Home/Curiosidades/10 Torturas da Ditadura Militar

10 Torturas da Ditadura Militar

agosto 15th, 2011|Curiosidades|158 Comments


O período conhecido como Ditadura Militar durou de 1964 a 1985. Neste intervalo, vários inquéritos e depoimentos apontaram a tortura física e psicológica como expediente utilizado por membros do governo e grupos militares com o objetivo de controlar a população. Assim, vou apresentar, nesta lista, 10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar.

Pau-de-Arara

Homem amarrado em pedaço de pau

O Pau-de-Arara consistia numa barra de ferro que era atravessada entre os punhos amarrados e a dobra do joelho, sendo o conjunto colocado entre duas mesas, ficando o corpo do torturado pendurado a cerca de 20 ou 30 centímetros do solo. Este método quase nunca era utilizado isoladamente, seus complementos normais eram eletrochoques, a palmatória e o afogamento.

Choque Elétrico

Homem sofrendo tortura por choque elétrico

O Choque Elétrico foi um dos métodos de tortura mais cruéis e largamente utilizados durante o regime militar. Geralmente, o choque dado através telefone de campanha do exército que possuía dois fios longos que eram ligados ao cor­po nu, normalmente nas partes sexuais, além dos ouvidos, dentes, língua e dedos. O acusado recebia descargas sucessivas, a ponto de cair no chão.

Pimentinha

Caixa de madeira com fios elétricos

A Pimentinha era uma máquina que era constituída de uma caixa de madeira que, no seu interior, tinha um ímã permanente, no campo do qual girava um rotor combinado, de cujos termi­nais uma escova recolhia corrente elétrica que era conduzida através de fios. Essa máquina dava choques em torno de 100 volts no acusado.

Afogamento

Pessoa sofrendo tortura por afogamento

No Afogamento, os torturadores fechavam as narinas do preso e colocavam uma mangueira, toalha molhada ou tubo de borracha dentro da boca do acusado para obrigá-lo a engolir água. Outro método era mergulhar a cabeça do torturado num balde, tanque ou tambor cheio de água (ou até fezes), forçando sua nuca para baixo até o limite do afogamento.

Cadeira do Dragão

Pessoa amarrada com balde na cabeça

A Cadeira do Dragão era uma espécie de cadeira elétrica, onde os presos sentavam pelados numa cadeira revestida de zinco ligada a terminais elétricos. Quando o aparelho era ligado na eletricidade, o zinco transmitia choques a todo o corpo. Muitas vezes, os torturadores enfiavam na cabeça da vítima um balde de metal, onde também eram aplicados choques.

Geladeira

Carrasco com porrete olhando para prisioneiro

Na Geladeira, os presos ficavam pelados numa cela baixa e pequena, que os impedia de ficar de pé. Depois, os torturadores alternavam um sistema de refrigeração superfrio e um sistema de aquecimento que produzia calor insuportável, enquanto alto-falantes emitiam sons irritantes. Os presos ficavam na “geladeira” por vários dias, sem água ou comida.

Palmatória

Palmatória de madeira

A Palmatória era como uma raquete de madeira, bem pesada. Geralmente, esta instrumento era utilizado em conjunto com outras formas de tortura, com o objetivo de aumentar o sofrimento do acusado. Com a palmatória, as vítimas eram agredidas em várias partes do corpo, principalmente em seus órgãos genitais.

Produtos Químicos

Mão segurando uma injeção

Haviam vários Produtos Químicos que eram comprovadamente utilizados como método de tortura. Para fazer o acusado confessar, era aplicado soro de pentatotal, substância que fazia a pessoa falar, em estado de sonolência. Em alguns casos, ácido era jogado no rosto da vítima, o que podia causar inchaço ou mesmo deformação permanente.

Agressões Físicas

Estátua em bronze de homem em posição fetal

Vários tipos de Agressões Físicas eram combinados às outras formas de tortura. Um dos mais cruéis era o popular “telefone”. Com as duas mãos em forma de concha, o torturador dava tapas ao mesmo tempo contra os dois ouvidos do preso. A técnica era tão brutal que podia romper os tímpanos do acusado e provocar surdez permanente.

Tortura Psicológica

Escultura de areia se desfazendo

De certa forma, falar de Tortura Psicológica é redundância, considerando que toda o tipo de tortura deixa marcas emocionais que podem durar a vida inteira. Porém, haviam formas de tortura que tinha o objetivo específico de provocar o medo, como ameaças e perseguições que geravam duplo efeito: fazer a vítima calar ou delatar conhecidos.

158 Comments

  1. Rita Merlino 8 de maio de 2012 at 16:25 - Reply

    Bestial, não!!
    Como existem pessoas com essa capacidade de estupidez e total falta de empatia pelo ser humano. São verdadeiros nazistas, que pensavam certas pessoas como insetos.

    • Michel Goulart 8 de maio de 2012 at 17:01 - Reply

      Terrível, e tem gente que acredita que a Ditadura Militar foi a melhor coisa que já ocorreu neste país.

      • Gabriel Arruda 1 de agosto de 2018 at 21:00 - Reply

        Se o governo tivesse matado a pessoa mais importante da vida desses apologistas eles teriam outra opinião.

  2. Wanderson 10 de junho de 2012 at 0:39 - Reply

    Aquela foto do Choque Elétrico é da novela do SBT??

    • Michel Goulart 10 de junho de 2012 at 11:03 - Reply

      Creio que a novela era da Record, não?

      • Wanderson 10 de junho de 2012 at 13:04 - Reply

        Acabei de achar aqui, a novela é Corações Feridos, da SBT mesmo. Cara adoro o site, parabéns!!!

        • Michel Goulart 10 de junho de 2012 at 18:43 - Reply

          Acho que a novela é Amor e Revolução, do SBT

          • Wanderson 11 de junho de 2012 at 12:57

            Eita é mesmo, kkkkkkk. De novo, site é de mais!

  3. Walterson 15 de junho de 2012 at 0:03 - Reply

    Isso era até pouco perto do que os terroristas faziam com os que caiam em suas mãos. A “ditadura” não era a melhor coisa mas imagina se fosse uma ditadura comunista como a que queriam implantar aqui. Afinal, funcionou muito bem na URSS, China, cambodja, Coréia e Cuba, todos exemplos para o mundo. E vejam onde os que “lutavam pela liberdade” estão hoje, TODOS acusados no Mensalão ou quadrilha do Cachoeira.

    • Igor 11 de janeiro de 2013 at 7:22 - Reply

      Ok, agora falemos sobre o que a ditadura evitou, e o que os REGIMES COMUNISTAS fizeram em países como a Ucrânia. Só lá, 10 milhões de inocentes mortos de fome. Falemos como os comunistas (que começaram muito antes) mataram SETE VEZE MAIS que os nazistas, como se aliaram a Hitler para matar 170 milhões de civis. Gosta de Cuba, vai pra lá. O duro é não conhecer um palmo sobre a história e ficar falando “QUE TERRÍVEL ISSO!!” Todo horrorizado aí como se isso fosse argumento, enquanto matamos 50.000 brasileiros nos “tempos de paz” do PT, Foro de São Paulo, FARCs, etc. Um pouco de senso das proporções!!
      http://www.youtube.com/watch?v=79HC57EagRQ

    • Igor 11 de janeiro de 2013 at 7:23 - Reply

      Ok, agora falemos sobre o que a ditadura evitou, e o que os REGIMES COMUNISTAS fizeram em países como a Ucrânia. Só lá, 10 milhões de inocentes mortos de fome. Falemos como os comunistas (que começaram muito antes) mataram SETE VEZES MAIS que os nazistas, como se aliaram a Hitler para matar 170 milhões de civis. Gosta de Cuba, vai pra lá. O duro é não conhecer um palmo sobre a história e ficar falando “QUE TERRÍVEL ISSO!!” Todo horrorizado aí como se isso fosse argumento, enquanto matamos 50.000 brasileiros nos “tempos de paz” do PT, Foro de São Paulo, FARCs, etc. Um pouco de senso das proporções!!
      http://www.youtube.com/watch?v=79HC57EagRQ

    • richard 9 de setembro de 2013 at 18:54 - Reply

      Nossa tem gente acha que a ditadura é a solução para o Brasil, esta pessoas tem procurar em livros e relatórios das pessoas torturadas e que sofreram com esta m…
      Eu estou lendo o Brasil nunca mais…

  4. oscar 26 de junho de 2012 at 11:46 - Reply

    WALTERSON, claro, como tu na~passou por tais torturas, fica fácil dizer que não foinada, quero ver tu falar o mesmo depois de passar por elas, OTARIO

  5. Fabiano 2 de julho de 2012 at 12:21 - Reply

    Meus pais e meus avós não foram torturados!!! Também estavam preocupados em trabalhar na roça ao invés de promoverem sequestros e roubos.
    Nã vejo a hora de um General invadir aquele congresso com um tanque de guerra e botar todo mundo pra correr.

