Home/Vídeos/Vídeo: Quatro mitos sobre a aprendizagem

Vídeo: Quatro mitos sobre a aprendizagem

abril 9th, 2012|Vídeos|4 Comments


Vasculhando na net, encontrei um vídeo simples – mas muito bom – sobre quatro mitos sobre a aprendizagem que prejudicam o desempenho escolar e/ou nos estudos. O vídeo foi feito pela Ana, do blog Video Aulas by Ana, utilizando a metodologia do Salman Khan (tá virando moda?) que implica em usar uma mesa digitalizadora para produzir a escrita enquanto o áudio registra a explicação.

Como professor, acredito que o bom desempenho nos estudos exige método e disciplina. Não existe milagre ou remédio para isso, da mesma forma que acredito que não há enriquecimento fácil ou emagrecimento sem sacrifícios. Sobre a questão dos estudos, já escrevi aqui no blog algumas dicas que podem ajudar você

[youtube id=”qt7jftZpMAs” width=”600″ height=”350″]

Vale lembrar que, na questão sobre a importância da repetição, temos que distinguir  da decoreba em véspera de prova. A repetição nos estudos exige um método bem específico, tanto do aluno quanto do professor. Do aluno, quando este estuda o conteúdo de aula em casa, resolve tarefas, faz anotações sobre a aula, busca informações paralelas, etc. Ao professor cabe dar uma boa aula, com início, meio e fim, independente da metodologia empregada. Eu, particularmente, procuro relembrar, no início de cada aula, os assuntos abordados na aula anterior. Legal, não é?

4 Comments

  1. klaus provenzano 24 de abril de 2012 at 11:08 - Reply

    Excelentes colocações da Professora Ana e Michel é irretocavel quando fala a respeito de enriquecimento, emagrecimento e desempenho academico.

  2. klaus provenzano 24 de abril de 2012 at 11:11 - Reply

    Minha esposa é neurocientista do desenvolvimento e além de concordar com tudo exposto acrescenta o perigo de conseguir ganho mais facil com aditivos quimicos como a cafeina e a ritalina para aumento de desempenho academico.
    O transtorno de atenção com deficit de aprendizagem é uma entidade que existe, mas é superdiagnosticada e sua solução facil passa pela medicalização da vida de um modo similar ao uso de Viagra e esteroides anabolizantes. Agora até mesmo adultos sem o transtorno apelam para ritalina em estudo para concursos publicos.

  3. klaus provenzano 24 de abril de 2012 at 11:27 - Reply

    Osmitos 1 e 3 são muito relacionados.
    O mito 4 pode ser derrubado pela pratica de artes marciais. Atividades como lavar louça, nadar sem competir, musculação são notorias por permtitir que a mente voe. Na arte marcial vc tem que estar ali de corpo e alma, senao vem um pezinho na tua fuça te colocar de novo em contato com a Terra ( demais de um modo) Com a pratica desta atitude de concentração, vc aos poucos estará de corpo e alma em outros eventos, inclusive estudar.

    • Michel Goulart 24 de abril de 2012 at 13:29 - Reply

      Eu acho que preciso seguir estas dicas, Klaus. Tem uma terrível dificuldade de concentração, desde moleque. Eu mesmo fui diagnosticado com TDAH, mas não gosto de apelar para soluções medicamentosas. Quando tinha 10 anos, ganhei um concurso de karatê, os troféus e medalhas relacionados e mais uma medalha por disciplina. Quem sabe a solução é esta: artes marciais.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.