No documentário Nós que aqui estamos por vós esperamos, Marcelo Masagão apresenta as memórias do século XX, em uma volta ao mundo através da arte, da economia, da política, da guerra, mas sobretudo das pessoas comuns que fazem a história.

Dados Técnicos

Diretor: Marcelo Masagão
Duração: 73 minutos
Ano: 1999
País: Brasil
Gênero: Documentário
Cor: Colorido

Veja Online

[youtube id=”-PXo5oGztiw” width=”600″ height=”350″]

Curiosidades

  • Para a produção do filme, o autor e diretor se inspirou na leitura do livro Era dos Extremos, do historiador Eric Hobsbawm.
  • O filme usa imagens de arquivo de filmes clássicos (Chelovek’s kinoapparatom, Un Chien Andalou, The General, Le voyage dans la lune, Berlin: Die Sinfonie der Großstadt), como fotos, pinturas, textos, entre outros.
  • A trilha sonora foi baseada na obra de Wim Mertens, um compositor e musicólogo belga. Mertens estudou ciências políticas e ciências sociais na Universidade de Leuven.
  • O título foi inspirado em um letreiro no cemitério na cidade de Paraibuna, no interior do Estado de São Paulo. Um texto semelhante pode ser visto em uma capela de Évora, em Portugal: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.
  • A produção do filme custou R$ 140.000,00, dos quais R$ 80.000,00 foi destinado para o pagamento de direitos autorais sobre as imagens e fragmentos de vídeos.