    • Gabriel Arruda 1 de agosto de 2018 at 21:02 - Reply

      Eles poderiam ter sido torturadores e mortos só por serem parentes de um inimigo do governo lambedor de coturnos.Sequestrar a família de um inimigo é comum em ditaduras.

      • Gabriel Arruda 1 de agosto de 2018 at 21:03 - Reply

        Substitua torturadores por torturados,cometi um erro gramatical.

  6. Cristian Mendes 4 de julho de 2012 at 22:25 - Reply

    Realmente a Ditadura militar cometeu muitos erros. Muitos. mas pergunto pra voces. e hoje com essa maldita democracia. não vivemos sob tortura de criminosos, tanto politicos, como civis? em certos lugares, não podemos nem sair de casa, pois quem controla tudo são os proprios traficantes, bandidos, enfim. devemos pensar e repensar…. é muito facil criticar a ditadura militar de 64 a 85 e não ver o que esta acontecendo em pleno sec. XXI… UMA VERDADEIRA DITADURA DO CRIME….

    • Felipe 3 de setembro de 2012 at 19:27 - Reply

      “Essa maldita democracia”, cara? Vc tem uma vaga idéia do q qr dizer democracia? Sabe minimamente ao menos o q significa o termo? Hj é impossível falar em “ditadura” pura e simples, todos os regimes são democráticos em algum nível (sim, cuba não é absolutista e os EUA não são governados tão somente pela vontade do povo – o Regime militar brasileiro tb teve forte apoio popular) – mas será q a criatura q escreveu essa expressão doentia tem alguma idéia do q é absolutismo?

  7. Jaqueline Lopes 26 de julho de 2012 at 19:58 - Reply

    um dos fatos mais tristes, é que tantas pessoas passaram por tudo isso, para hoje nossa população literalmente cagar na hora de votar…..

  8. josé 14 de agosto de 2012 at 15:25 - Reply

    Nenhuma ditadura é boa,nen da esquerda,nem a da direita. Os militares que ficaram no poder de 1964 até 1985, nunca deram explicações sobre seus atos.

  9. camila 3 de setembro de 2012 at 17:59 - Reply

    gredoooooooooooo gente
    vsssssssssss agredita k eu minha amiga esta fazendo um trabalho da escola sobre isso tem k ser apro Gisele

  10. Anonimos 5 de setembro de 2012 at 8:06 - Reply

    é faze oque esse povo é foda, mais ai esse povo sofreu demais né ? mais faze oque n podemos muda a historia estou fazendo um trabalho pra escola e tenho q pesquisar sobre isso é foda !!!

    • Michel Goulart 5 de setembro de 2012 at 13:40 - Reply

      Editei o seu comentário e retirei as partes desnecessárias.

  11. talita 6 de setembro de 2012 at 9:39 - Reply

    nossa só de pensar nessas crueldades que eles fizerem dá vontade de chorar !!!
    ainda bem que eu nem era nascida ainda não queria ver isso nãoo!!

    • Gabriel Arruda 1 de agosto de 2018 at 21:06 - Reply

      Quem defende a tortura da Ditadura é igual ou pior que os torturadores.Gente assim merece ser sequestrado pelo governo,torturado por dias por informações que não tem e para saciar o ego dos torturadores,depois ser cortado em pedaços e jogado numa vala comum em um lugar ermo no meio do nada.

  12. Barbara Manuela 24 de setembro de 2012 at 22:47 - Reply

    impressionante !
    como se pode imaginar que na época da ditadura era assim, como essas pessoas aguentavam a esses tipos de torturas …
    Um exemplo disso é bem explico no filme ” o batismo de sangue” recomendo para quem é interessado em saber e tem ”estomago” .
    bjsss…

  13. Gian 5 de outubro de 2012 at 16:13 - Reply

    mal paka’s

  14. maria 5 de outubro de 2012 at 16:15 - Reply

    *-*

  15. haninha 10 de outubro de 2012 at 15:28 - Reply

    muiitooooo legal……..naw sabia dessas torturas naw……

    • Gabriel Arruda 1 de agosto de 2018 at 21:07 - Reply

      Aprendi isso no colégio.Citavam muito o pau de arara.Também esmagavam os testículos dos presos e arrancavam os seios das mulheres com alicates.

  16. jose maria silveira 14 de outubro de 2012 at 14:01 - Reply

    minha juventude foi toda na ditadura nunca tive ploblemas sempre fui livre andava pelas ruas com toda liberdade e curti a vida bastante hoje mi sinto preso dentro da minha casa .bons tempos.

    • tami 20 de novembro de 2013 at 18:56 - Reply

      Para quem acha q a ditadura militar deve voltar, perca as esperanças, pois a maioria da população não quer que ela volte e os militares não tem capacidade de tomar o poder a força novamente, pois só conseguiram na primeira vez porque estavam sendo financiados pelos Estados Unidos, e hoje ele não vê motivo nenhum de fazer isso, e se mesmo assim os militares tentassem assumir a força hoje o mundo veria e impediriam eles.

  17. Anonimo 24 de outubro de 2012 at 21:58 - Reply

    Não adianta, de qualquer forma estaremos submetidos a uma cultura do silêncio onde a segurança governamental esta acima do que é melhor pra sociedade. E o que é melhor para o governo é a alienação da população para obter sucesso com manipulação consequentemente o povo se torna indiferente a qualquer ato que o governo venha a prestar contra a sociedade fazendo com que o cidadão não exerça os seus direitos.

  18. maria 30 de outubro de 2012 at 14:54 - Reply

    nossa!!!!!!!!!!!!! fiquei jocada com que eu acabei de ver, porque isso é inaseitavel. ainda bem que isso nao acontece mais!

  19. ane 8 de novembro de 2012 at 9:49 - Reply

    gostei vei… ainda bem q eu naao estava presente na era vargas

    • Michel Goulart 8 de novembro de 2012 at 12:35 - Reply

      Era Vargas?!?

      • Gabriel Arruda 1 de agosto de 2018 at 21:08 - Reply

        Foi o período onde o Brasil quase tornou-se um Estado Totalitário.

  20. Jéssica 14 de novembro de 2012 at 13:59 - Reply

    Prof Michel, ninguém de outros países percebiam essas repressões?

  21. Fernando Santos 15 de novembro de 2012 at 11:49 - Reply

    Ao colega Fabiano. Seus avós trabalhavam na roça, e portanto não sabiam oque estava acontecendo no país. Estes foram presos porque sabiam e tiveram a coragem de fazer alguma coisa a respeito. Eles não tiveram medo, mas sim ousadia. E pior que els sabiam que a droga do exército, que é um covil de torturadores e uma escola de formação de escravos, cometia tais crimes contra os questionadores.
    Mas para ser torturado, nem precisava ser como os que tinham organizados guerrilhas. O simples fato de você fazer muitas perguntas a um professor na aula de História já era motivo para ser preso.
    eu admiro estas pessoas porque tiveram coragem de contestar mesmo sabendo das consequências. E hoje? Com a Justiça incompetente que é a do Brasil, pouca gente tem coragem de protestar ou questionar. Estão em sua maioria controlados ou alienados pelo governo do PT ou preocupados com tablets, Facebook, ou na festa de formatura, como se isto fosse importante para o futuro.

  22. Fernando Santos 15 de novembro de 2012 at 11:56 - Reply

    Se alguém quer se aprofundar mais no assunto, leia “Brasil: nunca mais” do Paulo Evaristo Arn.

  23. Maria Augusta 25 de novembro de 2012 at 22:36 - Reply

    Poxa, sou resquício da ditadura!! Naquela época não podia falar nada do que estava acontecendo. Só fui entender um pouco na Faculdade, nos anos 80, nas aulas de Literatura. Num é que a professora foi demitida o puseram outra em seu luga?!!?? Os jovens dos tabletes, não leva nada a sério,os seguidores dos Telós que são incentivados a ouvir “músicas engraçada” jamais saberaão o que foi os tempos negros da ditadura.AFFFF Ditadura , nunca mais.

    • Maria Augusta 25 de novembro de 2012 at 23:19 - Reply

      Poxa, sou resquício da Ditadura… ! Naquela épca, não podia falar nada sobre o que estava acontecendo. Só fui entender um pouco na Faculdade, no início dos anos 80, nas Aulas de Literatura. Não é que depois daquelas aulas, a professora foi substituida! Os jovens dos tablets não levam nada a sério; os seguidores dos “Telós” que são incentivados a ouvirem músicas “engraçadas”, jamais saberão o que foi os tempos negros da Ditadura. Aaaf, Ditadura nunca maiiiiiisssssssss.

