O Mito da Caverna – ou Alegoria da Caverna – escrito pelo filósofo grego Platão, é uma das maiores referências filosóficas a respeito da realidade e da ilusão. Ou, como diria o filósofo, um contraste entre o mundo sensível (aquele que observamos através dos sentidos) e o mundo das ideias (aquele alcançado através de intensa reflexão).
Nesta postagem, vamos apresentar três representações acerca do Mito da Caverna, de forma a perceber as diferentes leituras e interpretações do alcance das ideias de Platão. Se você gosta de Filosofia e deseja aprofundar os seus conhecimentos, confira
1- Prisioneiros de argila
Apresenta uma visão mais sombria do Mito da Caverna, utilizando miniaturas feitas em argila. A satisfação em ver bonequinhos de argila vira tensão na trilha sonora e na voz do narrador.
[youtube id=”LUrJirK5TwI” width=”600″ height=”350″]
2- Piteco e os prisioneiros
Piteco encontra alguns prisioneiros que preferem viver em uma caverna, ainda que tenham liberdade para sair. Mostra que, de certa forma, a realidade dos prisioneiros é mais atual do que podemos imaginar.
[youtube id=”faCphlZOoG0″ width=”600″ height=”350″]
3- Educação que aprisiona
Relaciona o Mito da Caverna com a Educação, representando a sala de aula como um ambiente que, muitas vezes, aprisiona o aluno. Foi extraído do documentário Educação Proibida.
[youtube id=”73SJ0Mn86pQ” width=”600″ height=”350″]
Novamente o segundo vídeo não aparece, não existe! Piteco e os prisioneiros… difícil analisar dessa maneira.
muito esclarecedor os vidios, gostei muito, se Platão vivece nos dias de hoje um exemplo da caverna moderna seria os Vidios games, o fime Matrix também relata muito bem sobre suas ideias.
Nossa esses videos me ajudarão muito ..
Eu estava meia confusa em relação as projeções da caverna .. Mas agora em tendi perfeitamente.
Vídeo bem elaborado , obrigado!
Mestre Michel , a sequencia Sokrates-Platon-Aristoteles é realmente demais! Pena que Aristoteles quebra a sequencia. Seu melhor aluno foi um conquistador mais que um filosofo, Alexandre Magno.
O mito da caverna tem paralelo com a propria vida do mestre do Platon, Sokrates e até com a vida de Jesus! O julgamento e morte de Sokrates marcou profundamente Platon e o fez ficar desencantado com a democracia.
Bem obervado