Nestas 25 fotos históricas raras do Holocausto, você verá por que, durante os meses de março a julho de 1944, , líderes e entidades judaicas faziam apelos desesperados aos governos norte-americano e britânico.
Imploravam que a força aérea aliada bombardeasse as ferrovias de acesso a Auschwitz-Birkenau, bem como seus fornos crematórios e câmaras de gás. Tentavam, ao menos, diminuir o célere ritmo da destruição.
Durante todo o ano de 1944 os pedidos se sucederam, mas a resposta dos aliados era sempre a mesma: “não”. Por que Auschwitz não foi bombardeado? Por que os aliados, em 1944, após terem ocupado o sul da itália e adquirido a supremacia aérea que lhes permitiu atacar o leste europeu, não tentaram salvar vidas judaicas, destruindo o transporte e a máquina de extermínio?
Perguntas que ainda não têm uma resposta definitiva. Porém, para não esquecermos desta tragédia que vitimou milhões de pessoas, confiram algumas fotos emblemáticas do holocausto.
Estas fotos foram extraídas do blog Foto na História e Imagens e Letras.
- Documentário: Prisioneiros do Holocausto
- 30 fotos históricas raras do nazismo
- Visita Virtual: Campos de Concentração
1.
Esta foto foi capturada em 1944, na Alemanha, e mostra a famosa lista de “Oskar Schindler”, que salvou centenas de judeus dos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Foram aproximadamente 1.700 pessoa salvas.
2.
Esta foto foi capturada em 1941, por Dan H. Andersen, na Polônia. A filha de Himmler, Gudrun Burwitz, com seu pai Heinrich Himmler (centro) visitando um campo de concentração. Desde jovem a menina foi incentivada a visitar campos de extermínios e não é de se espantar que aos 81 anos de idade ela ainda defendia o neo-nazismo na Europa.
3.
Esta foto foi capturada em 1943, na Polônia. Auschwitz II (Birkenau) é o campo que a maior parte das pessoas conhece como Auschwitz. Ali se encerraram centenas de milhares de judeus e ali também foram executados mais de um milhão de judeus e ciganos.
Seu objetivo principal era o extermínio em massa. Para cumprir esse objetivo, equipou-se o campo com quatro crematórios e câmaras de gás. Cada câmara de gás podia receber até 2.500 prisioneiros por turno. O extermínio em grande escala começou na primavera de 1942.
4.
Esta foto foi capturada em 1943, em Auschwitz, Polônia, e mostra crianças ciganas desnutridas, que foram utilizadas como cobaias humanas para os experimentos dos médicos nazistas, como Josef Mengele.
5.
Esta foto foi capturada em 17 de maio de 1945, por Edward Belfer, em Weimar, na Alemanha. Jovem alemã se assusta quando se depara com alguns corpos exumados, dos 800 trabalhadores judeus executados pelas tropas da SS (polícia nazista) perto Namering, na Alemanha.
Os aliados, depois que adentraram na Alemanha, fizeram estas exumações para a população ver o que os líderes nazistas faziam.
6.
Esta foto foi capturada em 12 de maio 1945, por Sam Gilbert, na Áustria. Uma imagem rara, forte e comovente. Alguns corpos de judeus, retirado e empilhados por civis alemães. Trata-se de ex-prisioneiros do campo de concentração de Mauthausen-Gusen (Áustria), que morreram de fraqueza ou executados (como o cadáver da direita, com um tiro visível na testa).
7.
Esta foto foi capturada em 14 de abril de 1945, por W. Chichersky, em Weimar, na Alemanha. Um caminhão carregado de corpos de prisioneiros dos nazistas, no campo de concentração de Buchenwald, em Weimar, na Alemanha. Os corpos estavam prestes a ser destruídos por incineração quando o acampamento foi capturado pelas tropas do 3º Exército dos EUA.
8.
Esta foto foi capturada em 3 de abril de 1941, na Alemanha, e mostra mulher judia sendo espancada e humilhada durante a Segunda Guerra Mundial, pela população alemã, pelo simples fato de ser judia.
9.
Esta foto foi capturada em 1945, em Auschwitz, Polônia, e mostra alianças e anéis de casamento dos judeus, recolhido dos prisioneiros em Auschwitz, no principal Campo de Concentração nazista.
10.
Esta foto foi capturada em 7 de maio de 1944, por Margaret Bourke-White, na Turíngia, Alemanha. Judeu prisioneiro do Campo de concentração de Buchenwald, deformado pela desnutrição, inclina-se contra seu beliche depois de tentar andar como outros trabalhadores escravos presos, ele trabalhou em uma fábrica nazista até ser libertado pelos russos, em 1945.
11.
Esta foto foi capturada em 1944, e mostra soldados soviéticos impressionados com uma grande pilha de cinzas humanas encontradas no campo de concentração de Majdanek, Polônia.
12.
Esta foto foi capturada em 4 de julho de 1941, na Alemanha, e mostra outra mulher judia, sendo espancada e humilhada.
13.
Esta foto foi capturada em 20 de dezembro de 1940, e mostra os rostos de crianças judias que viviam em um gueto em Szydlowiec, Polônia, sob ocupação nazista.
14.
Esta foto foi capturada em 1942, na Alemanha, e mostra trem nazista lotado de judeus, rumo ao campo de concentração Auschwitz, na Polônia.
15.