  24. thiago 27 de novembro de 2012 at 15:34 - Reply

    Primeiramente queria parabenizar pelo site e pela materia. A ditadura indepedente de País, é e será sempre algo terrivel, considero a ditadura um principio de guerra pois podemos nos espelhar no caso nazista onde Hitler deu um golpe de estado para impor suas ideias e conceitos. Se no Brasil tivesse
    “dado certo” a ditadura, provavelmente nem mesmo eu estaria aqui. Em todo ato de violencia o homem perde sua razão a partir do momento em que ignora o outro. A unica coisa que podemos tirar da ditadura será o fato de lutarmos para NUNCA MAIS deixar o país nas mãos de pessoas doentes e preconceituosas.
    Agora estamos passando por uma nova fase onde a história esta sendo escrita, o lider Joaquim Barbosa esta escrevendo a nova versão do país, ele terá muita dificuldade mas, é espelhado nele e em seus atos que iremos contruir homens dignos e capazes de dilacerar essa herança genetica que é a corrupção e a ganancia de poder.Creio que daqui a algumas decadas teremos outros “joaquins barbosas” no poder.

  25. REJANE 2 de dezembro de 2012 at 12:55 - Reply

    Infelizmente temos uma “mancha negra em nossa história”, onde vários irmãos guerreiros lutaram por liberdades, que hoje valorizamos. A maioria dos brasileiros não se preocupa com escolha dos nossos representantes e assim, vamos vivendo nesse mundinho de faz de conta e sendo.
    Nunca é tarde para que todos possam se tornar um cidão consciente e deixar de ser um cidadão alienado.

  26. anonimos 3 de janeiro de 2013 at 0:33 - Reply

    Eu fui vitima de tortura, principalmente a psicológica, a do pau de arara e a do choque elétrico.

    Isso de seu ao fato de terem me confundido com um criminosos que tinha o mesmo nome que o meu e fazia coisas semelhantes a mim, porém quando se deram conta de que pegaram apessoa errada o mal já tinha acontecido.

    Toda e qualquer tortura é considerada crime e quem faz isso deve ser punido, claro, nos rigores da lei.

  27. Torta 25 de janeiro de 2013 at 23:12 - Reply

    Com si tortura uma pessoa para toda vez que la ouvir uma musica ou frase ela cague na calca???
    A ditadura fez isso?
    Aguem sabe se alguma esperiencoia assim???

  28. Eduardo Rockeller. 30 de janeiro de 2013 at 20:50 - Reply

    É engraçado ver o pessoal falando sobre a ditadura, dizendo que o pessoal que morreu ou foi torturado eram guerreiros que lutavam pela liberdade e à democracia. Aposto que essa pessoa foi educada por um desses professores comunistas de hoje, que ensinam o comunismo como a 8ª maravilha do mundo. TODOS que foram perseguidos pelo regime militar NUNCA lutaram pela democracia, os que foram às armas contra o Estado, lutavam para implantar uma ditadura COMUNISTA, nos moldes cubanos. A Guerrilha do Araguaia tinha forte inclinação MAOISTA e a grande maioria dos “guerreiros da liberdade” eram de militantes do PCdoB e do PCB, o mesmo para o movimento estudantil.
    Naquela época nós só tínhamos duas opções: Ditadura Militar ou Ditadura Comunista.

  29. Aquiles Jardini 30 de janeiro de 2013 at 20:57 - Reply

    Vivi naquela época e nunca tive minha liberdade cerceada. Ia e vinha de qualquer lugar sem ser importunado..os únicos que eram importunados foram os que queriam implantar um regime comunista no Brasil a qualquer preço. Basta ver agora o resultado com essa canalhada no poder, rapinando todos os nossos impostos. O Brasil atual é um Brasil de insegurança total, conquista-se seu sucesso com muita luta e mesmo assim não podemos sequer mostrar o ganho, pois a criminalidade toma conta do país. Experimentem, os defensores dos atuais políticos, saírem nas ruas com câmeras penduradas no pescoço, relógios, carros conquistados a custa de muito trabalho para ver quanto tempo se manterá vivo. Mata-se mais que em outro lugar do mundo e por tão pouco. A rapinagem não quer dar educação de qualidade por que sabe que se voltará contra eles mesmo. Hoje só bandidos tem o direito de portarem armas, cidadãos de bem não tem esse direito, nem terem uma arma em casa para defenderem sua família. Povo desarmado e povo fraco e sem defesa. Não podem nem pegar em armas para derrubarem os déspotas pois não as tem.

  30. Boris Baitala 7 de março de 2013 at 1:10 - Reply

    Na verdade, a ditadura militar terminou. Mas a tortura permaneceu e ninguém fala disso. O Estado continua torturando. Pratica-se tortura nas delegacias de polícia de todo o Brasil. A policia militar continua torturando, mas o julgamento fica por conta deles mesmos: O Tribunal Militar. E compadre não condena compadre. Não sei porque se assustam com a tortura da ditadura militar, se hoje a tortura ainda é a mesma praticada pelo Estado. Na verdade, quem está no poder, seja da esquerda ou da direita, sempre se acha na prerrogativa de torturar. O mal da nação, é o poder.Antes eram os militares. Hoje fazem o mesmo, os que era anteriormente perseguidos. E todo fica igual como dantes no quartel de Abrantes.

  31. A VERDADE 29 de março de 2013 at 0:24 - Reply

    Boris Baitala -realmente vc tá com razão eu pensei que ia morrer sem ler isso de outra pessoa parabéns a tortura existe tá ai nas delegacias ,nas ruas das cidades contra pobres miseráveis muitos trabalhadores ,estudante e qdo é descoberto que o individuo é inocente matam para não serem denunciados não mudo quase nada

  32. José Geraldo 31 de março de 2013 at 9:06 - Reply

    São nazistas sim, Rita Bertino. O coronel Klus Barbie, cujo apelido era o “carniceiro de Lion” por suas atrocidades de torutuea e morte contra elentos da resistencia, foi “recrutado” pelos americanos no pós guerra, e disfarçado de um bom professor prestou ajuda humantária sem precedentes aos militares americanos e sul americanos, da Escuela das Americas, no pós guerra. ERste assunto é objeto de um documento em DVD, que mostra como os americanos são defensores da democracia e de como são eticos, como no exemplo de crimes contra os outros povos, incluindo as suas escolas de tortura, de doutrina militar.

  33. Vanderlei 1 de abril de 2013 at 18:50 - Reply

    Psicólogos, Psiquiatras e “Médiuns” são usados para interrogatórios, privação do sono, controle mental e físico.

  34. Maria Ordana Vieira 2 de abril de 2013 at 10:43 - Reply

    Peninha de vc Eduardo Rockeller. No mínimo matou todas as aulas de História…….

  35. João Eduardo 2 de abril de 2013 at 19:16 - Reply

    A Ditadura não “evitou” nada. Nunca houve perigo algum de insurreição comunista, é tudo uma grande mentira. Grupelhos armados treinados em Cuba agiram na França, Itália e Alemanha e nenhum desses 3 países precisou do subterfúgio da ditadura para colocar os responsáveis atrás das grades. Ocorre que membros desses grupelhos comunistas foram presos e tratados conforme a lei (e não com tortura) julgados e condenados, uma vez que nesses casos Estado e crime não se confundiram. A primeira ação da guerrilha no Brasil só se deu em 1969 (roubo ao cofre de Adhemar de Barros, suprasumo da corrupção política). Lamarca desertou numa combi com alguns rifles e 3 metralhadoras e mais dois soldados. Alguém acredita que poderiam tomar um país com 100 milhões de indivíduos? Se a guerrilha tivesse sido JULGADA conforme o código penal e não enquadrada na “Lei” de segurança nacional (que dava tratamento diverso ao mesmo crime, se baseado em ação política), criaturas como Dirceu e Genoíno estariam no ostracismo. Agora vejamos o legado da Ditadura: Roberto Marinho (seu autor intelectual, conforme o jornalismo Elio Gaspari) e a Rede Globo, construída com dinheiro público nunca resgatado; uma polícia militarizada e corrupta, além de ineficaz; um dos piores sistemas penais do mundo; a maior desigualdade de renda do mundo; políticos que fizeram parte da Ditadura como Sarney, Maluf, ACM, Romeu Tuma; a invenção do Comando Vermelho no presídio de Ilha Grande, resultado da “magnífica” ideia de misturar presos comuns aos presos políticos (que ensinaram organização e ideologia). Só por favor, não me venham falar que os militares salvaram o país. Foram nada mais do que os “paus-mandados” da Ditadura Civil, esta sim que permanece até hoje numa conveniente obscuridade, lucrando com o saque feito ao país durante 20 anos. Eike Batista? Papai Eliezer foi ministro da ditadura por 8 anos e construiu o patrimônio do filhão, a custa de muita licitação fraudulenta. Nosso “extraordinário” sistema educacional atual deve muito à ditadura também. Que a guerrilha não prestava é verdade, mas os militares não eram nem um pouco melhores. Veja-se a Lei Fleury, feita para beneficiar exclusivamente o pior torturador do regime. Se você for primário e de bons antecedentes, pode responder por qualquer crime integralmente em liberdade. Autor da Lei? Está assinado: Emilio Garrastazu Médici. Saudações a todos!

