Altaïr-Ibn-La'Ahad, de Assassin's Creed

Altaïr-Ibn-La’Ahad, de Assassin’s Creed

É inegável o sucesso da série Assassin’s Creed, tanto nos games quanto nos livros recentemente lançados. O impressionante é que, ao pesquisar sobre a história da série, percebi que vários elementos da ficção encontram a sua correspondência em elementos historicamente comprovados.

Nesta postagem, você vai ver que Altaïr Ibn-La’Ahad, personagem do primeiro game da Ubisoft, foi inspirado em Hassan-Ibn-Sabbah , o líder místico da Ordem dos Assassinos, seita que surgiu no século XI, em plena Idade Média.

A Ordem dos Assassinos

Hassan-Ibn-Sabbah ou “o velho da montanha”, foi um missionário islâmico ismaelita que, no final do século XI, conquistou a fortaleza de Alamut, localizada na região montanhosa do norte do Irã. Quando Hassan conquistou a fortaleza, em 1090, ela estava sob o domínio seljúcida. Os seguidores de Hassan, infiltrados entre os habitantes de Alamut, conquistaram a confiança dos seus residentes, convertendo-os secretamente, permitindo que Hassan, enfim, a dominasse completamente.

Deste ponto em diante, a sua comunidade e as suas filiais espalharam-se pelo Irã e Síria, e vieram a ser chamadas de Hashashin ou Hashishin ou Ordem dos Assassinos, um novo culto islâmico. O culto foi responsável pela morte de um considerável número de escolares e líderes Sunitas. Avisos não-letais podiam ser mandados também – por vezes, ao acordar, um futuro alvo encontrava uma adaga fincada ao seu travesseiro, próximo à sua cabeça.

Hassan Ibn Sabbah, fundador da Ordem dos Assassinos

Hassan Ibn Sabbah, fundador da Ordem dos Assassinos