A origem histórica de Cal Lightman

Home » Curiosidades » A origem histórica de Cal Lightman

Em A origem histórica de Cal Lightman, você vai descobrir a origem do cientista Cal Lightman, da série Lie to Me, que esteve ao ar em três temporadas, de 2009 a 2011 .

As informações e imagem foram extraídas do livro A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA, de Anne Rooney.

Engana-me se puder

A série Lie to Me – cujo título em português é Engana-me se puder – narra as técnicas de Cal Lightman, interpretado pelo ator Tim Roth. Lightman consegue revelar mentiras de criminosos através da análise minuciosa da linguagem corporal e de micro expressões faciais.

A origem histórica de Cal Lightman

O Dr. Cal Lightman, interpretado pelo ator Tim Roth

Segundo as informações que apuramos nesta pesquisa, o personagem Cal Lightman foi inspirado em um psicólogo americano Paul Ekman, nascido em 1934, especializado no estudo das emoções e expressões faciais. Ekman foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes do mundo, em 2009, pela Revista Time.

Porém, a origem desta técnica de psicologia aplicada é ainda mais antiga, como veremos adiante.

Hugo Münsterberg

Hugo Münsterberg (1863-1916) foi um psicólogo alemão que considerava a psicologia uma ciência fundamental prática. Neste contexto, ele rejeitava ideias como inconsciente, parapsicologia e teorias da psicanálise.

A origem histórica de Cal Lightman

O psicólogo forense Hugo Münsterberg

Münsterberg foi o primeiro psicólogo a foca na psicologia aplicada a casos jurídicos, o que denominou-se psicologia forense aplicadaà criminalidade. Segundo o psicólogo alemão, os interrogatórios de criminosos brutais não tinham o efeito esperado por não ser fundamentado em relatos confiáveis.

Para evitar esta situação, ele inventou um dispositivo para detectar mentiras através de alterações fisiológicas, como ritmo do respiração e as batidas do coração verificadas através da pulsação. Este dispositivo resultou na invenção do detector de mentiras.

By | 2017-05-07T10:04:45+00:00 8 de Maio de 2017|Categories: Curiosidades|Tags: , |1 Comment

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

One Comment

  1. Pesquisa História 9 de Maio de 2017 at 16:50

    Curte séries? Meu TCC (Licenciatura em História – UNIRIO) é
    baseado em séries com temática histórica e como elas podem despertar o
    interesse por História! Agradeço a todos que possam contribuir com sua
    opinião! Segue o link abaixo, não é vírus, não recebo remuneração por isso
    é apenas uma pesquisa, participem!
    goo.gl/OZUDxp

Leave A Comment