Fotografia é uma das grandes artes criadas pelos seres humanos. A captura de uma cena evoca não apenas o poder do documento visual, mas também o registro estático de um momento que não vai se repetir. Assim, confira a primeira parte de uma seleção de fotos históricas sensacionais que vão surpreendê-lo.

Boa parte deste acervo foi extraído do blog Foto na História.

1- Um Banho na Casa de Hitler

Foto de banho na casa de Hitler

Esta foto foi capturada em 1945, por David E. Scherman, em Munique, Alemanha, e mostra Lee Miller, a experiente fotógrafa de guerra, tomando banho na banheira na casa de Adolf Hitler.

2- Criminoso de 2 aninhos

Foto de criminoso de dois aninhos

Esta foto foi capturada em 1893, na França. Esta belíssima imagem da coleção de Suzanne Winsberg, mostra uma criança (Françoise) de apenas 1 ano e 11 meses de idade fichada como criminosa. O crime: a gula. O menino estava devorando umas peras de uma cesta alheia.

3- Últimos Sobreviventes do Titanic

Foto dos últimos sobreviventes do Titanic

Esta foto foi capturada em 1912, no Oceano Atlântico, e mostra o último bote com sobreviventes do Titanic. A foto foi feita por um tripulante do navio Carpathia, um transatlântico a vapor que ficou famoso por resgatar os sobreviventes do Titanic.

4- Bonnie & Clyde

Foto de Bonnie e Clyde

Bonnie Elizabeth Parker e Clyde Barrow foram dois namorados e criminosos norte-americanos. Com sua quadrilha de assaltantes, cometeram assaltos pelo interior dos Estados Unidos no começo da década de 1930, época da Grande Depressão, até serem mortos pela polícia em 1934. Ela e seu companheiro ficaram conhecidos na história criminal americana como Bonnie e Clyde.

5- Mandela em seu Escritório

Foto de Mandela em seu Escritório

Esta foto foi capturada em 1952, por Jurgen Schadeberg, em Johannesburgo, África do Sul. Foto rara de Nelson Mandela ainda jovem no dia da inauguração0 de seu novo escritório de advocacia em sociedade com Oliver Tambo (também um ícone da luta contra o apartheid).

6- Madonna e Família

Foto de Madonna e família

Madonna, a “material girl”, com sua família, em foto de 1970. Na época, ela tinha por volta de 12 anos.

7- Flor para um Policial

Foto de flor para um policial

Esta foto foi capturada em 1968, por Göksin Sipahioglu, em Paris, França. Durante os motins estudantis de Maio de 1968, em Paris, uma estudante pacifista coloca uma flor no quepe de um policial, em frente a Universidade da da Sorbonne.

8- Marylin Monroe, Elizabeth II

Foto de Marylin Monroe cumprimentando Elizabeth II

Marilyn Monroe encontra a rainha Elizabeth II, em Londres, em 1956.

9- Grupo de Samurais

Foto de Samurais

Foto rara de samurais e suas katanas, capturada por volta de 1860, no Japão. Samurai era como soldado da aristocracia do Japão entre 1100 a 1867. Com a restauração Meiji a sua era, já em declínio, chegou ao fim. Suas principais características eram a grande disciplina, lealdade e sua grande habilidade com a katana.

10- Carro Movido a Vento

Foto de carro movido à vento

Foto capturada em 1932, por autor desconhecido, em Lincolnshire, Inglaterra. Esse é o estranho carro movido a vento, baseado em barcos a vela. Na imagem, aparece um grupo de pessoas testando a novidade. O experimento foi feito em um trecho vazio de areia da praia de Skegness. A diferença entre os barcos a vela era que os controles podia ser executados sentados ou deitados e dirigidos por alavancas acionadas por pedais ou manualmente.

11- Zeppelin Alemão no Rio de Janeiro

Foto de Zeppelin Alemão no Rio de Janeiro

A foto data de 1930. O Graf Zeppelin (LZ 127) foi um dirigível fabricado pela empresa Luftschiffbau-Zeppelin GmbH, na Alemanha. O dirigível era a grandiosidade personificada e simbolizava os avanços do transporte aéreo da época. Fez uma grande viagem na década de 1930 e sobrevoou cidades como Buenos Aires, no final de junho de 1934. Nesta viagem experimental, sobrevoou por cidades como Porto Alegre, Pelotas e Paranaguá, além de Joinville.

12- Protesto nas Olimpíadas de 1968

Foto de protesto nas Olimpíadas

A foto foi capturada em 1968, na Cidade do México, México. Durante a cerimônia de premiação, Tommie Smith e John Carlos, dois atletas que foram medalhistas pelos Estados Unidos, fizeram a saudação dos Panteras Negras – polêmico grupo revolucionário estadunidense, surgido na década de 1960 para lutar pelos direitos da população negra. A saudação com luvas foi um protesto pela segregação racial e apoio aos movimentos negros em seu país. Além disso, abaixaram a cabeça enquanto seu hino nacional tocava no estádio.

