25 curiosidades da história do futebol

Home » Curiosidades » 25 curiosidades da história do futebol

Esta postagem trata de um dos esportes mais populares do mundo, capaz de mobilizar bilhões de pessoas, assim como gerar montantes de dinheiro nas mesmas proporções. Os jogos que deram origem ao futebol são praticados a milhares de anos e sua história recente inicia na Europa, atravessa os mares e chega ao Brasil.

Esta lista foi extraída e adaptada do site Sua Pesquisa e Guia dos Curiosos.

Futebol-Historia-Tsu-Chu

Jogo de Tsu-Chu

– Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos, um jogo chamado de Tsu Chu.

– No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o jogo acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu.

– Na Grécia Antiga, os helenos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular, usando uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra.

– Na Roma Antiga, os soldados praticavam o Harpastum, por volta de 200 a.C. Inspirado no Episkiros, o jogo era um exercício militar, o que fazia uma partida poder durar horas. A bola, feita de bexiga de boi, era chamada de follis.

– Na Itália, durante a Idade Média, apareceu um jogo denominado Calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência durante o jogo era muito comum.

Futebol-Equipe-Sheffield

Equipe do Sheffield FC – Foto de 1857

– Na Inglaterra, no século XIX, o jogo de Calcio ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e, nas duas pontas, seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar.

– Em 1848, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. Em 1871 foi criada a figura do goleiro, o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria proteger o gol. Em 1875, foi estabelecido o tempo de 90 minutos. Em 1891, foi estabelecido o pênalti para punir a falta dentro da área.

– Em 1904, foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol) que organiza até hoje o futebol em todo mundo e organiza a Copa do Mundo, de quatro em quatro anos. A FIFA também organiza a Copa Libertadores da América, a Copa da UEFA, a Liga dos Campeões da Europa, entre outras.

– O time de futebol mais antigo do mundo é o Sheffield Football Club, da Inglaterra, fundado em 24 de outubro de 1857. Através dele, foram redigidos os primeiros regulamentos do futebol, conhecidos como “Códigos de Sheffield”.

– O primeiro jogo de futebol, entre seleções, realizado no mundo ocorreu em Glasgow, capital da Escócia. Realizado em 30 de novembro de 1872, no frio outono do Reino Unido, a Escócia empatou com a Inglaterra pelo placar de 0 a 0.

Futebol-Charles-Miller

Charles Miller, “Pai do Futebol Brasileiro”

– No Brasil, o futebol foi trazido pelo paulistano Charles Miller. Aos nove anos, foi estudar na Inglaterra. Lá, entrou em contato com o esporte e, em 1894, trouxe para o Brasil, na bagagem, uma bola de futebol e um conjunto de regras.

– O primeiro time a se formar no Brasil foi o São Paulo Athletic Club, fundado em 13 de maio de 1888, data da abolição da escravidão no Brasil. Ironicamente, na época, o futebol era praticado apenas por brancos, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.

– Em 19 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Futebol. A data comemorativa foi criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em homenagem ao mais antigo time de futebol brasileiro em atividade: o Sport Club Rio Grande, criado em 19 de julho de 1900.

– O Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande (RS), foi fundado pelo alemão Johannes Minnemann, após retornar de uma viagem pela Europa, onde conheceu o esporte por lá. Como não havia outro time para disputar partidas, os 21 jogadores formavam equipes entre si para realizarem os jogos.

– A primeira partida de futebol no Brasil ocorreu em 15 de abril de 1895, na Várzea do Carmo (cidade de São Paulo), entre os funcionários de duas empresas que atuavam na cidade. O placar do jogo foi Companhia de Gás 2 x 4 Cia. Ferroviária São Paulo Railway.

Futebol-Brasil-Paraguai-1969

Brasil x Paraguai – Maior público pagante já registrado

– A partida de futebol no Brasil onde ocorreu maior número de expulsões foi entre Portuguesa-SP e Botafogo-RJ. Realizada no torneio Rio-São Paulo de 1954, ocorreram 22 expulsões de jogadores, após uma briga entre os jogadores das duas equipes.

– O maior público pagante numa partida de futebol no Brasil foi no jogo entre Brasil e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970. O jogo, realizado no estádio do Maracanã em 31 de agosto de 1969, foi visto por 183.341 pagantes.

– O jogador mais velho a disputar uma partida de futebol oficial foi o escocês Neil McBain. Aos 52 anos e quatro meses, ele disputou uma partida oficial no ano de 1947. O jogador começou sua carreira em 1914 e faleceu em 1974.

– O primeiro jogo oficial do Brasil foi um amistoso contra a Argentina. Realizado em Buenos Aires em 20 de setembro de 1914, os argentinos levaram a melhor e ganharam por 3 a 0. Era o início da grande rivalidade existente entre as duas seleções.

– Foi somente na Copa do Mundo de 1970 que os árbitros de futebol começaram a usar os cartões amarelos e cartões vermelhos. O primeiro tem a função de advertir o jogador por suas faltas em campo. O segundo, significa sua expulsão da partida.

Futebol-Taca-Jules-Rimet

Taça Jules Rimet

 – A Copa do Mundo, disputa entre seleções mundiais, foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA. Há uma taça em sua homenagem, concedida ao vencedor da Copa.

– A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 13 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã.

– Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função do início da Segunda Guerra Mundial. A guerra significaria uma das únicas interrupções na história da competição.

– Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai, mas a seleção uruguaia levou a melhor. A derrota brasileira no Maracanã ficou conhecida como Maracanazo.

– O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

By | 2014-05-20T10:33:08+00:00 21 de Maio de 2014|Categories: Curiosidades|Tags: , , , , |1 Comment

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

One Comment

  1. Daniele Pimentel 10 de junho de 2014 at 11:36

    Não sou fã de futebol, mas confesso que as in formações acima são de grande relevância! Desmistificou muita coisa em relação ao futebol “ser” do Brasil, se assim posso me expressar. E o Tsu Chu? Que “futebol” macabro…, não?!

    Valeu Profº Michel!

Leave A Comment