Recipiente do gás venenoso Zyklon B, utilizado para exterminar judeus nas câmaras de gás.
16.
Esta foto foi capturada em 1943, na Alemanha. Corpo de um judeu sendo depositado em um forno crematório. A fumaça que saía das chaminés, devido à queima dos corpos, era conhecida como holocausto. O termo acabou se tornando genérico para o sofrimento dos judeus nos campos de concentração.
17.
Esta foto foi capturada em 1945, na Polônia. Câmara de gás onde judeus e inimigos do nazismo era exterminados. Em Auschwitz, estas câmaras podiam comportar até 2500 indivíduos. Consta que, para controlar as pessoas, os alemães diziam que estas câmaras serviam para banho coletivo.
18.
Esta foto foi capturada em 1945, na Alemanha. Dormitórios coletivos em campos de concentração, geralmente forrados com feno.
19.
Esta foto foi capturada em 1943, na Polônia, e surpreende pela qualidade da imagem e iluminação. Dormitório coletivo de judeus. Detalhe para uso de panelas como travesseiros.
20.
Esta foto foi capturada em 1944, na Alemanha, e mostra judeu sentado à beira de uma cova coletiva, olhando atentamente para a câmera, à espera de sua execução.
21.
Esta foto foi capturada em 1942, na Alemanha, e mostra judeu em tanque gelado, servindo como experimento para testes de hipotermia. A ciência nazista usava seres humanas como cobaias para, além de outros testes, verificar quanto tempo um indivíduo aguenta em baixas temperaturas corporais.
22.
Esta foto foi capturada em 1944, na Áustria, e mostra mulher subnutrida tentando manter-se em pé.
23.
Esta foto foi capturada em 1945, em Auschwitz, Polônia, e mostra 700 kg de cabelo retirados de judeus no campo de concentração. Segundo alguns historiadores, além da infestação de piolhos, os cabelos extraídos eram vendidos na Alemanha para a fabricação de perucas.
24.
Esta foto foi capturada em 1943, na Alemanha, e mostra o sofrimento extremo de uma vítima do holocausto, já com o corpo deteriorado devido a desnutrição e as condições desumanas.
25.
Esta foto foi capturada em 1945, em Auschwitz, Polônia, e mostra óculos das vítimas do campo de concentração confiscados pelos nazistas.
TRISTE MESMO É SABER QUE QUE TERROR MUITO PARECIDO OCORRE NO BRASIL, COM OS “TRIBUNAIS DO CRIME” QUE TÊM A APROVAÇÃO DO MINISTRO DA JUSTIÇA, SEM FALAR NOS MILHARES, TALVEZ MILHÕES, DE BEBÊS QUE SÃO ASSASSINADAS AINDA NO VENTRE, SENDO QUE ESSA PRÁTICA DIABÓLICA AGUARDA REGULAMENTAÇÃO PELO CONGRESSO NACIONAL COM TOTAL APOIO DO GOVERNO…
Hipocritas! A maioria das fotos sao falsas ou sao de outros lugares,e. Outra qualquer idiota sabe que pra queimar um corpo humano demora em media 3hrs e o forno é individual ou seja nao houve mistuura das cinzas sem dizer o fato de que o crematoria ficava sobre A suposta “camara de gás” ou seja demoraria horas o para queimar os corpos e leva-los para cima.
Suposta câmara de gás? Estás, então, desmentindo todos os relatos?
As legendas estão confusas. Boa parte das fotos com prisioneiros dos campos nazistas foram tiradas após a liberação dos mesmos. Assim como a foto número 20 é do último judeu executado em Vinytsia, fora do território alemão, durante a Operação Barabarrossa. Há de se ter mais atenção na fidedignidade da descrição das imagens.
Quando um povo se envolve com a esquerda dá nisso. Brasil, temos bebês a partir de 3 meses de idade sendo torturados, violentados e mortos.
É muito triste, saber que com tudo o que aconteceu, com as provas, com depoimentos, ainda tem gente que diz que a historia foi deturpada, que não houve holocausto, que são somente fotos que distorcem o pensamento das pessoas. Fico mais triste ainda é saber que existem nazistas brasileiros, a coisa mais sem noção do mundo!!
Ok, mortes acontecem nas guerras, mas uma coisa é a morte de militares, outra a morte de civis em ataques, outra é enfiar milhares de pessoas em campos de concentração, tortura-los, mata-los, usa-los como cobais… Não existe contexto histórico que justifique isso como disse o Rusuel lá em embaixo.
seres humanos raça das mais maldita que já vi ate hoje, destrói etc ,não e a toa que na biblia diz mataMateus 16
…22Pedro, porém, chamando-o à parte, começou a admoestá-lo, dizendo: “Deus seja gracioso contigo, Senhor! De modo algum isso jamais te acontecerá”. 23E virando-se Jesus repreendeu a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Tu és uma pedra de tropeço, uma cilada para mim, pois tua atitude não reflete a Deus, mas, sim, os homens”. (Satanás! Tu és uma pedra de tropeço, uma cilada para mim, pois tua atitude não reflete a Deus, mas, sim, os homens”) veja bem(tua atitude não reflete a Deus, mas, sim, os homens”), isso e uma prova que o diabo e melhor que os homens ,portanto os homens e destruidor de tudo,são falsos mentirosos estupradores,tem doutrinas de escravidão e gostam de ser deus