  36. thomas bitencourt 3 de abril de 2013 at 21:02 - Reply

    Grande vantagem conseguimos. A ditadura acabou em 85, e olha no virou o Brasil. O pais da “marofa” e da “falcatrua”, e vejam só quem são os chefôes!.

  37. messias 5 de maio de 2013 at 23:37 - Reply

    Ser humano patetico que venha 1 meteoro acabar com essa raça inutil

  38. geilza mendes 15 de maio de 2013 at 19:05 - Reply

    E ainda dizem q os animais é quem sao os inrracionais!!!

  39. geilza mendes 15 de maio de 2013 at 19:11 - Reply

    E ainda dizem q os animais é quem sao os irracionais!!!

  40. Tiago Domingos Martins 15 de junho de 2013 at 12:56 - Reply

    Gostei muito do seu site, parabéns. Acho que as torturas do período da ditadura eram cruéis mesmo, mas de certa forma, ainda somos torturados todos os dias por esse sistema que se diz democrático. E o que dizer da repressão aos protestos dos últimos dias?

  41. Nicolau 9 de julho de 2013 at 16:00 - Reply

    Seu covarde babaca, tortura e no trabalho forçado por 5-10-15 ou 20 anos na Sibéria!

  42. wag 10 de agosto de 2013 at 0:10 - Reply

    HOJE NADA MUDOU ATÉ PIOROU POIS ESSES POLÍTICOS ESTÃO FAZENDO PIOR ELES ESTÃO MASSACRANDO TORTURANDO ROUBANDO TODO O POVO BRASILEIRO E A MAIORIA DESSAS PESSOAS TORTURADOS ERAM BADERNEIROS NAQUELA ÉPOCA S´VIVI 15 ANOS DA MINHA VIDA NO REGIME MILITAR E AFIRMO ERAM TEMPOS MELHORES PARA SE VIVER ONDE NÃO TINHA PUTARIA NA TV E NEM NAS NOVELAS COMO HOJE

  43. Daniella 15 de agosto de 2013 at 18:13 - Reply

    Quanta falta de informação e de interesse pela história do nosso país . A novela que retratou um pouco sobre a Ditadura Militar foi exibida no SBT . É cruel pensar que existe pessoas que acreditam que a ditadura foi algo bom .

  44. kamyla sousa 28 de agosto de 2013 at 10:31 - Reply

    E muito triste saber que pessoas sofreram assim!..

    • Thom 10 de dezembro de 2013 at 18:10 - Reply

      Bom, se o golpe comunista tivesse acontecido haveria milhares de fuzilamentos, pra evitar isso algumas pessoas que estavam colocando bombas em lugares públicos, fazendo assaltos e sequestros foram torturadas mesmo, depois anistiadas de todos os crimes que cometeram.

  45. GEORGE KHAIRALAH HADDAD 26 de setembro de 2013 at 9:38 - Reply

    Os torturadores do regime da ditadura militar instalada no Brasil e América do Sul, não tem perdão e isso eles merecem perdão sujo.

  46. Giovanna 23 de outubro de 2013 at 16:48 - Reply

    Horrível….

  47. Rafael 23 de outubro de 2013 at 23:21 - Reply

    Itatiaia tinha um campo, que não era diversão, na verdade era um campo, campo de concentração.
    Foi num campo de concentração, que vi o sargento com a lamba na mão, 3 varas de corpos puxavam uma canção, 3 varas de corpos grunia uma canção, é o camarada Boris, Boris Scalovisck, pé preto maldito, me deu tapa na cara, me deu muita porrada, e o choque eletrico, o pau de arara, agua no radiador. rsrsrsrsrsrsrs Graça a ditadura militar livramos o Brasil do Risco dos ratos comunistas, precisamos que os militares voltem ao poder, para por ordem nesse país.

  48. lucia de lima campos 4 de novembro de 2013 at 17:05 - Reply

    eu sou uma das vitimas sofrida nessa ditadura eu sofri mais a do choque eletrico.. cara num tem coisa pior que choque e afogamentos..mais graças a Deus jah passou mais as marcas vao ficar pra sempre.. mais se Deus quiser muitas pessoas que agrediram umas as outras aiinda vao sofreem muito como eu sofri assim espero bjaao galera kkkkk

    • Thom 10 de dezembro de 2013 at 18:13 - Reply

      Sim sim, porque os militares saiam na rua e pegavam as pessoas pra torturar assim.

  49. Rubem 13 de dezembro de 2013 at 16:41 - Reply

    A primeira tolice deste nosso torpe povo e nem se ater ao detalhe de que os guerrilheiros dizem atualmente que lutavam pela democracia faziam treinamentos em Cuba e na URSS – povinho ignorante, desonestos, verdadeira horda de aproveitadores nem para e pensa qual era e é o regime que destes países. Veja se alguém vai fazer treinamentos em países comunistas para lutarem pela democracia aqui?
    Os militares não orquestraram a tomada do poder por vontade própria. Procurem por “jornais de 1964”, leiam e vejam que foi a população que clamou pela intervenção militar para acabar com a bandalheira reinante, os comunistas de merda que queriam fazer o que hoje se repete.

  50. Eraldo Magalhães 13 de dezembro de 2013 at 17:04 - Reply

    O jovem Igor esta um tanto quanto equivocado em relação a ditadura e seus métodos, demonstra desconhecimento de causa além de arrogância presunçosa ., afirmando que os os fins justificam os meios.Não é zurzindo a cabeça que se expulsará o descompasso emocional , ou cortando os braços que se combaterá a criminalidade.Além do que a função do estado não é torturar, matar ao arrepio da lei , fraternidade, respeito, debate de ideais em busca de uma sociedade mais igualitária e feliz..Perdoe meu caro Igor mas nada justifica oque aqui sofremos.
    Quanto a outros países que evoluam e passem suas experiencias construtivas em busca da evolução e quanto a nós trilhemos o mesmo caminho amorosa e fraternalmente.

  51. Fernanda Guimarães 13 de dezembro de 2013 at 20:29 - Reply

    Eu tenho um amigo que o seu avô foi torturado e morto pela ditadura por engano, é Triste esses métodos de opressão e tortura isso sim é um episodio triste da Historia do Brasil que é para ser esquecida e jamais repetida.

  52. amaro 14 de dezembro de 2013 at 7:28 - Reply

    Em meio a todos esses tipos de turturtas que eram aplicados no indivíduo na era do militarísmo, também ficavam os seus familiares com o sentimento de medo e revolta, podemos vê que as pessoas que sobreviveram, hoje contam com muito ódio em seus ólhos, penso que tudo aquilo tinha ligaçao com o regime nazista, que surgiuna Alemanha no ano de 1882que foi criado por Adolf Hitle. Mas fica uma pegunta no ar : Será que em nossos dias, nós não estamos vivendo tudo aquilo?
    Olhemos para o nosso regime que chamamos de democracia, kkkkkk .
    Onde nossos jovens são deixados de lado,nossos velhos são esquecidos e nossas criança? são abandonadas nas ruas das cidades,isso também não é turtura?

  53. Valdir fraga Junior 14 de dezembro de 2013 at 15:21 - Reply

    Não li nos livros, estive após ser sequestrado no DOI-CODI!

    http://marui-vermelho.blogspot.com.br/2013/12/iv-conversa-publica-vitoria-es.html

  54. Henrique AF Marini 15 de dezembro de 2013 at 16:24 - Reply

    Para quem não sabe, o período da ditadura foi o mais corrupto e entreguista da história do Brasil, a diferença é que a informação era censurada, mensalão é pinto perto do que roubaram no Brasil naquele período. Quando vejo alguns comentários, com todo o respeito, percebo que o principal problema do país é o da educação, as pessoas não conhecem a sua própria história, se deixam influenciar por comentários e tem isso por verdade.

  55. wladimir 15 de dezembro de 2013 at 19:44 - Reply

    Temos um exemplo clássico: Frei Tito de Alencar Lima. O trauma psicológico foi tamanho que ele tinha visões do chefe dos torturadores, delegado Fleury, e os outros monges que o acolheram no mosteiro em Lyon tinham que “perguntar ao Fleury” se Tito poderia entrar no prédio. Resultado final: Frei Tito cometeu suicídio por enforcamento.

