Em A origem histórica de Cal Lightman, você vai descobrir a origem do cientista Cal Lightman, da série Lie to Me, que esteve ao ar em três temporadas, de 2009 a 2011 .

As informações e imagem foram extraídas do livro A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA, de Anne Rooney.

Engana-me se puder

A série Lie to Me – cujo título em português é Engana-me se puder – narra as técnicas de Cal Lightman, interpretado pelo ator Tim Roth. Lightman consegue revelar mentiras de criminosos através da análise minuciosa da linguagem corporal e de micro expressões faciais.

A origem histórica de Cal Lightman

O Dr. Cal Lightman, interpretado pelo ator Tim Roth

Segundo as informações que apuramos nesta pesquisa, o personagem Cal Lightman foi inspirado em um psicólogo americano Paul Ekman, nascido em 1934, especializado no estudo das emoções e expressões faciais. Ekman foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes do mundo, em 2009, pela Revista Time.

Porém, a origem desta técnica de psicologia aplicada é ainda mais antiga, como veremos adiante.

Hugo Münsterberg

Hugo Münsterberg (1863-1916) foi um psicólogo alemão que considerava a psicologia uma ciência fundamental prática. Neste contexto, ele rejeitava ideias como inconsciente, parapsicologia e teorias da psicanálise.

A origem histórica de Cal Lightman

O psicólogo forense Hugo Münsterberg

Münsterberg foi o primeiro psicólogo a foca na psicologia aplicada a casos jurídicos, o que denominou-se psicologia forense aplicadaà criminalidade. Segundo o psicólogo alemão, os interrogatórios de criminosos brutais não tinham o efeito esperado por não ser fundamentado em relatos confiáveis.

Para evitar esta situação, ele inventou um dispositivo para detectar mentiras através de alterações fisiológicas, como ritmo do respiração e as batidas do coração verificadas através da pulsação. Este dispositivo resultou na invenção do detector de mentiras.