13- Viatura da Polícia Francesa

Foto de viatura da polícia francesa

Foto tirada em 1930, na França, e mostra uma das últimas tecnologias da época: uma viatura policial francesa equipada com rádio.

14- Gaiola de Bebês

Foto de gaiola de bebês

Bebê suspenso em uma gaiola de arame fixado à face exterior de uma janela em cortiços na área leste de Poplar, em Londres, em 1937. Em alguns casos, ficavam a 30 metros do chão. As gaiolas foram distribuídas aos membros da Baby Club Chelsea em Londres, que não têm jardins. Desta forma, as crianças que moravam nos locais poderiam receber luz solar e ar fresco suficiente.

15- Aula em Hiroshima

Foto de aula em Hiroshima

A foto é de 1945, tirada por Stephen Kelen em Hiroshima, Japão. Depois da explosão da bomba atômica, os sobreviventes tentam reconstruir suas vidas. Aqui, um grupo de crianças assistindo aula no mesmo local que funcionava a escola.

16- Luther King e a Cruz Queimada

Foto de Martin Luther King e a cruz queimada

O lider negro Martin Luther King, com o filho, em 1960, removendo uma cruz queimada de seu quintal, provavelmente colocada e queimada por algum racista da época.

17- Livraria Destruída em Londres

Foto de livraria destruída em Londres

Adolescente lê um livro numa livraria destruída por um ataque aéreo em Londres, em 1940.

18- Ambulância dos EUA para a Espanha

Foto de ambulância dos EUA para Espanha

Esta foto foi capturada em 18 de setembro de 1937, na Califórnia, EUA. No volante estava Riette Kahn. Esta embulância foi doada pela indústria do cinema norte-aamericano para o governo espanhol, que estava enfrentando a Guerra Civil Espanhola. Chamada de “Caravana Hollywood”, ela fazia viagens para angariar fundos para ajudar os “defensores da democracia espanhola” na Guerra Civil Espanhola.

19- Jimmy Page

Foto do jovem Jimmy Page

O guitarrista do Led Zeppelin e seu violão, por volta de 1955.

20- V2- O Foguete de Hitler

V2, o foguete de Hitler

Esta foto foi capturada em 1944, na Alemanha. O V-2 foi o primeiro míssil balístico, tendo sido usado pela Alemanha durante as últimas fases da Segunda Guerra Mundial principalmente contra alvos britânicos e belgas. Com a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a URSS capturaram a maioria dos engenheiros que trabalharam no desenvolvimento da V2 (na Operação Paperclip). Particularmente importante para os Estados Unidos foi a captura de Wernher von Braun, um dos principais projetistas alemães, que participou ativamente do programa de mísseis balísticos dos Estados Unidos e depois dos primeiros passos do programa espacial estadunidense.

21- Inauguração de Bonde em Salvador

Foto de inauguração de bonde em Salvador

Foto capturada em 1897, no bairro da Ribeira, Salvador, Bahia e mostra viagem inaugural dos bondes da Companhia de Carris Elétricos da Bahia.

22- Carlos Marighella

Foto de Carlos Marighella

Carlos Marighella, nesta foto de 1965, está na redação do Jornal do Brasil, tirando o paletó para mostrar os maus tratos que recebeu durante a sua detenção. Ele foi ferido a balas após uma briga com agentes do DOPS dentro de um cinema, no Rio. Marighella enfrentou os policiais a socos e pontapés, que o balearam e o prenderam. Libertado por decisão judicial, Carlos acabou optando pela luta armada contra a ditadura.

23- Assinatura do Tratado de Versalhes

Foto de assinatura do Tratado de Versalhes

Foto capturada em 28 de junho de 1919, em Versalhes, na França. O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado pelos países europeus, após o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Neste Tratado, a Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito mundial, comprometendo-se a cumprir uma série de exigências políticas, econômicas e militares. Estas exigências foram impostas à Alemanha pelas nações vencedoras da Primeira Guerra, principalmente Inglaterra e França.

24- Família Manson

Foto da família Manson

Família Manson é o nome pelo qual ficou conhecido o grupo formado por Charles Manson e seus seguidores na Califórnia dos anos 60. Composto de jovens vindos de diversas partes dos Estados Unidos para este estado e vivendo em comunidade em diversas partes da área de Los Angeles até estabelecerem-se numa propriedade conhecida como Spahn Ranch, dedicava-se principalmente a pequenos golpes, consumo de drogas, sexo livre e à idolatria de seu líder.

25- 14 Bis e o Jumento

Foto do 14 Bis movido por jumento

Esta foto foi tirada por entre 1906 e 1908. O avião de Santos Dumont 14-Bis, como não tinha um motor potente, precisou ser rebocado por um jumento.