Vasculhando na net, encontrei um vídeo simples – mas muito bom – sobre quatro mitos sobre a aprendizagem que prejudicam o desempenho escolar e/ou nos estudos. O vídeo foi feito pela Ana, do blog Video Aulas by Ana, utilizando a metodologia do Salman Khan (tá virando moda?) que implica em usar uma mesa digitalizadora para produzir a escrita enquanto o áudio registra a explicação.

Como professor, acredito que o bom desempenho nos estudos exige método e disciplina. Não existe milagre ou remédio para isso, da mesma forma que acredito que não há enriquecimento fácil ou emagrecimento sem sacrifícios. Sobre a questão dos estudos, já escrevi aqui no blog algumas dicas que podem ajudar você

[youtube id=”qt7jftZpMAs” width=”600″ height=”350″]

Vale lembrar que, na questão sobre a importância da repetição, temos que distinguir  da decoreba em véspera de prova. A repetição nos estudos exige um método bem específico, tanto do aluno quanto do professor. Do aluno, quando este estuda o conteúdo de aula em casa, resolve tarefas, faz anotações sobre a aula, busca informações paralelas, etc. Ao professor cabe dar uma boa aula, com início, meio e fim, independente da metodologia empregada. Eu, particularmente, procuro relembrar, no início de cada aula, os assuntos abordados na aula anterior. Legal, não é?