  56. Augusto 15 de dezembro de 2013 at 23:23 - Reply

    Não defendo o famigerado regime militar, mas uma coisa é certa: se qualquer dos grupos guerrilheiros tivesse triunfado, o Brasil teria as mesmíssimas torturas com a diferença de que seria em escala astronômica. Ao invés de alguns milhares, provavelmente o novo regime “popular” eliminaria a (grande) parcela da população que nao estivesse “apta” a viver numa “sociedade proletária superior” (ou algo do tipo). Possivelmente, povos indígenas, a exemplo do que ocorreu no Camboja, na URSS e assim por diante, seriam brutalmente dizimados. Ao invés de “casas da morte”, teríamos gulags ou S-21 (campo de extermínio e tortura no Camboja). O socialismo é maravilhoso, mas os países que tentaram implantá-lo apenas socializaram torturas, fome e mortes. Logo, diante de um Pol Pot brasileiro, os generais pró-EUA eram crianças brincando de matar lagartixa.

  57. Flávio BARRETO Leite 16 de dezembro de 2013 at 11:25 - Reply

    Ler e saber que existem pessoas – será que cabe esta denominação? – que pensam como estes “Watsons, Igors, et caterva, é ainda tão ou mais torturante e revoltante do que estes relatos de requinte da crueldade (tortura durante a ditadura civil/militar de 64). Saber que tais seres existem é se ter a certeza de que se esta canalha voltar ao poder, tuuudo se repetirá .Pois eles estão aí, vivos e comandados pelos bolsanaros da vida. Por isso, não podemos cochilar nem um segundo sequer, companheiras e companheiros de sonhos e ideias. Para que venhamos a ter uma sociedade cada vez mais humana e mais digna, só mantendo-se esta canalha à máaaxima distância possível do Poder! Por ora, através da arma do voto, ainda a mais humana forma de se exercer a democracia. Mas, que precisa URGENTE ser aperfeiçoada via REFORMA POLÍTICA RADICAL! Barreto Poeta

  58. alberto 17 de dezembro de 2013 at 17:21 - Reply

    alguns comentário postados aqui são no minimo de gente ignorante, de algum empresario dono de multinacional ou de algum milico. por isso assistam este vídeo para entender , as ditaduras, os beneficiados ,os militares que aprenderam com os nazis , a teoria dos 2 demônios ,os estados unidos,etc,etc . http://youtu.be/Y4p6MvwpUeo

  59. AMAURI LOPES 18 de dezembro de 2013 at 9:59 - Reply

    Eu acho que o povo brasileiro deve se preocupar nos dias de hoje, com a saúde que está um caos, ficam mexendo em coisas de quarenta anos atrás e, enquanto isso, a corrupção os altos impostos a droga e os crimes hediondos, andam de rédeas soltas. Os militares hoje são outros, os daquela época já morreram, chega de gastar dinheiro público desenterrando mortos, gastem esse dinheiro, com as pessoas que ainda estão vivas. Os opositores daquela época também cometiam crimes horriveis.

  60. AMAURI LOPES 18 de dezembro de 2013 at 10:04 - Reply

    E nos temos um povo que não pensa,não percebe que os políticos endeusados da atualidade estavam lá antes, durante a ditadura e ainda continuam, só que eles foram para o outro lado. Hoje estão aposentados com uma verdadeira fortuna com o dinheiro dos impostos pagos por nós. E, enquanto isso, uma educadora que educa todo o mundo, doutores, professores, generais e até os políticos, está ganhando um salário de vergonha. Mas enquanto estiverem mexendo no passado, o presente e o futuro, fica para segundo plano.

  61. AMAURI LOPES 18 de dezembro de 2013 at 10:18 - Reply

    Os políticos atuais e o povo falam tanto dos militares, mas esquecem que já tem militares no alto escalão de governos atuais. Como isso se explica?. Eu para mim eles são contra apenas de fachada, e o povo só é lembrado na hora do voto. Os partidos políticos nada mais são do que uma luta pelo poder, um jogo de interesses. É só olhar os baixos salários dos trabalhadores, educadores e aposentados, que veremos isso tudo. Agora o salário deles e as vantágens é sempre lá em cima. Está na hora do nosso povo acordar.

  62. marcos 1 de fevereiro de 2014 at 13:22 - Reply

    aos imbecis que apoiam a ditadura militar, gostaria de lembra-los que esta exposição de ideias não seria possivel em nenhuma ditadura, ontem, hoje ou sempre…bajular os militares por isso é o mesmo que justificar o holocauto por que o Judeus eram os donos do dinheiro…isso é coisa de gente alienada, não é mesmo pensionistas filhas solteiras do militares?!!

  63. ÍNDIO 1 de fevereiro de 2014 at 13:26 - Reply

    TEM VOLTAR O MILITARISMO, TIRAR ESSE BANDO DE BANDIDOS QUE HOJE ESTA NO PODER ROUBANDO, ACABANDO COM NOSSO PAÍS, O BRASIL ESTA CHEIO DE BANDIDOS DENTRO E FORA DO PODER POLÍTICO, NÃO PODEMOS ANDAR NAS RUAS SEM CORRER O RISCO DE SERMOS ASSALTADOS, VIOLENTADOS E ASSASSINADOS! NOSSAS CASA VIOLADAS, ROUBADAS E FURTADAS! VAGABUNDOS USANDO DROGA NAS RUA! COMO ENSINAR A SEU FILHO O QUE CERTO SE ELE VÊ O ERRADO EM TODA PARTE! NO MILITARISMO NADA DISSO ACONTACIA! TINHA-SE RESPEITO, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO E SAÚDE! HOJE SOMOS MANIPULADOS PELO QUE NOSSOS POLÍTICOS(BANDIDOS, ASSALTANTES, SEQUESTRADORES, ASSASSINOS E TERRORISTAS DA ÉPOCA DO MILITARISMO!) COLOCA COM A AJUDA DA MÍDIA COMPRADA, PARA VERMOS! MANIPULAÇÃO! VIVEMOS EM UMA FALSA DEMOCRACIA! MILITARES DE VOLTA AO PODER SIM E JÁ!!!

  64. rubens antelmo 4 de março de 2014 at 21:08 - Reply

    incrível como tem gente imbecil fazendo comentários imbecis….o fato de ser contra as torturas militares não significa que as pessoas são a favor de fuzilamentos comunista ou sei lá o que mais…..se liga estúpido..

  65. Anna Carolina 22 de março de 2014 at 8:52 - Reply

    As torturas e repressões foram cruéis e desumanas!Não apoio a ditadura.Foi importante sim,um regime comunista seria ruim,mas não precisava sair dos limites e agredir os Direitos humanos!

  66. Monica 1 de abril de 2014 at 21:06 - Reply

    Nasci em 1968 e nunca fui torturada, muito menos meus avós! Tínhamos uma vida simples (sem posses), mais éramos felizes, pois mesmo com pouco nunca nos faltou comida na mesa e tranquilidade nas ruas! As crianças tinham EDUCAÇÃO e RESPEITO, enquanto hoje criamos crianças presas em apartamentos, sendo estupradas, maltratadas e etc. Assistimos todos os dias os nossos governantes nos torturando da pior maneira possível, a IMPUNIDADE, e nada podemos fazer para tirar eles do poder…O que esperar dessa situação se não for uma nova ditadura?

  67. mayara 7 de abril de 2014 at 21:30 - Reply

    nossa que horror quem tem coragem de fazer isto????

  68. Dani 11 de abril de 2014 at 10:54 - Reply

    Nossa, estou horrorizada por alguns comentários citados acima. Não nasci na ditadura e também não tenho um parente (que eu saiba) que sofreu na ditadura, mas por tudo que eu estudei ate o momento sobre a ditadura e por alguns filmes que eu assisti. A ditadura foi um período de extrema opressão, imagine você em casa e de repente a policia entra armada sem mandado e leva você ou alguém de sua família, ou uma pessoa conhecida some da noite para o dia. A maioria dos direitos civis, sociais e políticos foram tirados e quase extintos.
    Para aqueles que acham a ditadura boa se coloque no lugar de pessoas que foram presa, torturadas e mandadas para fora do pais que amavam. Tentem sentir o que essas pessoas sofreram.
    Ao menos na democracia quando somos roubados ou sofremos alguma injustiça (por parte ou não das pessoas do Estado), podemos recorrer ao Estado e a policia, podemos ir a rua reclamar. Na ditadura quem cometia era o próprio Estado e a policia, quem iriamos recorrer? Quem iria nos proteger? Pensem….

  69. Israel de Almeida 18 de abril de 2014 at 12:20 - Reply

    Nem Ditadura Militar e nem Luta Armada!! O que os homens deveriam fazer é seguir aquele que há mais de dois mil anos atrás pregou o melhor regime para a humanidade. Não sou religioso, mas se pensarmos um pouco seguir seus ensinamentos seremos muito felizes!! Mas também naquela época ninguém entendeu e JESUS foi crucificado!!

