agora em tendi perfeitamente.
    Vídeo bem elaborado , obrigado!

  3. Débora 30 de junho de 2014 at 16:12 - Reply

    muito esclarecedor os vidios, gostei muito, se Platão vivece nos dias de hoje um exemplo da caverna moderna seria os Vidios games, o fime Matrix também relata muito bem sobre suas ideias.

  4. ROSA BORGES DE ANDRADE GOMES NITERóI 6 de junho de 2015 at 22:40 - Reply

    Novamente o segundo vídeo não aparece, não existe! Piteco e os prisioneiros… difícil analisar dessa maneira.

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.