Home/Curiosidades/15 conquistas ambientais no mundo

15 conquistas ambientais no mundo

maio 2nd, 2012|Curiosidades|7 Comments


Muito se fala hoje a respeito de meio-ambiente. Nas últimas décadas, o aumento populacional e as demandas de consumo passaram a alertar as autoridades sobre os limites dos recursos naturais e a necessidade de preservá-los para as gerações futuras. No Brasil, os debates estão focados, atualmente, no Novo Código Florestal. É importantíssimo conhecer a história por trás desta preocupação ambiental e, para isto, vou listar 15 conquistas ambientais no mundo.

Estas curiosidades foram extraídas e adaptadas do blog Ambiente do Meio. Fique ligado! Se você quer ter um panorama histórico sobre medidas conscientização e proteção ambiental no Brasil, não saia do blog sem ler

Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos

– A primeira lei ambiental foi criada em 1863, na Inglaterra, em plena Revolução Industrial. Foi chamada de Alkali Act, e tinha o objetivo de regular a emissão de poluentes no ar pela indústria de vidro da época.

– O primeiro parque nacional foi o Parque Yellowstone, criado em 1872, nos Estados Unidos.

– Na década de 1960, um grupo de cientistas, chamado de Clube de Roma, divulgou o relatório “Limits to Growth” (Limites do Crescimento), com projeções sobre riscos ambientais. Nesta década surgiram os primeiros grupos ambientalistas, preocupados com a contaminação da água e ar dos países industrializados.

– Em 1961, foi assinado o Tratado Antártico, determinando o uso do continente apenas para fins pacíficos.

– Em 1962, foi publicado o livro “Silent Spring” (Primavera Silenciosa), falando sobre a conseqüência do uso de pesticidas como o DDT, que não só matavam os insetos mas envenenavam os pássaros também.

Crianças mortas em Bhopal

– Na década de 1970, a Crise do Petróleo e o consequente aumento do preço deste produto alertou as nações para a necessidade de racionalização do uso da busca de fontes renováveis de energia.

– Em 1972, ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio-Ambiente, em Estocolmo. Os países começam, então, a criar órgãos ambientais e leis para o controle da poluição.

– Em 1973, ocorreu a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.

– Na década de 1980, surgem os Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto sobre o Meio-Ambiente (EIA-RIMA). A proteção ambiental passa de defensiva, com soluções apenas corretivas, para uma ação proativa e participativa, surgindo assim o conceito da ecoeficiência.

– Ainda na década de 1980, dois grandes acidentes ecológicos chamaram a atenção para a necessidade de prevenção de riscos ambientais. Foi o caso do vazamento de gases tóxicos em Bhopal, na Índia; e o acidente nuclear na Usina de Chernobyl, na Ucrânia.

Bandeira das Nações Unidas

– Em 1982, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar visou proteger o mar contra o despejo de rejeitos nucleares e resíduos tóxicos.

– Em 1987, foi criado o Protocolo de Montreal, que visava a proteção da camada de ozônio através do fim da fabricação de componentes químicos com Cloro Flúor Carbono (CFC). Neste mesmo ano, na Alemanha, foi criado um sistema para receber e destinar as pilhas e baterias descartadas após o uso.

– Ainda em 1987, foi criado o Relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – o Relatório Brundtland – que difundiu a ideia de desenvolvimento sustentável.

– Na década de 1990, foram criadas normas internacionais em gestão ambiental da série ISO 14000, visando a conservação do meio-ambiente e o desenvolvimento sustentável.

– Em 1997, foi criado o Protocolo de Kyoto, para redução até 2012, das emissões dos gases que contribuem para o efeito estufa pelos países industrializados.

7 Comments

  1. klaus provenzano 2 de maio de 2012 at 18:09 - Reply

    jared Diamond diz que 5 fatores estão por trás do colapso de civilizações. $ inciam a cirse e um ppode perpetuar a crise tornando-a extintora da sociedade em questão. a)mudança ambiental nao-causada por humanos
    b) mudança ambiental causada por humanos c) os amigos que vc faz d) os inimigos que vc faz e) a forma como vc reage a estes quatro desafios
    Nestes cinco fatores 3 ou 4 podem estar envolvidas questoes ambientais. jared diz que o fim da civilização rapanui, maia e anasazi tem importantes causas ambientais e no fim da Groelandia viking tb.

  2. klaus provenzano 2 de maio de 2012 at 18:12 - Reply

    A humanidade não tem força para exitinguir todas as especies vivas do planeta, mas tem força suficiente para extinguir muitas inclusive ela mesma. Na decade de 80, o holocausto nuclear despontava como principal mecanismo de suicidio da humanidade, mas com o fim da Geurra Fria e do comunismo , má gestão do meio ambiente passa a ser a principal possibildade. Porem devemos ficar alertas se por trás de toda esta preocupação também não há um joguinho poltico de dominação dos paises desenvolvidos que esgotaram seus recursos naturais e agora querem nos ensinar a como devemos usar os nossos.

    • Michel Goulart 2 de maio de 2012 at 19:58 - Reply

      Soma-se a isso o surgimento de novas potências como a China, com grande população aumentando o poder de consumo, e temos um cenário preocupante. Não que a riqueza seja um problema, pelo contrário. A questão é se adaptar a estes novos desafios sem comprometer o meio-ambiente.

  3. klaus provenzano 4 de maio de 2012 at 11:08 - Reply

    Fantastico vc citar a China! O mod como a China ensina muito atrave´s de seus erros e acertos com a questão ambiental.
    Seu governo totalitário porpiciou um rigido controle do crescimento populacional, com todos os males que vieram com esta postura (descarte de meninas tb é fruto do fato cultural da preservação do nome da familia ser algo sagrado)

  4. klaus provenzano 4 de maio de 2012 at 11:11 - Reply

    Temos que ter em mente que mais da metade da população humana vive em condições subdignas e por isso tem baixo consumo e pouco impacto sobre meio ambiente. Esta massa de gente merece ter comida , seu computador e sua TV a cabo tb. Não precisa cari no pecado oposto do consumo artificial dos estadounidenses, mas o que ocorrerá quando toda esta gente se ” tornar realmente gente”?Sou neomalthusiano mesmo ! Temos que limitar o numero de nascimentos para o bem da humanidade e da terra. Não sei se metodo chin~es é o melhor modo.

  5. klaus provenzano 4 de maio de 2012 at 11:14 - Reply

    O totalitarismo do governo chinês tb possiblitou outra coisa: salvou as florestas chinesas da extinção. Hoje se vc for pego cortando ilegalmente arvores nativas na China, vc é morto! No entanto a economia crescente da China demanda cada vez mais madeira… Isto é “resolvido comprando madeira de lei tropical na Indonesia , na Colombia e em breve no Brasil.
    Isto é empurrar a sujeira para debaixo do tapete. A questão ambiental deve ser decidida em orgão internacional e obedecida por todos. Mas quando a ONU terá poder militar e será imparcial ???

  6. klaus provenzano 4 de maio de 2012 at 11:15 - Reply

    A soberania dos estado-nação empatará muitos avanços.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.