  70. Emmanuel saramedici 21 de abril de 2014 at 11:34 - Reply

    Ora quem é bandido tem que ser torturado mesmo principalmente esses bandidos de hoje em dia esses adolescentes bandidos eles tem que ser torturados mesmo com ferro em brasas

  71. Emmanuel saramedici 21 de abril de 2014 at 11:36 - Reply

    Ora o quem for contra o que eu postei recolhe todos os bandidos e marginais para a sua residência e dar casa e comidinha para os coitadinhos

  72. Elias M. Lacerda 21 de abril de 2014 at 20:31 - Reply

    A ditadura foi boa para quem se beneficiou dela e ruim para quem sofreu por suas ideias ou ações. Se o objetivo era combater o comunismo foi um fracasso total, porque quem está no poder hoje ( Dilma ) fazia parte da VAR-Palmares e entre seus objetivos estava tomar o poder e implantar o comunismo no Brasil.

  73. brasilmelho 26 de abril de 2014 at 4:45 - Reply

    a ditadura foi um passado negro no nosso país que nunca deve se repetido em lugar algum,mas hj existem fatos que muitos aproveitam de tanto liberalismo pra promoverem protestos ridículos e imorais,como ficarem nus,mulheres mostrarem os seios,fecharem as ruas e quebra quebra,esses ai deveriam está na ditadura…

  74. Mariana Goulart 7 de maio de 2014 at 20:20 - Reply

    Falta um pouco de interpretação né, Igor. Ele tava justamente criticando o comunismo, cara. Vai aprender a interpretar direito -.-

  75. Mariana Goulart 7 de maio de 2014 at 20:26 - Reply

    É claro que pra quem se metia com política e era esquerdista, a ditadura não foi nem um pouco legal. Estas eram as pessoas que eram perseguidas e até torturadas. Pra quem era comum e vivia sua vida de forma ordinária, sem protestar, a ditadura foi até uma época boa, pois, como já falaram, existia ordem e as crianças eram bem educadas. Não estou defendendo a ditadura. Mas tanto a nossa democracia atual, que nos dá o direito de livre expressão, tanto a ditadura, tem seus prós e contras.

  76. Rubens 25 de maio de 2014 at 20:20 - Reply

    Não me espanta, mas me revolta que os meios de comunicação desse país não abraçam projetos como esse para trazer a tona as mudanças que precisamos para NUNCA MAIS termos notícias ou resgastes históricos tão tristes de nosso povo.

    Parabéns pela coragem desse projeto.

  77. Richard Dos Santos Souza 11 de setembro de 2014 at 18:59 - Reply

    Que bom q eu nasci depois na Democrácia. Q loucura o q os FDP dos militares faziam com as pessoas choques e outras coisas. Q metódo URSS de se fazer isso.
    Isso era mto “Trash”.
    Hj em dia falar de Ditadura perto de uma pessoa q ñ pegou essa época é de dar medo. Ou de ser um inferno.

  78. Luiz 12 de dezembro de 2014 at 18:37 - Reply

    Em 1964 a revolução militar foi imprescindível para o Brasil, sem ela hoje não viveríamos em uma democracia.
    A tortura é uma arma usada na guerra, e foi ultilizada por ambos os lados. A polícia usa desse artifício até hoje.
    Realmente a transição foi muito demorada e os militares ficaram muito tempo no poder.

    • Jens Petersen 14 de maio de 2015 at 22:18 - Reply

      Torture still happens in Brazil
      Rogue cops strip political detainees naked, suspend them and shock them with an electrical prod in the genialtia.

  79. Nicolau 17 de fevereiro de 2015 at 7:54 - Reply

    Mostram a tortura e o assassinado de 120 pessoas pelos bandidos comunistas “guerrilheiros” enfiados hoje no rabo do PT!

  80. Gustavo 27 de fevereiro de 2015 at 21:37 - Reply

    Senhores…que voltem os homens dos botões dourados!!! Em certas situações…SOMENTE A VIOLÊNCIA GERA COMPREENSÃO! Morreram inocentes no passado? Sim, mas faz parte…infelizmente… Numa guerra morrem muito mais inocentes… De que adianta a democracia viciada e corrompida atual?? Onde está o amor pelo país dos nossos políticos!?Líderes que deveriam estar lutando pelo bem estar de seu povo?? Vamos esperar o Brasil virar um país comunista? Por que temos que dar milhões e milhões para financiar obras em cuba?? Por que a PEDEVEZA de Maduro quer dinheiro do BNDES??? AINDA BEM QUE NÃO DERAM dinheiro PRA VENEZUELA… Pelo menos por enquanto… Por que? Por que? Financiamos obras portuárias em Cuba e Uruguai quando no Brasil não se vê desenvolvimento!???? Por que o Brasil tem que ser o país a abrir suas fronteiras de forma desordenada e irrestrita para entrada de mais de 500 mil haitianos!!! Simples…somos uma grande república das bananas… Só isso…visão pessimista…mas REAL!!! Tudo pela pátria! PT FORA!!!! ESTÃO ACABANDO COM O PAÍS!!!!

  81. JEFF 9 de março de 2015 at 14:37 - Reply

    FALTOU FOI TORTURAR E MATAR AS PESSOAS CERTAS, QUE HOJE ESTÃO POR AI NO SENADO, CONGRESSO NACIONAL, SENADO FEDERAL, PRESIDÊNCIA, ETC. FALTOU FOI BALA DE FUZIL NAS PESSOAS CERTAS. HOJE O BRASIL NÃO ESTARIA ESTE VERDADEIRO BALDE DE M.E.R.D.A.

  82. antonio josé batista 18 de março de 2015 at 17:01 - Reply

    muitas dessas práticas ainda são largamente utilizadas nas delegacias e nas ruas brasileiras por policiais desonestos como método de investigação criminal.

  83. Gabriel Gomes 20 de maio de 2015 at 23:37 - Reply

    Ridícula essa postagem! Só quem sofreu com essas torturas foram os Filhos da puta dos comunistas, que matavam e torturavam inocentes! Desses Terroristas, vocês nem comentam né? Se lembram do atentado Em Recife? Mataram inocentes.. Quem fez isso? O Exército? Acho que não! Se vocês não sabem, o Brasil cresceu economicamente na época do Regime Militar, eles foram tão maus para nossa pátria que criaram ferrovias, hidrovias, aeroportos, portos, estradas de qualidade e ainda morreram pobres! Já o desgoverno de hoje, Não fizeram porra nenhuma de bom para a população, a não ser as matanças proporcionada pelos mesmos! Incentivaram o uso de drogas, Sucatearam as escolas, tiraram toda a influência das FFAA sobre o governo, roubam da população de todas as maneiras, impostos absurdos que pagamos e não temos nada de retorno! Por que vocês acham tão certo pagar duas vezes pelo mesmo serviço de bosta? Pagam por estradas de qualidade, mas também pagam os pedágios que são privatizados.. Pagam escolas públicas, mas colocam os filhos numa particular pois a pública é de péssimo ensino.. Pq?????? na “ditadura” as pessoas queriam seus filhos nas públicas… Que ditador é esse que libera as eleições diretas? Na Alemanha nazista morreram milhões, Japão o mesmo… e no brasil? Perguntem para seus familiares que viveram nesse período, se eles sofreram alguma coisa! Se vocês viveram naquele período eu pergunto: Vocês sofreram alguma coisa? Acho que não, pois se sofreu com certeza era vagabundo e lutavam e lutam por ideais totalitários! Prestem atenção meus amigos desavisados, Hoje vivemos numa tentativa de mais um Golpe comunista, empresas já saíram do país, muitos já estão desempregados por conta da crise causada pelo rombo das corrupções! O objetivo do governo é deixar a população pobre pois assim terão total poder sobre nós porque não teremos como fugir (SEREMOS POBRES) Lutem enquanto temos esse resto de tempo! o golpe já foi anunciado e será discutido 11-15 de junho em Salvador.. Que deus esteja com cada um de vocês! Tombarei em prol do Brasil mas ele não sera comunizado! VAMOS A LUTA AMIGOS E DERRUBAREMOS TODOS OS PARTIDOS!

    Brasil Acima De Tudo, Abaixo Somente De Deus

  84. Jack 30 de agosto de 2015 at 22:51 - Reply

    GENTE!!
    NADA JUSTIFICA A TORTURA QUE ACONTECEU NO BRASIL!!!

  85. Jacob 6 de setembro de 2015 at 19:36 - Reply

    Como é triste ver jovens alienados, enganados e semi-alafabetizados como Maria Ordana Vieira e João Eduardo escreverem tanta asneira, assim como todo otário que defende e tem peninha dos fanáticos marxistas que tiveram o que mereceram na ditadura daqui e de qualquer outro país que lutou para não ser dominado pelo comunismo totalitário.
    Maria Ordana, aula de História lecionada por professor marxista não é aula, é doutrinação ideológica mentirosa. Quase 90% dos professores de História no Brasil, desde os Anos 80 são marxistas. Anos 80, sim, pois ainda era ditadura e meus professores de História no CAP/Uerj eram todos marxistas…e ninguém os prendeu nem torturou. Infelizmente.
    João Eduardo, nunca ouviu falar da gigantesca e longa Operação Gládio, versão europeia da Operação Condor sul-americana?!? Deixa de ser ingênuo e desinformado, garoto! Na França, na Itália, na Alemanha e até na Inglaterra (na luta contra o IRA) os terroristas marxistas foram presos e torturados com as mesmas técnicas de tortura daqui,e vários deles simplesmente executados em simulações de tiroteios feitas nas madrugadas por agentes dos governos desses países e/ou mercenários contratados com verbas repassadas pela CIA. Isso tudo está mais do que documentado. Leia o livro do Professor Danielle Ganser (é “professor” mesmo, pois é suíço e seu prenome é “Daniel” em italiano, um dos idiomas oficiais da Suíça), um clássico sobre o tema da Operação Gládio.
    E graças a Deus que fizeram isso mesmo, pois, como aqui, HAVIA, SIM, GRANDE AMEAÇA DE REVOLUÇÃO OU GOLOPE DE ESTADO COMUNISTA. O PCdoB já tinha acampamentos no Araguaia desde 1961 !!!! Isso está tudo fotografado e registrado em depoimentos de moradores da região, seu otário! Os treinamentos de guerrilha em Cuba e China começaram em 1966 e o Minimanual do Guerrilheiro Urbano, de Carlos Marighella, já estava pronto e sendo estudado em 1967…e você vem dizer que a primeira ação foi em 1969 ?!? Você e a Maria Ordana é que precisam estudar, DE VERDADE, muita História…

  86. Pablo 28 de outubro de 2015 at 21:15 - Reply

    cara como as pessoas usam a inteligencia para fazer uma maquina para torturas a seres semelhantes

  87. Henrique 3 de novembro de 2015 at 12:27 - Reply

    Não existia ameaça comunista alguma, deixem de ser trouxas!!! PQP!!! KKKKKK….

  88. Henrique 3 de novembro de 2015 at 12:48 - Reply

    Isso foi um subterfúgio usado pela cia, pra ampliar o domínio das empresas e garantir o domínio das nossas riquezas. é claro que existiam comunistas, afinal era a época da guerra fria, mas dizer que Goulart estava flertando com o comunismo é patético, ele tentava equilibrar o país que sempre foi historicamente injusto, principalmente com os trabalhadores. Fazer a reforma agrária era essencial, e isso não tem nada a ver com comunismo. Os militares acabaram com a reforma q estava sendo feita, e qual o resultado disso hoje? Cidades inchadas com mobilidade urbana péssima e aumento da violência, só como exemplo. Goulart estava tb fazendo reforma na educação, levando uma educação forte e consciente pra todos os cantos do país, que tb foi interrompida pelos “heróis” militares, e qual a consequencia pros dias de hj? Um povo que suja as ruas, não participa dos processos políticos de seu país, não sabe usar métodos contraceptivos, pára o carro nos cruzamentos, espanca mulher, queima mendigo, etc. Enfim reformas importantes estavam sendo feitas pelo governo Goulart, que se não tivessem sido interrompidas, hj é bem provável que viveríamos num país de primeiro mundo, então se vc sofre hj com violência desenfreada, ruas sujas, vizinhos mal educados, jovens que não respeitam nada, etc, agradeça aos militares.

  89. joaomarcos 4 de novembro de 2015 at 6:47 - Reply

    ditadura militar foi um inferno

  90. joaomarcos 4 de novembro de 2015 at 6:48 - Reply

    ditadura militar foi um inferno
    ne

  91. nelson antonio ramos fortes 20 de dezembro de 2015 at 7:16 - Reply

    màs sò passou por isso quem era bandido e comunistas, veja se encontra algum trabalhador e pai de familia honesto que passou por isso.

  92. jorge luis 20 de dezembro de 2015 at 15:02 - Reply

    eu fui criado em favela e que cuidava de minha saída da escola era os militares,
    que faziam eu descer do ônibus que eu subia
    o morro santa teresa em Porto Alegre RS ,
    pendurado e sempre me trataram com respeito

  93. Ernesto 6 de fevereiro de 2016 at 12:32 - Reply

    E nem com todos estes métodos não conseguiram nos livrar da Dilma, Jose Dirceu, Lularápio e seus comparsas, que pena!

  94. França 3 de março de 2016 at 14:34 - Reply

    Melhores anos da minha vida, pois eu trabalhava, estudava e não era envolvido com sindicato, comunismo e partidos que hoje estão no poder.

    Abraço.

  95. samyra 15 de março de 2016 at 13:05 - Reply

    muito triste ver pessoas querer folta nessse tempo

  96. Karina 30 de março de 2016 at 19:23 - Reply

    É uma pena que metade das pessoas não estudem mais sobre este assunto. Creio que se soubessem mais sobre a história do nosso país pensariam mais na hora de votar…
    Tenho 16 anos, e infelizmente metade das pessoas da minha idade não sabem NADA sobre esse período. E é por isso que não sabem votar corretamente!

  97. Emilly 17 de abril de 2016 at 15:25 - Reply

    Meu Deus do céu que jamais aconteça isso novamente, que Deus abençoe o Brasil e seus líderes

  98. André Henrique Dias 19 de abril de 2016 at 23:52 - Reply

    Sério man? Maldita democracia? General invadindo o congresso? Ditadura não é terrivel? Nossa, sério, depois disso acho que vou ali deitar no meio da rua, olhar para o céu e pedir para os E.T me levar. Até meu comentário tosco faz mais sentido do que o que está escrito aí em sima. Lamentável…

  99. Catarina 8 de agosto de 2016 at 15:09 - Reply

    Só eu q percebi que A MAIORIA das torturas eram sofridas por pessoas PELADAS? Há uma rotura sofrida pelas mulheres : os torturadores colocavam um RATO nos órgãos genitais da mulher

  100. anonimo 18 de agosto de 2016 at 19:40 - Reply

    Eu acho que a ditadura vamos dizer teve seu lado ->horrivel-< como dizem mas venhamos e convenhamos ela foi uma das piores se nao a PIOR
    I nao podia dar voz a povo hoje em dia xingam presidentes de vagabundo e nao da nada
    Acho que algumas coisas deveriam mudar
    Minha opiniao nao opinem sobre ela 🙂

  101. Anesio 13 de novembro de 2016 at 12:33 - Reply

    Eu andava pelas ruas com segurança,meu pai tinha arma em casa …bandido era tratado como bandido deve ser….e cidadão de bem tinha respeito,direitos….hj o bandido,o estuprador,o pedofilo tem mais valor que um pai de familia trabalhador e pagador de impostos…..isso pq os bandidos governam meu pais….roubam,matam traficam todos escondidos atraz do cago de politicos,estão acima da lei e de todos os principios morais….hj sim estamos sendo torturados e massacrados dia apos dia mesmo sustentando e sendo sugados ao extremos por impostos absurdos e imoral….estamos tirando dos remedios,da comida e da educação moradia de nossos filhos pra bancar estadios de futebos,viagens e farras ate de prostituição dos nossos algozes……..

  102. Paulo 16 de novembro de 2016 at 17:16 - Reply

    Galera, só existe tortura e cadeia para quem procura. Eu vivi na ditadura e nunca aconteceu nada, porque nunca fiz nada de errado a não ser viver como um cidadão.
    Isso é um verdadeiro FAKE.

    • Michel Goulart 19 de novembro de 2016 at 16:11 - Reply

      Ok, mas as torturas ocorreram, mesmo que tenham sido superestimadas. Não é fake.

  103. lucivania 22 de novembro de 2016 at 14:33 - Reply

    Muitos ai falando q a ditadura era uma coisa terrivel, pode até ser, pois alguns falam q eles n podiam se manifestar q ja eram submetidos a algum desses. Nos tempos em q vivemos seria justo q as pessoas q matam,estupram, etc, passasem por isso, assim iam pensar duas vezes antes de cometer crimes, hoje em dia a justica brasileira é muito falha, o bandido tem os maiores privilégios. Fazem barbaridades e no outro dia já ta na rua.. OBS: minha opniao

  104. Thiago 27 de novembro de 2016 at 18:56 - Reply

    Comunista terrorista merece isso mesmo!

  105. Zero 2 de dezembro de 2016 at 14:29 - Reply

    Ditadura MATOU FOI POUCO !!!!

    • Gabriel Arruda 1 de agosto de 2018 at 21:28 - Reply

      Você gostaria de uma grande Genocídio cometido por um estado militarista?E se sua família morresse nele?Nem você teria nascido.

  106. EDIVALDO BESERRA 1 de março de 2017 at 18:37 - Reply

    Então que tal rever nossos conceitos sobre política e fazer jus a democracia, saber votar é uma arma importante. #Jairbolsonaro2018. Fica a dica.

  107. Theo 15 de março de 2017 at 8:03 - Reply

    Comunista tem que se fuder

    • Gabriel Arruda 1 de agosto de 2018 at 21:27 - Reply

      E se o Comunista fosse da sua família?Você ia desejar que ele se fudesse?Pela Liberdade de Expressão as pessoas podem acreditar e militar pelo que quiserem,só não podem obrigar as pessoas a aderir.

  108. SANDRO ZERBIN 16 de março de 2017 at 18:25 - Reply

    Quem trabalhava não tinha problemas. Jovens aliviados por velhos comunistas vagabundos, que não tinha trabalhavam, essa é a verdade

  109. SANDRO ZERBIN 16 de março de 2017 at 18:30 - Reply

    é jovem aliciados

  110. isaque 18 de maio de 2017 at 20:00 - Reply

    muito obrigado fiz minha atividade

  111. Simobe 21 de maio de 2017 at 21:01 - Reply

    Tá todo mundo na merda! Não adianta ditadura e não adianta República de merda. Nossa constituição não vale nada. Os próprios pulhas que a fizeram não seguem. Viva a desorganização….viva a sacanagem…..e viva a roubalheira.

  112. Luiz Moreira 3 de julho de 2017 at 12:01 - Reply

    O Igor é um leitorzinho das SELEÇÕES!! A tortura sempre foi o método de domínio das CLASSES RICAS sobre as POBRES, quando lideranças ousavam contradizer. Estes torturadores brasileiros diziam-se defensores dos direitos humanos. Inclusive, prendiam e pregavam o prisão de familiares para tentar que o objeto (filho) se entregasse. Todos se diziam CRISTÃOS. Agora era a hora de pegar seus filhos e netos e executar, pois tortura é coisa de canalha!!! Olhem onde a pena de morte era o GARROTE VIL!! Espanha CATÓLICA!!!

  113. Felipe Souza 3 de julho de 2017 at 19:11 - Reply

    Li alguns livros e vi que a repressão feita pelo exército era necessária.
    Não generalizando todos, mas uma minoria da esquerda queria tomar o país à força e querer impor o que eles queriam que era o socialismo. Foram pra Cuba para treinar e depois voltar pra fazer alvoroço por aqui. Li o manual de guerrilha feito por Carlos Marighella e Nem preciso dizer o que está escrito lá. alem disso, esses tais guerrilheiros fizeram coisas absurdas.
    Fora os assaltos a bancos, roubos em hospitais, supermercados, implantou bombas, entre outros.alem de matar pessoas inocentes.

    Li o livro do Coronel carlos Alberto Brilhante Ustra, e ele afirma que não torturou ninguém, mas reprimiu com firmeza os militantes.

    Na minha opinião, creio que o exercito tenha sim torturado estas pessoas, mas pelo que eles fizeram, foi sim merecido.
    Se não fosse a repressão dos militares, estaríamos numa situação complicada por que estes regimes socialistas não funcionam. Nem preciso dar exemplos.

  114. Kissmyasa 20 de julho de 2017 at 14:55 - Reply

    O governo militar torturava pq havia grupos terroristas de esquerda, q queriam implanta uma ditadura socialista no Brasil
    Na minha opinião, torturou pouco, tinha q ter torturado mais
    Lembrando q a Dilma era membro de um grupo terrorista
    Esses grupos matavam, sequestravam, roubavam, tomavam propriedades. Mataram mais de 100 pessoas
    Lê a porra do livro do Mariguela antes de defender essa gentinha

    • Gabriel Arruda 1 de agosto de 2018 at 21:24 - Reply

      Eles eram antes de tudo Seres Humanos seu monstro.E nem todos queriam um Satélite Soviético aqui;havia quem só queria Liberdade e o fim do Militarismo no Brasil,um país mais justo para os pobres,menos pobreza,menor concentração de renda,que foi para a estratosfera na Ditadura,e respeito pelos Direitos Humanos.Sei dos crimes da Dilma e de outras pessoas do tipo dela mas quando se combate um inimigo não se pode jogar na mesma moeda que ele,se fizer você fica igual a ele.

  115. Ana 24 de julho de 2017 at 1:25 - Reply

    Isso é sensacionalismo pessoal! Tudo o que é fotografado, comentado e dado um retoque ganha dimensões enormes. Pensem: Nios dias atuais se tirarmos uma foto de cada crime hediondo que acontece na sociedade e expormos aqui, com frases bem elaboradas abaixo.
    Já viram notícias de ladrão que teve a não decepada por roubar uma carteira? Ou do moleque que teve a testa tatuada por tentar roubar a bicicleta velha. Isso é tortura também.
    Olhem o ano da matéria 2012. Ano do PT no poder. Qual o objetivo dos comunistas? Desmoralizar as forças armadas.
    Analisem os tipos de torturas: os mesmos que usavam na época da escravidão. Tem que ter olhar crítico! Por trás dessas notícias há um grande interesse: enfraquecer as forças armadas. Mas, não adianta. O povo confia nos militares. BRASIL.

    • Michel Goulart 24 de julho de 2017 at 8:33 - Reply

      O editor desta página não é comunista e não tem qualquer relação com o PT. Ainda que se superestime o alcance da tortura no país, estes instrumentos foram, realmente, utilizados.

      • Gabriel Arruda 1 de agosto de 2018 at 21:18 - Reply

        Caprichou na resposta Michel.Eu nào teria feito melhor.Calou bem a boca desta militarista nojenta da Ana.

  116. Rodolfo 13 de setembro de 2017 at 18:22 - Reply

    Ta mais do que certo, vocês são da geração mimimi, bandido e estuprador etc.. devem ter pena de morte sim, merecem isso

  117. Brilhante Ustra 9 de janeiro de 2018 at 13:50 - Reply

    Acho que a pior tortura é aquela que te impede de ter acesso aos hospitais, as escolas, as Universidades, a pior torura é aquela que te impede os teus direitos.A pior tortura é a do poder politico que mata de fome você e sua familia. A pior tortura é aquela que o povo Venezuelano vive hoje!

    • Gabriel Arruda 1 de agosto de 2018 at 21:17 - Reply

      É uma das piores.

  118. marco correa 13 de janeiro de 2018 at 14:07 - Reply

    conversei com uns mais velho e eles falaram que a gente tudo tem limite forró discoteca essas coisas [é até 10 horas barzinho esquina sem chance vc andando na rua se não tiver motivo além de provas o chicote come até em casa na verdade é tudo foda esquerda e direita

  119. Mary 24 de janeiro de 2018 at 8:13 - Reply

    Foram atrocidades q esses militas cometeram, bem q alguem poderia escrever uma biografia sobre os crimes q eles cometiam e q levaram muitas pessoas à morte, visto q so os criminosos podem informar sobre as especie de crime , porque os que morreram nao podem dar relato nenhum.

    • Gabriel Arruda 1 de agosto de 2018 at 21:16 - Reply

      É por isso que os militares são infames ate hoje.Estão purgando pelos crimes do passado.Antes eles eram os donos da vida de cada brasileiro.Agora ninguém confia neles,só alguns malucos,vão ter que suar muito para recuperar a confiança do povo.

  120. Edson - Curitiba 27 de maio de 2018 at 22:21 - Reply

    Não conheço ninguém e NENHUM TRABALHADOR que tenha sofrido no Regime Militar. Acho que se teve torturados foram pessoas que não trabalhavam (Caetano, Gilberto Gil, etc.), que roubavam bancos em nome da resistência (Dilma Roussef) ou de outros que preferiam a baderna ao trabalho. Eu acredito na EDUCAÇÃO e no TRABALHO como é na Alemanha, Coreia do Sul, EUA, etc. e não em alguns mimimis que ficam falando que foram perseguidos e torturados!

  121. Favor 14 de julho de 2018 at 22:53 - Reply

    Raciocinem

  122. Favor 14 de julho de 2018 at 22:56 - Reply

    Hoje tá ótimo de se viver é morrer mais gente por dia no Brasil do que em toda a ditadura

  123. Favor 14 de julho de 2018 at 22:58 - Reply

    Ocorreu erros e excessos mas me ajudem, que Brasil é esse?

    • Gabriel Arruda 1 de agosto de 2018 at 21:10 - Reply

      Era um Brasil onde o povo era nada e o estado era tudo.Onde todos que se opunham eram rotulados de “subversivos” e por isso eram caçados,torturados e mortos mesmo sem ser uma ameaça real.Onde os ricos usavam o governo para calar subalternos,vide matar,e o povo só era livre para exaltar o governo militar como se fosse algo divino.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.